O estilo masculino dos anos 80 apresentava uma mistura de mentalidades: maior (e mais barulhento) é melhor e um retorno à formalidade da velha escola. Depois houve o resultado quando esses dois se combinaram e se confundiram. É sem dúvida uma era de estilo importante.
Eu moro em Nova York. Como alguém que se mudou da Costa Oeste para cá, aprendi muito sobre a indumentária da cidade através da moda masculina dos anos 80. A swinging London causou sensação na moda dos anos 60. Da mesma forma, Nova York fez sucesso nos anos 80 – ou melhor, os anos 80 fizeram sucesso em Nova York.
Foi uma época de prosperidade económica. A multidão de Wall Street tentava imitar a velha classe mundial, mas de uma forma mais visível. A cena artística e a MTV já eram influenciadoras muito antes das mídias sociais. E a primeira geração de pessoas que cresceu com a televisão esteve à frente de marcas de moda, revistas, galerias de arte e finanças.
Apesar de gerações posteriores, Nova York hoje ainda é um produto do boom dos anos 80. E, portanto, o mundo da moda como um todo também. Você está animado para aprender sobre a moda masculina dinâmica dos anos 80? Vamos começar.
Moda masculina dos anos 80: uma visão geral das tendências da moda dos anos 80
Do início dos anos 80 até o final da década, as tendências da moda dos anos 1980 mudaram. Inicialmente, o pêndulo da moda oscilou da discoteca barulhenta para o conservadorismo minimalista. O revivalismo dos anos 50 e início dos anos 60 foi grande. Esse tradicionalismo é sem dúvida o início do terno de Wall Street e dos preparativos dos anos 80, embora eles encontrassem uma versão mais viva dele dos anos 80. Pensar De volta para o futuro.
E embora os discos metálicos tenham se tornado uma coisa do passado, a fluorescência e os neons acabariam por tomar seu lugar. A moda masculina dos anos 1980 ficou mais brilhante à medida que a década avançava. A aeróbica se tornou um grande sucesso, o que pode ser o início do esporte. Isso e o movimento hip-hop deram origem ao agasalho da moda.
Essa época próspera também significou que esses Wall Streeters e as galerinas de Nova York estavam no jetset. Designers japoneses de vanguarda como Issey Miyake popularizaram a moda de fusão e a moda artística. Os caras comuns não usavam esses looks desconstruídos, mas os homens da moda dos anos 80 sim. É claro que o power dress como o conhecemos foi inventado e se tornou popular na moda masculina dos anos 80. Ternos quadrados, Rolexes deslumbrantes e muito acolchoamento faziam você parecer muito mais próximo.
Naturalmente, com esta ambição e movimento pró-consumidor veio a reação anticonsumidor na forma do punk dos anos 80. Usar jaquetas de couro e jeans rasgados significava que você não deixaria o homem dite sua vida. Depois veio a New Wave, uma espécie de visual pós-punk mais artístico e colorido. Até mesmo as principais estrelas pop da época adotariam levemente esse visual – o que significava que os pré-adolescentes também o faziam.
Tudo isso veio junto na forma da MTV. LL Cool J usava agasalhos, Madonna tornou o estilo de clube underground popular e Prince Peacock seus ternos de veludo. Como você pode ver, os estilos masculinos dos anos 80 variavam. E dependia de qual multidão você se enquadrava.
7 estilos masculinos dos anos 80
Aqui estão algumas subculturas da moda masculina dos anos 80 que começaram ou se tornaram populares na década. Tenha em mente que muitas pessoas misturaram e combinaram esses conjuntos.
Moda Hip Hop dos anos 80
Você pode agradecer à moda hip-hop dos anos 80 pelo fato de que vários estilos de tênis agora alcançam grandes números em casas de leilões sofisticadas. A mania da aeróbica tornou as roupas de ginástica na moda para as mulheres. No entanto, quando se tratava de moda masculina na década de 1980, foi o hip-hop que fez isso.
Entre o rap se tornando popular e Michael Jordan se tornando um ícone, os agasalhos e os tênis estavam na moda. Homens jovens e adolescentes adoravam seus tênis Adidas. E ei, agora eles são um clássico. Para um visual de breakdancer, pode-se considerar chapéus de balde, chapéus de abas planas e correntes de ouro, se você for tão ousado.
Meias compridas de ginástica (aquelas com listras) foram feitas para serem vistas. Ironicamente, isso cairia em desuso nos anos 90 e seguintes. Voltaria então com força total na década de 2020 entre os jovens.
Muito antes de 2024, os garotos descolados combinavam marcas sofisticadas com marcas baratas. Os homens da moda dos anos 80 na esfera do hip-hop estavam fazendo isso. Provavelmente não teria havido nenhuma colaboração entre Supreme-Louis-Vuitton se não fosse pelos anos 80.
Claro, a cultura rap é uma contribuição afro-americana para a sociedade. Como tal, os tons pan-africanos foram uma grande parte da moda. Os artistas usaram amarelo, vermelho, verde, preto e combinações dessas cores como forma de autoexpressão. E isso proliferou na moda dos anos 80 para os homens em geral.
Moda neon dos anos 80
Os avanços tecnológicos tornaram mais fácil a produção de tecidos brilhantes. O resultado? O estilo neon dos anos 80 desempenhou um papel importante nas roupas masculinas da moda dos anos 80. O início dos anos 80 começou moderado em comparação com os anos 70. No entanto, o otimismo trazido por uma economia saudável e uma sociedade feliz manifestou-se na moda. As cores neon representaram essa nova atitude otimista. Essas cores brilhantes eram particularmente populares em roupas de aeróbica e na crescente cena noturna.
A cultura jovem nascida da MTV era apaixonada pelos visuais vibrantes e neon dos videoclipes. Então, é claro, as crianças dessa cultura queriam jaquetas verdes-limão, chapéus laranja brilhante e calças pára-quedas azul neon. Conjuntos ainda mais conservadores adotavam cores vivas. Os mauricinhos, que nunca temeram os tons pastéis, trocaram suas camisas pólo salmão por outras rosa brilhante. Blazers verdes também não eram incomuns em clubes de campo.
Moda formal dos anos 80
Falando em cenário de clube de campo, o estilo yuppy e formal dos anos 1980 trabalharam de mãos dadas para modernizar os looks vintage dos anos 50. Na década de 1950, um cavalheiro formal poderia usar uma camisa de botão com gravata, um cardigã creme, calças cáqui justas e oxfords de couro.
Nos anos 80, ele usava uma camisa pólo, talvez com a gola aberta, um cardigã pastel e mocassins. Ele pode até estar de tênis branco. E embora a silhueta mantivesse uma aparência semelhante e limpa, era mais solta em algumas áreas. As calças podem afrouxar na parte superior e depois afunilar até o tornozelo. O cardigã provavelmente não era tão apertado. Na verdade, ele pode até tê-lo amarrado nos ombros.
O estilo Ivy League, que sempre existiu, proliferou nos anos 80. Novamente, muitas pessoas estavam economicamente bem. A Ivy League e, até certo ponto, as universidades em geral, já foram reservadas para legados e gênios. Agora, o conjunto dos novos ricos tinha recursos para enviar seus filhos para faculdades sofisticadas. Cardigans, malha trançada, estilo náutico, pólos, blazers azuis com calças cáqui, gravatas, tons pastéis e caxemira eram populares entre os aspirantes a preparadores.
Enquanto isso, os yuppies usavam ternos poderosos, muitos acolchoamentos, suspensórios, prendedores de gravata e abotoaduras de ouro e lenços de caxemira da Burberry. Era tão conservador quanto a moda convencional dos anos 50 e 60, mas tornou-se um pouco mais visível com roupas esportivas, cores fortes e padrões.
Mesmo os mais conservadores não eram imunes às tendências da época. Claro, o quanto eles incorporaram esses looks mais animados aos estilos yuppie e formal variava de pessoa para pessoa. Os da indústria da moda, os homens do estilo dos anos 80, muitas vezes incorporaram mais tendências antes de seu apogeu. Agora, vamos falar sobre os caras que não gostam de estilo.
Moda cotidiana dos anos 80
E daí se você não fosse um cara do hip-hop ou um legado da Ivy League (ou aspirante a legado)? O que a maioria dos caras vestia? Bem, a moda cotidiana dos anos 1980 era uma mistura moderada de todos os movimentos de estilo da época. A maioria dos homens utilizou uma caixa de ferramentas de roupas de trabalho americanas, estética formal, estilos atléticos e moda ocidental. Lembre-se, nessa época a combinação blazer com jeans foi normalizada.
Para sair à noite, o homem pode usar blazer (yuppie), flanela (roupa de trabalho) e jeans de lavagem ácida (heavy metal). Ele provavelmente também arregaçaria as mangas do blazer. Seu amigo mais tradicional pode estar vestindo uma camisa neon, paletó, jeans e sapatos de barco. E o cara legal do grupo pode estar de blusão e tênis de cano alto.
Embora fosse “um visual”, o movimento cowboy urbano popularizou chapéus de cowboy, cintos ocidentais e botas. Esse visual voltou a ser popular por um breve período durante a década de 1990.
Moda masculina casual dos anos 80
A moda masculina casual dos anos 80 é um grande produto básico da década. Lembre-se de que, durante muito tempo, as pessoas consideraram as camisetas como roupas íntimas. E sim, os homens os usavam como agasalhos muito antes dos anos 80. Mas é seguro dizer que esta é a primeira década em que as pessoas abraçaram universalmente a combinação de camiseta e jeans.
A mania das roupas esportivas se infiltrou nas roupas do dia a dia. As pessoas usavam tênis e blusões como roupas de fim de semana, mesmo que você não estivesse na academia. Até mesmo jeans e calças de algodão exibiam o corte cônico das calças de treino. E, claro, provavelmente graças a Marty McFly, um colete fofo era uma das coisas mais legais que você poderia usar.
Graças à receptividade da moda às cores mais vivas, a camisa havaiana teve um momento significativo no estilo casual dos anos 80 para os homens. Tenho certeza de que parte disso tem a ver com o interesse das pessoas pela estética do final dos anos 50 e início dos anos 60. Tiki era enorme naquela época.
Moda verão masculina dos anos 80
A pele estava na moda quando se tratava da moda masculina de verão dos anos 80; pense em camisetas musculares de manga rasgada e shorts curtos. Você pode ver o atleta local usando shorts jeans curtos e justos com uma regata neon solta em um dia quente de julho. Claro, ele usaria essa roupa com tênis e meias atléticas amontoadas que chegavam quase até as panturrilhas. Alguns caras até enfiaram seus jeans de lavagem ácida nas meias.
Para uma festa de verão no iate, os rapazes podem usar branco Estilo Miami Vice ou ternos neon com camiseta. Novamente, como a estética atlética está presente em todas as subculturas de estilo, eles podem arregaçar as mangas dos ternos.
Moda de cabelo masculino dos anos 80
Na década de 1980, a moda dos cabelos masculinos variava muito mais do que os estilos de cabelo do passado. Optar por um visual emplumado era popular até mesmo para homens comuns com cabelo curto. Você pode agradecer a Patrick Swayze e Johnny Depp pelo fato de que até mesmo os garotos que não eram da moda estavam comprando secadores de cabelo.
A tainha teve um momento graças aos astros do rock e Casa cheiaé o tio Jesse. Os tops planos e os cachos Jheri eram populares na moda hip-hop, enquanto os moicanos e os cabelos espetados dominavam o punk.
Conclusão: O Dinamismo da Moda Masculina nos Anos 80
Embora não tenha sido o fim da monocultura como a conhecíamos, a moda masculina dos anos 80 permitiu uma ampla gama de estilos pessoais. Eles fizeram isso de uma forma que não veremos novamente até que a Internet se torne comum.
Claro, os anos 90 foram variados, mas você pode atribuir essa época ao grunge e ao pop. Você pode até categorizar a moda alternativa como a primeira e o futurismo como a segunda.