Em 2014, biólogos evolucionistas afirmaram que os homens haviam atingido o “pico da barba”. Os dias de Brian Blessed pêlos faciais estilos estava próximo, disseram eles, os descolados peludos tiveram seu dia. Eles até usaram termos científicos para enganar os barbudos, fazendo-os pensar que muito em breve suas cerdas os veriam agrupados com os esquisitos e os desempregados de longa duração.
É claro que essa previsão era tão confiável quanto um boletim meteorológico de Michael Fish. Porque aqui estamos, vários anos depois e ainda admirando os tapetes de queixo como se estivessem saindo de moda (o que, só para deixar claro, não estão).
Então, para orientá-lo na direção certa sobre os melhores pelos faciais para homens, aqui estão os cinco principais estilos de pelos faciais que todo homem precisa conhecer e os principais fatores a serem considerados antes de mergulhar em sua jornada pelos bigodes.
Como escolher o estilo de cabelo facial certo
Embora possa ser tentador simplesmente começar a deixar crescer os pelos faciais e ver aonde isso o leva, aconselhamos estreitar o conjunto e escolher um estilo de pelos faciais que realmente combine com você.
Quando se trata de escolher o melhor estilo de pelos faciais, estas são as principais considerações a serem lembradas:
Potencial de crescimento
Antes de escolher um estilo de pelos faciais, você deve ter certeza de que pode realmente cultivá-los. Se você tem dificuldade para deixar crescer toneladas de pelos faciais ou tem manchas significativas em seu crescimento, você vai querer abrir mão de estilos de barba mais cheios e optar por uma barba curta ou cavanhaque.
Por outro lado, se você deixar crescer muito cabelo rapidamente, a barba por fazer provavelmente não é o estilo ideal para você.
É importante basear seu estilo de pelos faciais no que você realmente pode cultivar e manter. Caso contrário, você estará se preparando para o fracasso logo de cara.
Formato do rosto
Depois de avaliar quanto cabelo seu rosto é capaz de deixar crescer, você deve pensar no formato real do seu rosto. Embora alguns estilos de pelos faciais possam parecer impressionantes em um formato de rosto, eles podem ser totalmente errados em outro.
Escolher uma barba com base no formato do seu rosto é o caminho mais inteligente a seguir. Ele garante que o estilo selecionado se ajuste ao seu quadro e acentue seus recursos, em vez de enfraquecê-los.
No nível mais básico, homens com rostos mais longos e retangulares se sairão bem quando se trata de barbas largas e pesadas, em vez de barbas mais longas, enquanto homens com rosto mais redondo podem ser mais adequados para uma barba mais curta nas bochechas e mais longa perto do queixo. .
Tipo de pele
Você pode estar se perguntando por que diabos deveria pensar no seu tipo de pele quando falamos sobre pelos faciais, mas ficaria surpreso com o impacto que essa consideração pode ter em sua aparência.
Se você é um homem com pele mais sensível, será útil escolher um estilo de pelos faciais que não exija muito corte, barbear ou manutenção. Isso diminui muito a probabilidade de irritação da pele e de andar com marcas de navalha no rosto.
Rotina diária
Por fim, pense em quanto tempo você deseja gastar com sua barba todos os dias. Se você tem uma rotina matinal de cinco minutos, você vai querer escolher um estilo de barba de baixa manutenção que fique ótimo logo após o banho, como um simples bigode ou cavanhaque.
Se você tiver um pouco mais de tempo para passar todas as manhãs em frente ao espelho, poderá escolher um estilo de pelos faciais que exija mais tempo, como a barba por fazer, que exige cortes e cortes frequentes (se não diários), ou uma barba longa que precisa de mais tempo e atenção.
Melhores estilos de pelos faciais a serem considerados
1. A barba longa mais curta
Barbas que rivalizam com as de Rasputin estão, como o místico russo, mortas e enterradas. O que é uma dádiva de Deus para aqueles que sempre se sentiram um pouco ridículos com um esporte. Em vez disso, os especialistas do mundo da barbearia preveem que este ano uma versão mais calma e controlada virá à tona.
“Essa abordagem mais curta da longa barba segue o formato do rosto”, diz o diretor artístico da Ruffians, Denis Robinson. “Além disso, as linhas da bochecha são nítidas para contrastar com o crescimento completo, natural e imprevisível abaixo. Em termos de comprimento da barba, a parte inferior fica até cinco centímetros abaixo do queixo.
Para quem é?
O hirsuto. “Este estilo só funciona se você tiver um grande crescimento de pelos faciais”, diz Robinson. “É uma boa forma de esconder um queixo menor, um queixo duplo ou alongar um rosto mais redondo; mas se você tem um rosto mais comprido, escolha uma barba um pouco mais curta.”
Como conseguir isso
Além do Miracle-Gro (que realmente não sugerimos colocar no seu rosto), você precisará de paciência, principalmente. Sendo o estilo de pêlo facial masculino mais longo desta lista, pode levar alguns meses para atingir o comprimento necessário.
“Apenas certifique-se de não remover nenhum peso ou cabelo do interior da barba (especialmente embaixo, entre o queixo e o pescoço)”, diz Robinson. “É esse cabelo que acabará por formar a base e sustentar a barba cheia. Além disso, só apare as linhas nas bochechas se elas estiverem crescendo muito.” Depois de crescer e aparar a barba para se adequar ao seu rosto, o cuidado é fundamental.
“Use um shampoo hidratante para barba uma vez a cada poucos dias para ajudar a barba a reter a umidade, caso contrário ela pode descamar e causar caspa na barba”, alerta Robinson. “Enquanto estiver úmido, passe um pouco de óleo de barba com as mãos para mantê-lo úmido.”
Para um estilo mais completo e para eliminar quaisquer dobras ou cachos malucos, você pode aplicar um pouco de pasta de cabelo. “Adicione isso a uma barba úmida e seque com potência média enquanto escova para relaxar os cabelos. Isso não apenas fará com que sua barba pareça mais longa, mas também tornará mais fácil modelá-la e estilizá-la.
2. A barba curta
Apesar de parecerem IDGAF, barbas grandes exigem muito tempo e cuidado para serem mantidas – “especialmente a forma e a plenitude”, diz o gerente geral da Pall Mall Barbers, Daniel Davies. “Barbas mais curtas, no entanto, costumam ser mais fáceis de cuidar.”
Pêlos faciais atenuados (pense em Ryan Gosling ou Aaron Paul) podem combinar com a maioria dos estilos de cabelo e oferecem uma aparência versátil que parece inteligente e robusta ao mesmo tempo. “[A short beard] acompanha os ângulos do rosto e a barba fica rente às bochechas, com os cabelos medindo cerca de 1 cm”, diz Robinson. “À medida que a barba se aproxima do queixo, ela fica um pouco mais longa para alongar o rosto e dar à barba um formato mais masculino.”
Para quem é?
Bons produtores, por assim dizer. Embora um estilo de barba mais curto não exija que você tenha pelos faciais equivalentes ao Fabio, você ainda precisará de ampla cobertura.
“Você precisa ser capaz de deixar crescer todo o cabelo para isso, pois deseja evitar manchas e linhas irregulares”, diz Robinson. “Em termos de adequação do formato do rosto, de modo geral, esse estilo é alcançável e adaptável, e veremos muitos.”
Como conseguir isso
Como um homem sábio (provavelmente) disse uma vez: “Uma barba cuidada nunca cresce”. Ou algo assim. Então você ficará feliz em saber que não deve demorar muito mais do que um mês para estabelecer as bases para este.
No entanto, requer manutenção quando estiver em plena floração. “Você precisará de cortes quinzenais, feitos pelo barbeiro ou em casa com um conjunto de aparadores decentes”, explica Robinson. “Você também precisará manter sua pele em bom estado, então certifique-se de esfoliar e hidratar ao redor da barba e de usar um óleo de barba ou bálsamo de barba para manter cada cabelo hidratado.”
Dica bônus: “Para definição extra acima das bochechas, use um conjunto de detalhadores para obter uma linha bem definida”, diz Robinson.
3. O bigode
Há muito ridicularizado como propriedade de Tom Selleck e das estrelas porno dos anos 1970, o bigode – graças a iniciativas como o Movember e a uma reação geral contra a omnipresença das barbas – está a fazer um regresso triunfante. E a decisão não é tanto usar ou não, mas como usá-lo.
“Deixar o cabelo crescer mais pronunciado no lábio superior proporciona contraste e forma, quer você opte por justapô-lo com um rosto bem barbeado ou uma barba bem cuidada”, diz Robinson.
Para quem é?
Desde que você tenha meios para deixar seus pelos faciais crescerem e paciência para cuidar deles, um bigode combina com a maioria dos homens. E há muitas variações para que você possa ajustar a sua ao seu gosto.
Mas pense se um bigode combina com seu estilo pessoal antes de se comprometer. “Um bigode provavelmente combinará melhor com seu visual se você tende a se vestir bem em vez de usar roupas esportivas e tênis”, diz Robinson. Caso contrário, você parece um personagem do Crystal Maze de 1992.
Como conseguir isso
Aguarde, porque esse estilo de pelos faciais vai crescer em você. Literalmente. Por cerca de meio ano. “A melhor maneira de deixar crescer o bigode é simplesmente deixá-lo por cerca de seis a oito meses”, diz Robinson.
“Nunca apare acima da borda; apenas direcione os cabelos para cada lado do filtro. Você deve usar um pente para bigode ou barba para alisá-lo de vez em quando e aplicar cera para mantê-lo em forma e brilhante.” Se a perspectiva de um tache tradicional for demais, tente suavizar o golpe enquadrando-o em uma barba existente. “É uma versão moderna de um clássico histórico”, diz Davies. Veja o lábio superior de Henry Cavill para se inspirar.
4. Restolho
Procurando por algo que fique entre um estilo de barba bem barbeado e a afirmação de penugem completa? Ou talvez você goste de ter barba, mas seu chefe não gosta muito disso. Então talvez seja hora de contar com a ajuda de um designer.
Longe de ser um visual exclusivo para pessoas com problemas foliculares, a barba por fazer bem aparada é o estilo preferido de homens exigentes, incluindo Tom Ford e Jason Statham, devido à sua capacidade de contornar um rosto em proporções de primeira linha.
Para quem é?
Qualquer pessoa que não possa (por causa da genética ou outros motivos) ou não queira deixar a barba crescer. “A barba por fazer também combina com um rosto mais cheio e evita que pareça muito redondo porque a definição é criada pelas linhas”, diz Robinson.
E é versátil para inicializar. “A barba por fazer não vai ditar o seu penteado tanto quanto ter uma barba de verdade.”
Como conseguir isso
“Permita que seu cabelo cresça até coçar e observe onde o crescimento do cabelo começa, termina, é irregular ou irregular”, diz Robinson. “Use as linhas criadas pela sua estrutura óssea para ajudar a orientar onde você deseja manter a barba por fazer e faça a barba úmida de todo o resto.”
Use uma navalha de boa qualidade para as linhas das bochechas. Ao cortar a barba até o comprimento desejado, use um conjunto de aparadores de barba (com a proteção ajustada para cerca de 3 mm a 5 mm) e certifique-se de limpar as proteções e a cabeça da navalha após o uso. Caso contrário, pode pegar bactérias e causar irritação ou infecção.”
Alternativamente (e especialmente se você sofre de erupção cutânea ao barbear), experimente uma barba curta sem forro, mas diminuindo o comprimento. “Isso combina com caras que têm um rosto esculpido que precisa ser suavizado”, diz Davies. “Esmaeça o pescoço e as bochechas em uma nota mais curta para suavizar todo o rosto.”
Se você trocar o barbear úmido por uma barba curta, lembre-se de cuidar também da sua pele. “Você deve usar um esfoliante para levantar o cabelo”, diz Davies. “Isso evita pêlos encravados e deve ser seguido por um hidratante leve aplicado no rosto e na barba por fazer.”
5. Costeletas
Aparadores, bigodes, costeletas de carneiro. Seja qual for o nome pelo qual você os conhece, provavelmente não sabe por que estamos sugerindo este produto básico vitoriano para uma caneca moderna. Ouça-nos.
“É um visual clássico”, diz o especialista em cuidados masculinos da Sassoon, Joshua Gibson. “Basta pensar na lenda do futebol George Best ou no líder do Supergrass, Gaz Coombes.” Ok, não é para todos, mas com os anos setenta de volta ao estilo de pelos faciais masculinos, é a solução certa se você está ansioso para perder a barba em favor de algo menos banal.
Para quem é?
Como dissemos, nem todos. Mas do ponto de vista do formato do rosto, as costeletas são bastante igualitárias. “Eles são especialmente bons para rostos mais longos, pois ampliam sua aparência”, diz Gibson.
Como conseguir isso
Como sempre, trata-se do crescimento dos pelos faciais – cerca de duas semanas para ser exato. Depois de ter uma cobertura decente, raspe o rosto e o pescoço, tomando cuidado para deixar um pouco de espaço ao redor dessas belezas. Em seguida, apare as costeletas no comprimento e espessura desejados (que devem ser consistentes com o resto do cabelo) e afine-as ou dê-lhes uma borda inferior limpa.
“O comprimento das costeletas deve refletir o quão sutil ou extremo você deseja que o efeito seja”, diz Gibson. “É sempre melhor referenciar sua escolha de comprimento com uma característica do rosto, como a linha dos lábios ou do queixo. Cortadores ou detalhistas pequenos são bons para manter o comprimento, pois a lâmina é pequena, mas afiada e ideal para delinear.
“É melhor contratar um estilista para fazer isso por você”, diz Gibson. “Especialmente se você for mudar de uma barba cheia.”
Ilustrações de Leon Bowers para FashionBeans.