Todos nós já passamos por isso – você estava brincando no parquinho da escola, tropeçou, rasgou suas calças em pedacinhos, foi para casa de cabeça baixa apenas para ser ferozmente repreendido por sua mãe quando ela descobriu que você estragou seu ‘único par’. “Mas você não entende, mãe”, você implora, “jeans rasgados são legais”.
O que é verdade até certo ponto. Não os rasgos manchados de sangue em suas pregas de náilon, mas rasgos cuidadosamente e artisticamente colocados em jeans têm tido um lugar na moda desde os anos 1970 e aquelas primeiras associações com aqueles punk rockers gelados, The Ramones.
Jeans rasgados entraram e saíram de moda nos anos seguintes, mas um renascimento nesta década significa que você não precisa ser um curvex de lábios encharcado de uísque e vestido de couro para usá-los também. Na verdade, hoje em dia é melhor combiná-lo com um visual mais simples e deixar os rasgos fazerem o gorjeio do rock and roll para você.
“A melhor maneira de usar seu jeans rasgado é com uma camiseta lisa ou camisa de linho e um par de tênis”, diz Rebecca Languish, estilista do River Island Style Studio. “Ou se seus planos para o fim de semana continuarem até a noite, troque por um par de mocassins de camurça para um visual mais elegante. Tenha cuidado com os acessórios, menos é mais – um cinto clássico seria suficiente.”
Só porque uma camiseta branca simples é a melhor maneira, não significa que seja a única, mas é melhor seguir sua mensagem simples. “Só lembre-se de não complicar demais as coisas”, diz Languish. “É uma boa ideia estilizar sua roupa em torno do jeans para que você não erre tudo.”
Também vale lembrar antes de adicionar jeans rasgados ao seu visual que nem todos os rasgos são criados iguais. Arranhões são pequenos arranhões na superfície do tecido com apenas uma polegada de tamanho, pedaços são onde o tecido foi rasgado, mas ainda há fios cobrindo as lacunas e, finalmente, você obtém buracos que você pode ver claramente através deles.
A regra geral é garantir que o buraco não seja mais largo do que a perna por baixo, pois isso empurrará seus membros para fora do buraco sempre que você se dobrar. Pernas peludas tentando sair da câmara do jeans não são uma boa aparência. Para manter uma roupa jeans rasgada elegante, não faça mais do que dois rasgos e meio (um arranhão conta como meio), pois passar por cima pode ser uma distração.
Então, com tudo isso esclarecido, aqui estão sete looks simples com jeans rasgado para você criar seu próprio estilo.
Com uma jaqueta de couro
Couro e jeans rasgado são a combinação preferida desde que os Ramones criaram o uniforme punk por excelência com seus Levi’s 501 rasgados usados com jaquetas de couro justas nos ombros, em meados da década de 1970.
O segredo é o contraste, então se você for usar jeans justo, escolha um ajuste mais solto na jaqueta e vice-versa para uma perna mais larga. Leve esse contraste para o estilo de cada peça também. Se o couro tiver uma sensação surrada e vintage, procure jeans que tenham apenas dois rasgos para deixá-lo mais elegante. Não estrague o visual por baixo da jaqueta – uma camiseta branca simples funcionará admiravelmente, ou até mesmo uma camisa de banda vintage se você quiser prestar uma homenagem verdadeira.
Com uma jaqueta bomber
Quando o clima lá fora está escaldante e seu motociclista certamente vai cozinhá-lo vivo, há sempre a confiável jaqueta bomber, uma peça icônica da moda masculina que se tornou um estilo de jaqueta essencial no guarda-roupa de todo homem desde a década de 1920, quando era usada por pilotos militares ousados.
No entanto, nos últimos anos, ele realmente decolou, superando suas alturas anteriores de arranha-céus. Versões minimalistas e elegantes são mais fáceis de estilizar do que opções mais marcantes (pense em Ryan Gosling em Dirigir) com a simplicidade funcionando bem com a borda mais complexa do jeans rasgado. Se você optar por uma opção de cetim statement à la Gosling, escolha uma em um neutro escuro – preto, verde e cinza funcionam bem.
Com uma camisa
Usar jeans rasgado sempre dará um visual casual, mas combine-os com uma camisa e as coisas começam a parecer mais inteligentes. Uma camisa Oxford de botão é uma arma versátil para ter em seu arsenal de moda masculina e pode funcionar como um contraste sólido para a ousadia do jeans. Escolha uma cor ousada na parte de cima para fazer a parte de baixo balançar e lembre-se da regra dos dois rasgos e meio se quiser mantê-lo inteligente.
O jeans duplo também é uma opção e não é mais o pecado capital que já foi. O jeans de lavagem clara funciona melhor com jeans rasgados, pois há menos contraste de cor entre o tecido e os rasgos, então combine o andar de cima com uma lavagem diferente e mais escura para definir as partes individuais da roupa e manter o ajuste solto e relaxado – você não quer o jeans grudando em toda a sua pele como se você fosse feito do material. O mesmo se aplica a uma camisa de algodão – muito apertada e você corre o risco de parecer um Ilha do Amor rejeitar.
Com um moletom com capuz
Nada geme mais como “adolescente rebelde” do que um moletom com capuz e jeans rasgados, embora o moletom com capuz tenha evoluído muito nos últimos cinco anos. Moletons largos, grandes e com logo estampado são um não-não da moda para qualquer pessoa com mais de 16 anos (e talvez para o Weeknd), então, em vez disso, escolha um justo em um tom mais suave, enquanto opções com zíper funcionam melhor do que pulôveres em um visual em camadas sobre uma camiseta.
Se você vai ficar elegante e luxuoso com seu zíper, é melhor seguir com sua escolha de jeans rasgados. Mesmo os moletons mais justos, por definição, ficam soltos no corpo, então você pode parecer um saco de lixo se seguir essa silhueta com uma perna larga. É muito melhor escolher um slim taper ou uma perna reta.
Com uma camiseta
Diga RIP para a combinação de camiseta e jeans chata e bonita, rasgando o visual com sim, você adivinhou – alguns jeans rasgados. Não há nada mais simples do que uma camiseta branca simples e, como dissemos antes, o segredo é não complicar demais as coisas. Os rasgos têm atitude suficiente por si só, então você realmente não precisa ser muito jazzístico com logotipos ou padrões.
Tente também combinar a cor da sua camisa com pelo menos um toque nos seus tênis abaixo para uma combinação perfeita de roupas masculinas, enquanto botas Chelsea ou mocassins são uma boa opção de calçados se você estiver procurando deixar o visual mais elegante para a noite. Afinal, é preciso passar por aqueles seguranças.
Com xadrez
Depois que os roqueiros de glam metal dos anos 80 do Sunset Strip tiraram o manto do jeans rasgado dos punks, o jeans rasgado estava passando por uma queda livre em popularidade. Mas Kurt Cobain e o resto do grunge salvaram o rasgo, com seu espírito de contracultura, foda-se-sua-mãe-e-pai, combinando com a mensagem inerente da cena. O outro símbolo não oficial do movimento era a camisa xadrez, usada da mesma maneira contracultural que o jeans rasgado, então se você combinar os dois, bem, isso é problema duplo.
Há dois lados no visual – um ajuste mais justo no jeans é mais rock and roll, enquanto uma perna mais larga tem o visual de lenhador áspero e pronto para uma camiseta. Use uma camisa de flanela como uma sobrecamisa com uma camiseta lisa contrastante por baixo e alguns tênis retrô resistentes (estilos de skatista como Vans ou Converse são os melhores) para completar o visual.
Com um casaco de inverno
Quando chega o inverno, estamos todos aconchegados em nossas golas altas e calças de lã, mas mesmo que nada possa parecer mais grandioso no clima rigoroso, parece um pouco “seguro”. No entanto, jogue alguns jeans rasgados em seu guarda-roupa de inverno e você terá alguns estilos de corte alto-baixo para usar com seu casaco de inverno.
Quando se trata de escolher um sobretudo, tecidos artificiais não se saem bem na chuva, então opte por 100% lã ou algodão encerado. Jeans de lavagem mais clara funcionam melhor com jeans rasgados, mas o inverno é um assunto mais escuro, então sinta-se à vontade para atualizar o jeans de acordo. Além disso, evite combinar seu jeans rasgado com um blazer, o jeans rasgado pode arruinar a uniformidade e, bem, basta olhar para Cristiano Ronaldo para uma prova de por que isso não funciona.
Com um suéter
Incorporar um suéter com sua roupa jeans rasgada pode funcionar da mesma forma que uma camiseta simples, embora adicione um grau a mais de formalidade a esse visual casual. Quando se trata de smart casual, não são tanto as roupas que você veste, mas como você as veste. Sim, empurre os ombros para trás e pare de se curvar, mas o mais importante é garantir que os sapatos, o suéter e o jeans estejam limpos o máximo possível e vire a bainha da calça se houver várias quebras e dobras se formando na parte inferior.
Além disso, o visual mais inteligente de um suéter em comparação com uma camiseta significa que você pode brincar mais com texturas e padrões. Suéteres grandes e grossos em cores fortes e vibrantes funcionam bem com jeans slim fit e botas Chelsea de salto, ou, alternativamente, um moletom slimline com um padrão ou logotipo impactante pode fazer maravilhas combinado com jeans de lavagem clara em um ajuste relaxado e virado para cima com algumas sandálias ou tênis Converse de cano alto abaixo.