Você é um bebedor de uísque iniciante ou quer se aventurar? Aqui está um 101 útil!
Quando se trata de bebidas destiladas, 99% das vezes, ou estou bebendo um martini com azeitonas (exatamente três) ou um uísque puro. Ocasionalmente, tomo um Manhattan ou um antiquado, mas 18h30 na minha casa é hora do martini ou da hora do uísque.
Há duas razões pelas quais prefiro frequentemente o whisky. Primeiro, é simplesmente um decantador para vidro, sem mistura e sem recipientes extras. Em segundo lugar, provar whisky é verdadeiramente uma experiência completa. É visualmente aromático e cada gole é diferente do anterior – uma viagem de sabor, se preferir.
Se você é novo na degustação de uísque, aqui está um guia útil e sem julgamentos!
Escocês x Bourbon, Uísque x Uísque
Em primeiro lugar, tanto o scotch quanto o bourbon são uísques, o que significa que são destilados de mosto de grãos fermentados, envelhecidos em madeira. O uísque é feito na Escócia, predominantemente de cevada. Bourbon é distintamente americano, predominantemente feito de milho.
Muito uísque, mas não todo, tem fumaça. Enquanto isso, muito bourbon, mas não todo, é doce.
E o mais rápido e sujo do uísque com E versus o uísque sem E é que os americanos soletram com E, e os escoceses não.
Muitas vezes, quando você está falando sobre um uísque Uísquevocê escreverá sem o E. É mais ou menos como, na terminologia dos relógios, quando você está falando sobre um movimento suíço, você escreverá calibre em vez de calibre.
Além disso, porém, o uísque também se refere a bebidas destiladas na Irlanda e também nos EUA. Enquanto whisky (sem E) refere-se a bebidas espirituosas do Canadá e do Japão, bem como da Escócia.
Hoje, manteremos a grafia com E para consistência.
O visual
Depois de colocar o uísque no copo, observe a cor.
Freqüentemente, quanto mais escuro o whisky, mais tempo ele envelhece. E muitas vezes, quanto mais tempo envelhece, mais dimensão terá o sabor. É por isso que uma garrafa de Macallan de 12 anos é muito mais acessível do que uma de 30 anos.
Outras razões para uma cor mais escura incluem o uso de barris de carvalho extra carbonizados durante a destilação.
Você já viu seu pai, avô ou personagem de um filme agitando uísque no copo? Eles fazem isso por dois motivos.
Em primeiro lugar, é verificar as “pernas”. Pernas é apenas um termo interno para a viscosidade do whisky. Se escorrer espessamente pelas paredes internas do copo, você pode esperar uma sensação e um sabor cremoso na boca. Se parecer fino, pode ser leve ou floral.
Além disso, girar o uísque o areja, revelando o sabor e tornando mais fácil discernir suas complexidades. Também abre o aroma, que é uma grande parte da jornada de degustação.
A Degustação
Em primeiro lugar, certifique-se de que sua paleta esteja totalmente limpa. Se você comeu ou lanche recentemente, alguns goles de água podem ajudar nisso. Na verdade, você quer tomar pequenos goles entre as degustações.
E por falar nisso, degustações de whisky? Muito mais divertido com os amigos. Vou lhe dizer o porquê no final em um minuto.
Cheire o uísque
Agora, a primeira degustação não será com a língua, mas com o nariz. Engraçado, o próprio ato de cheirar sua bebida é chamado de “cheirar o uísque”.
Essa parte é bem divertida. Primeiro, cheire seu uísque com a boca fechada. Então faça novamente com a boca aberta. Você notará diferentes camadas de cheiros. Talvez a doçura seja mais palpável na primeira cheirada, enquanto notas de especiarias aparecem na segunda cheirada.
Às vezes, se for a primeira vez, você não sente muita diferença. Tudo bem também! Você começará quanto mais fizer isso. Também pode não ser um uísque tão complexo.
Beba, cubra, repita
Parte do motivo pelo qual você cheira seu uísque antes do primeiro gole é para entrar no calor do uísque. Da mesma forma, você não obterá necessariamente a experiência dimensional completa com aquele primeiro gole. É possível que o primeiro gole seja simplesmente para deixar a língua se acostumar com a queimação.
Ainda assim, você não quer engolir imediatamente. Deixe o uísque descansar na boca, cobrindo-o um pouco. Tem vontade de queimar, é sedoso ou parece água e já dá para sentir o gosto das notas?
Se você estiver bebendo bourbon, há algo que você vai querer fazer chamado Kentucky Chew. Mastigar o bourbon significa simplesmente agitá-lo lentamente na boca, o que permite que o seu paladar realmente absorva os sabores.
Então, ao engolir, expire ao mesmo tempo. Isso libera o etanol, o que tornará o acabamento mais óbvio de se discernir. É um acabamento liso? Um final áspero? Novos sabores surgiram conforme você engoliu? O que existia originalmente, mas não existe mais?
Algumas sensações e sabores comuns que você pode provar e sentir incluem suavidade ou queimadura (ou queimadura e depois suavidade), doçura, nozes, frutado, sabor de mel, fumaça e especiarias.
Pense realmente no que você provou e experimentou naquele primeiro gole, porque o segundo gole pode ser diferente. Mesmo para uísques complexos, muitas vezes consigo ter uma boa noção da jornada de degustação, do nariz ao final, no terceiro gole.
Independentemente disso, você nunca quer apenas engolir seu uísque! Eu não poderia imaginar que isso fosse uma boa experiência para ninguém.
Perguntas frequentes
Aqui estão algumas respostas rápidas para perguntas comuns sobre degustação de uísque. Você também pode pensar nisso como uma seção de referência de TLDR se estiver com pressa e precisar de um recurso!
Qual é a maneira correta de provar o uísque?
Você vai girar o uísque no copo para arejá-lo, cheirá-lo e depois tomar um gole. Deixe um pouco na boca para realmente sentir os sabores. Expire ao engolir e observe quaisquer sensações ou sabores finais. Faça isso a cada gole e veja quais novos sabores ou aromas você capta a cada vez.
O que devo procurar em uma degustação de uísque?
Visualmente, observe a cor. Normalmente, mas nem sempre, cores mais profundas significam que é mais envelhecido e complexo. Ao girar o uísque para arejá-lo, veja se as listras de líquido nas laterais são grossas (possivelmente indicando um uísque cremoso) ou finas (talvez leve). Cheire, saboreie, prove e repita!
Conclusão: a degustação de uísque pode ser social
Eu recomendo fortemente experimentar novos uísques com amigos. Não me interpretem mal, depois de um longo dia de trabalho, não há nada que eu ame mais do que sentar na poltrona, de chinelo, tomando um uísque puro sozinho.
Mas, na verdade, provar e beber whisky, em geral, pretende ser uma atividade social.
E como o uísque é uma jornada tão complexa e em constante mudança, mesmo em apenas um copo, é divertido comparar notas.
O que você prova que seu amigo não prova? Talvez haja algo que você não sentiu, mas você começou a discernir três goles.
Só não esqueça da água.
O que despertou seu interesse em whisky? Seu pai ou avô era fã? Nós adoramos ouvir de você!