Não muito tempo atrás, tatuagens no braço eram o material de estereótipos cartunescos – uma âncora desbotada sobre um bíceps musculoso, padrões tribais usados no subúrbio, uma faixa enrolada em um coração orgulhosamente declarando “Mãe”. Não mais. Tatuagens são uma declaração sobre seu estilo e personalidade. “Elas são uma ótima maneira de mostrar sua alma em sua pele”, diz o tatuador Matthew James, de Bristol.
Os braços ainda são o lugar preferido da maioria dos homens para fazer suas tatuagens – especialmente para os novatos. É um lugar que é fácil de cobrir e exibir com, sejamos honestos, um pouco de prazer machista. Mas antes de você correr para fazer as últimas tendências de tatuagem estampadas em seus braços, há todo tipo de coisa a considerar: artista, estilo, cor e o melhor lugar para colocá-la em seu braço.
Conversamos com alguns dos melhores tatuadores para obter conselhos e ideias na hora de escolher tatuagens nos braços.
Como escolher um design
É a pergunta definitiva sobre tatuagem: com qual desenho ficarei feliz em viver pelo resto da minha vida? “Acho que o melhor conselho para escolher uma tatuagem é pensar por si mesmo”, diz James. “É simples — evite tendências e não tenha vergonha de gostar do que você gosta. Não há regras.” Indiscutivelmente tão importante quanto é escolher o artista, que acabará realizando o desenho e pode influenciar suas escolhas.
“Um bom artista trabalhará com você para criar o design que você quer que se encaixe e flua com os contornos do seu corpo”, diz James. “Um bom conselho é sempre pedir a um artista para lhe mostrar fotos de seu trabalho curado. Um bom artista ficará mais orgulhoso de seu trabalho curado do que de seu trabalho fresco e trabalhará com você até que sua tatuagem esteja perfeitamente curada.”
Onde colocar no seu braço
Escolher um desenho e um artista é uma coisa, escolher onde tatuar é outra. É melhor ter algum respeito pela arte e pela dor da tatuagem – os artistas frequentemente contam histórias de caras bolcheviques e devastados pela testosterona que pulam com as mangas cheias e são rapidamente reduzidos a uma bagunça chorosa. O tatuador londrino Ricky Williams, que trabalha no aclamado estúdio minimalista em preto e branco South City Market, recomenda pensar em seus braços como um imóvel nobre.
“Se for sua primeira e você estiver planejando fazer mais, é melhor não fazer algo pequeno bem no meio de uma área grande”, ele diz. “Uma tatuagem pequena no centro do seu bíceps tornará mais difícil fazer uma tatuagem maior lá mais tarde.” Saiu do centro, mais alto em direção ao seu ombro ou em algum lugar no antebraço.
Quais tipos de corpo combinam com quais tatuagens no braço?
Não desanime de fazer uma tatuagem no braço só porque você não passa as noites fazendo exercícios de bíceps como Arnie por volta de 1974. Quando se trata de quais estilos ficam bem em quais tipos de braços — musculosos, finos, magros ou carnudos — não há regras rígidas e rápidas.
“Não há como dizer se o braço daquela pessoa permanecerá o mesmo de qualquer maneira, as pessoas ganham e perdem músculos e gordura o tempo todo”, diz Williams. “Estranhamente, as mangas realmente ficam incríveis em qualquer tipo de corpo se forem feitas corretamente. Existem tantos caminhos e estilos diferentes que você pode seguir e, no final das contas, se alguém está comprometido o suficiente para fazer uma manga, normalmente ele se conhece e escolhe um estilo que fique perfeito nele.”
Preto vs. Colorido
Isso é um debate no mundo da tatuagem. Tatuagens pretas e cinza ou coloridas ficam melhores? Enquanto as coloridas são mais sinônimo de tatuagens tradicionais, as pretas e cinza são uma escolha mais popular para estilos modernos e neo.
“Tatuagens coloridas podem ficar incríveis em algumas pessoas e muitas de nós as temos”, diz Williams. “Mas tatuagens coloridas só funcionam bem em peles bem claras. Para peles mais escuras, tinta preta funciona melhor. Tatuagens de estilo tradicional ficam ótimas em cores – ornamentais ficam melhores em preto.”
“Tudo se resume à preferência pessoal em relação à cor ou ao preto”, diz Matthew James. “Se você cuidar da sua tatuagem – mantenha-a longe do sol! – ela sempre manterá sua vibração e beleza, desde que seja bem tatuada.”
Ideias para Tatuagem no Braço
Linha fina
Um dos estilos mais populares na arte moderna da pele, as tatuagens de linhas finas usam agulhas mais finas para obter ilustrações e detalhes mais suaves e delicados.
“A linha fina parece atrair pessoas que não têm muitas tatuagens”, diz Shaun Sepr, um tatuador da Holey Skin Bath Road, Bristol. “Não é muito agressivo e é uma boa maneira de começar. O estilo é principalmente da natureza – plantas, flores, ilustrações de ervas. Muitas pessoas parecem estar tirando seus designs de ilustrações de livros antigos. Você pode encontrar muitas coisas online, mas as pessoas tendem a se aprofundar mais.”
Micro Realismo
É o que parece: ilustrações em miniatura, mas ultra-realistas, geralmente de pessoas, animais ou paisagens — um estilo no qual Ricky Williams é especialista.
“O microrrealismo é bem novo e é incrível ver o que pode ser criado na pele de alguém”, diz Williams. “Há muito mais variedade agora. E os novos estilos são populares porque atraem uma base de clientes diferente. Não são apenas marinheiros e condenados sendo tatuados agora, então há uma geração inteira de novos tatuadores criando belos designs delicados para pessoas comuns que apreciam tatuagens.”
Ignorante
Chamar tatuagens ignorantes de “estilo” pode ser enganoso; é mais sobre uma atitude e abordagem. Elas geralmente apresentam imagens humorísticas, estilo desenho animado, ou inspiradas em grafite, principalmente trabalho de linha e sem cor, como o exemplo acima do artista Ego Sum Lux Mundi, de Madri.
“Tatuagem ignorante é uma tendência relativamente nova, embora seja massiva agora”, diz Williams. “Eu também não estou sendo rude – na verdade, é chamada apenas de ‘Ignorante’. Ela se desenvolveu a partir de tatuagens DIY e é uma espécie de rejeição de todas as ‘regras’ da tatuagem. Elas geralmente são bem engraçadas ou irônicas. Há toneladas de tatuadores ignorantes em estúdios respeitáveis, então não há necessidade de fazer uma tatuagem DIY de verdade…”
Realismo Preto e Cinza
O irmão mais velho do micro realismo, esse estilo é frequentemente baseado em retratos ultra realistas, frequentemente com uma estética gótica subjacente. A escala e os detalhes significam que isso parece especialmente bom como mangas e peças maiores do corpo. Matthew James é um dos principais artistas do Reino Unido trabalhando no estilo.
“Gosto de trabalhar com os fluxos e refluxos de um corpo”, ele diz. “Eu me certifico de colocar os designs bem nas áreas mais planas do corpo para que eles não deformem, usando composição para empurrar seu olho ao redor de uma peça e dar a ela algum movimento. A única regra real que parece ser quebrada com frequência é deixar os designs claros o suficiente para que envelheçam bem. A idade definitivamente cobra seu preço da tinta sob a pele, então é bom ter um bom espaço negativo percorrendo seus designs para dar a eles alguma longevidade.”
Neo Tradicional
Uma versão moderna das tatuagens tradicionais do estilo Sailor Jerry, o neotradicional usa linhas ousadas e cores fortes. Geralmente é baseado em retratos, especialmente de mulheres e animais. Blake Byrnes do estúdio Cloak and Dagger no leste de Londres trabalha no neotradicional, trazendo sua própria abordagem em preto e cinza para o estilo.
“Elas são sempre muito chamativas e envelhecem bem”, diz Blake. “As tatuagens tradicionais antigas são ótimas, com certeza, mas o estilo Sailor Jerry pode ser bem plano. Acho que há muito mais acontecendo com o neo tradicional. Você pode realmente ir a qualquer lugar com ele. Sua popularidade explodiu enormemente.
“Os artistas estão se destacando no trabalho uns dos outros e são influenciados uns pelos outros. Eu costumo usar cinza-escuro, mas posso usar uma cor e passá-la por toda a manga para fazê-la estourar um pouco mais.”
japonês
Há uma tradição centenária de tatuagem no Japão, e sua imagem icônica “Irezumi” continua a ser um marco dos designs de tatuagem contemporâneos, incluindo dragões, tigres, folhas e máscaras demoníacas de Hannya. Gabriele Cardosi, do Cloak and Dagger, está dando seu próprio toque ao estilo tradicional japonês.
“A tatuagem japonesa é baseada em um fundo preto muito forte, com uma figura principal que tem um pouco de cor”, diz Cardosi. “Se alguém gosta de um dragão, ou de alguma carpa tímida, ou de um samurai, eles são personagens muito fortes, mas é importante estar ciente de não rotular as coisas como ‘tradicionais’ se elas não seguem a tradição. Em vez disso, é como uma nova interpretação dela. Alguns ícones nunca saem de moda – dragões, carpas koi, máscaras Hannya, flores japonesas.”