Aqui está uma olhada em alguns dos looks mais atraentes do Met Gala!
Chegou novamente aquela época do ano em que moda e arte se encontram no Met Gala. Quem é quem no mundo do entretenimento sobe os infames degraus do Metropolitan Museum of Art. Eles são adornados com toques de cores e designs dos deuses da indústria da moda.
Tudo isso enquanto fotógrafos e paparazzi tiram fotos; a câmera pisca como estrelas cadentes caindo no chão.
Se você é um entusiasta da moda vanguardista e da cultura pop, isso é seu Superbowl.
O código de vestimenta deste ano, ou tema, se preferir, foi “O Jardim do Tempo”. O tema combina com a nova exposição do Costume Institute no Met intitulada “Belas Adormecidas: Reawakening Fashion”. Se você mora na cidade de Nova York, a exposição acontece de 10 de maio a 2 de setembro.
No verdadeiro estilo do Met Gala, alguns participantes acertaram em cheio no tema, enquanto outros falharam. Mas antes de mergulharmos no que os homens usavam, vamos fazer uma viagem ao passado com um pouco da história do acontecimento.
O que é o Met Gala?
O Met Gala é um evento de arrecadação de fundos que beneficia o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. Também é conhecido como Costume Institute Gala ou Costume Institute Benefit.
O evento anual normalmente acontece na primeira segunda-feira de maio e marca a abertura da exposição de moda do Costume Institute. Conforme mencionado anteriormente, o dress code ou tema do evento geralmente coincide com o tema da exposição.
A história do Met Gala abrange 76 anos, com a primeira Gala realizada em 1948. No entanto, nem sempre foi um evento temático como o conhecemos hoje.
Na verdade, nos seus primeiros dias, o Met Gala era um jantar à meia-noite que atraía a alta sociedade de Nova Iorque e membros da indústria da moda. Sob a direção da lendária editora de moda da Vogue, Diana Vreeland, o evento tornou-se temático (e repleto de estrelas) em 1973.
Nos dias de hoje, você sempre encontrará da Vogue a editora-chefe, Anna Wintour, presente. Afinal, ela é a presidente principal do evento de gala e membro do conselho curador do Met. Ela também faz a curadoria cuidadosa da lista de convidados.
Então, se participar da Gala está na sua lista de desejos, certifique-se de de alguma forma encontrar-se nas boas graças de Wintour. Ah, e você também precisará de uma conta bancária robusta. Os ingressos para o Met Gala 2024 custam US$ 75.000 por pessoa, ou você pode comprar uma mesa por US$ 350.000.
Os cavalheiros do Met Gala 2024: um retorno aos clássicos
Este Met Gala apresentou conjuntos temáticos de vanguarda até onde a vista alcançava. Surpreendentemente, houve também uma série de trajes formais clássicos. Fico feliz em anunciar que, diferentemente do Oscar de 2024, a galera pareceu acertar neste evento. É certo que houve alguns problemas de ajuste.
Aqui estão alguns homens no Met Gala que chamaram minha atenção.
Tom Ford em Saint Laurent
Surpreendentemente, Tom Ford não usou a marca em seu próprio nome no Met Gala deste ano. Em vez disso, ele optou por um terno Saint Laurent. O que torna esta escolha surpreendente é que Ford passou alguns anos como diretor criativo da Yves Saint Laurent. Ele teve um desentendimento com a grife e eles se separaram.
Voltando ao visual de Ford, adoro a cor escarlate profunda de seu smoking de veludo. Contrasta muito bem com os tons verdes exuberantes do cenário e carpete da entrada do Met.
O resto de seu visual é bastante clássico, combinando a jaqueta com uma camisa branca de botões, calças pretas e sapatos sociais de couro envernizado.
Uma flor presa na lapela é uma referência sutil ao tema botânico da noite.
Jude Law em Versace
Jude Law parecia absolutamente elegante em um clássico smoking Versace preto. Claro, pelos padrões do evento, ele pode parecer um pouco chato, mas esse antigo conjunto de Hollywood é impressionante.
Tudo em seu visual funciona – gravata preta, lapela de cetim, lenço de bolso monocromático e sapatos de couro envernizado. Ele brilha no braço de Donatella Versace e certamente envergonha a roupa de Andrew Scott.
Jude Law esteve em boa companhia no Met Gala deste ano. Jeff Bezos, Matt Damon, Andy Cohen e James Corden também arrasaram com a clássica gravata borboleta preta, camisa de botão branca e terno smoking.
Damson Idris em Prada
Os ternos trespassados estão em alta em 2024, então não é surpreendente vê-los enfeitando o tapete creme e verde do Met Gala. Mesmo que ternos trespassados não sejam sua “coisa”, Damson Idris arrasa com esse terno Prada.
Ternos trespassados tendem a adicionar volume à sua metade superior, então é bom ver que Idris equilibrou seu paletó com calças justas e cônicas. Ele optou por abrir mão da gravata, mas acrescentou um broche delicado para amarrar com o tema botânico.
A camisa bicolor de botões combina com esse look, acrescentando contraste nas pontas das mangas e na gola.
Charlie Hunnam em Brioni
Foi a primeira vez que Charlie Hunnam participou do Met Gala e ele não decepcionou. Seu smoking Brioni azul meia-noite com lapela preta e botões de seda coordenados é um belo afastamento dos smokings pretos no tapete.
Em vez de gravata, ele acrescentou um colar com várias correntes e um broche de joias. Ele manteve os metais entre o broche, o colar e o relógio coordenados. Seus acessórios definitivamente ajudaram a levar seu conjunto para o próximo nível.
Tommy Hilfiger em Tommy Hilfiger
Tommy Hilfiger é uma marca baseada na cultura americana. Portanto, não é nenhuma surpresa que o próprio Sr. Hilfiger tenha vestido vermelho, branco e azul no Met Gala.
Ele optou por um paletó de cetim ou vermelho seda com detalhes em azul marinho. Sua jaqueta cobria uma camisa branca de botões e calças curtas azul marinho.
Textura era o nome do jogo para seu visual. Ele escolheu mocassins de veludo para complementar o tecido acetinado de seu terno. Como muitos outros presentes no evento, ele escolheu uma gravata borboleta e um broche floral incrustado para completar o look.
Quase acidentes de Gala do Conheci
O próximo grupo de caras exibe seus respectivos looks do Met Gala 2024. No entanto, há algo em seus conjuntos que simplesmente não está certo. Eles não falham, porém, com alguns ajustes, esses looks têm potencial para se tornar algo estelar.
Chris Hemsworth em Tom Ford
Eu diria que o visual de Tom Ford de Chris Hemsworth é um pouco casual para o Met Gala, e não cai como deveria. Mas, por alguma razão, parece funcionar para ele e ele está ótimo.
O terno creme de três peças sobre uma camisa branca transmite uma estética casual e praiana. Principalmente porque ele deixou a camisa desabotoada.
Em algumas fotos, seu terno parece um pouco inadequado. Ele é um cara que está em ótima forma, então eu teria gostado de ver seu terno um pouco mais ajustado ao seu corpo. Mas acho que o ajuste ligeiramente relaxado contribui para a aparência geral.
Pessoalmente, gostaria de ver sapatos de cores diferentes. Os sapatos pretos de couro envernizado contrastam fortemente com seu terno em tons de areia. Mas quem sou eu para julgar enquanto assisto ao evento no tapete vermelho do meu sofá… em roupas esportivas.
Donald Glover em Saint Laurent
Mencionei anteriormente que os ternos trespassados estão voltando em 2024. No entanto, o terno Saint Laurent de Donald Glover (anteriormente Childish Gambino) não atinge o alvo.
A realidade é que ternos trespassados são difíceis de estilizar. O excesso de tecido cria um torso quadradão.
Então, quando Glover combinou seu paletó com calças grandes, quase largas, o tecido o oprimiu. Além disso, as calças são um pouco longas.
Glover não tem exatamente uma altura modesta, medindo 1,70m, mas esse visual o faz parecer muito mais baixo do que realmente é.
É dar um vendedor de aspiradores de porta em porta dos anos 1980, e essa não é exatamente a vibe da Gala.
Steven Yeun em Thom Browne
Steven Yuen fez um ligeiro desvio do clássico smoking preto. Em vez disso, ele optou por um paletó e calças de brocado floral monocromático da Thom Browne.
Sua jaqueta cobria um colete preto e uma camisa branca de botões. Seu lenço de bolso branco adiciona contraste ao mesmo tempo que complementa seu visual.
Suas calças são um pouco curtas demais para o meu gosto, e não tenho certeza de como me sinto em relação às botas envernizadas com cadarços em seu visual. Se as calças tivessem o comprimento tradicional, as botas funcionariam.
A maior vantagem desse look é que você pode escolher usar algo que fuja do normal. Neste caso o terno de brocado.
Porém, se esse é o ponto focal do seu look, mantenha todo o resto tradicional. Isso ajuda a encontrar um equilíbrio entre tradição e tendência.
Jonathan Bailey em Loewe
Pelos padrões clássicos do código de vestimenta black tie, Jonathan Bailey de Bridgerton quase acerta o prego na cabeça. Na verdade, adoro seu paletó de smoking branco com lapela preta e calças pretas combinando. É certamente uma boa mudança em relação a todos os smokings pretos clássicos do evento.
Posso até apreciar o pedaço de flor em vez de uma gravata borboleta. Afinal, é uma marca perfeita para o tema do evento.
No entanto, adicionar o segundo acessório floral à cintura é demais. Este é outro caso de manter ao mínimo os pontos focais atraentes. Além disso, em algumas de suas fotos, parece que sua jaqueta não cabe perfeitamente nos ombros, criando marcas na parte superior das mangas.
Jamie Dornan em Loewe
Jamie Dornan optou por usar um terno de três peças da Loewe. O conjunto é um pouco opressor de várias maneiras.
Em primeiro lugar, é frisado e isso é um eufemismo. A gravata, a camisa, o colete e a jaqueta são todos bordados. Nas fotos, não parecem miçangas, mas sim um suéter de malha grosso que está empilhando.
A metade superior frisada é combinada com calças listradas que são um pouco relaxadas demais para seu corpo esguio de 1,77m. Por último, ele manteve os pelos faciais desalinhados e ásperos, o que não combina com a estética de sua roupa. Parece que o Parlamento Britânico deu errado.
Jeff Goldblum em Prada
O conjunto Met Gala de Jeff Goldblum da Prada tem muita coisa acontecendo, mas por alguma razão, realmente funciona para ele, e ele parece um prestigiado inventor da década de 1920.
Ele colocou um sobretudo preto sobre o smoking e trocou uma clássica camisa branca de botão e gravata borboleta por um top borboleta.
Goldblum foi o rei dos acessórios na gala, ostentando não um, mas dois pares de óculos redondos com aros dourados. Além de luvas brancas, um lenço, um relógio oval e três broches.
No entanto, seus sapatos sociais de bico quadrado são monstruosos. Um bico arredondado e elegante teria sido uma escolha muito melhor. Porém, sapatos com bico cinzel seriam uma boa opção se ele quisesse manter o formato quadrado, pois é muito mais refinado.
De todos os convidados presentes, ninguém entendeu melhor o tema do que Goldblum. Seus três broches da Tiffany and Co. foram inspirados no conto de JG Ballard, “The Garden of Time”. Se você se lembra, isso é o tema do Met Gala deste ano.
Homens na Arte Abstrata no Met Gala 2024
Em geral, e principalmente para eventos como o Met Gala, a alta costura é uma interpretação. Pense na alta costura como arte abstrata – cabe a você determinar do que se trata.
Os próximos looks não são a norma de The Modest Man, e alguns os considerariam totalmente feios. Não esqueçamos as palavras do escultor Alberto Giacometti: “O objetivo da arte não é reproduzir a realidade, mas criar uma realidade com a mesma intensidade”.
Esses conjuntos são certamente intensos. No entanto, seríamos negligentes se não os incluíssemos em nossa lista do Met Gala.
Pequeno Nas X em Luar
O pequeno Nas X não tem medo de usar algo feroz e aventureiro como fez no Met Galas do passado. Este ano, ele usou um conjunto de três peças da Luar adornado com mais de 50.000 cristais Swarovski. Olhando mais de perto, seu conjunto é construído em peças unidas por botões.
Ben Simmons em Thom Browne
O jogador de basquete do Brooklyn Nets, Ben Simmons, definitivamente teve um dos looks mais interessantes da noite. Ele usava um terno de tweed Thom Browne com sobretudo. As xadrezes são coordenadas, não combinando exatamente. Mas o mais importante é notar, mais metade do terno e da jaqueta são pintados com tinta de carro.
Ele completou o visual com uma pasta de relógio em homenagem ao tema. No entanto, tudo que eu poderia imaginar era se ele cheirava a tinta fresca a noite toda.
Dan Levy em Loewe
Parece que Loewe está no topo da lista dos estilistas mais populares que os homens escolheram para usar no Met Gala deste ano. Dan Levy escolheu esta estampa floral trespassado que desbota até o preto.
Embora o traje certamente esteja alinhado com o tema, a ilusão desse traje não ajuda em nada a Levy. Na verdade, isso o faz parecer um pouco pesado.
Talvez eu simplesmente não seja fã de ternos trespassados, mas a coisa toda parece inadequada. Ou talvez seja porque a estampa floral parece muito ocupada justaposta à metade superior preta.
Concluindo o Met Gala 2024
Aí está – outro Met Gala nos livros. Esses caras cobriram todo o espectro, desde acertar o conjunto clássico de black tie até escolher a arte como roupa masculina. Agora esperamos mais um ano pela próxima Gala. Não sei sobre você, mas serão longos 365 dias.
Qual foi o seu look favorito no Met Gala? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.