Guerra, hein, sim. Para que serviu? Absolutamente nada. Além de, talvez, moldar praticamente tudo que está pendurado no guarda-roupa masculino hoje em dia.
Os conflitos do século XX podem ter sido totalmente indesejáveis, mas é possível que, sem eles, os homens ainda estivessem presos em uma camisa de força indumentária.
Camisetas de gola redonda, calças chino, jaquetas bomber; tudo isso infiltrou-se na moda a partir da linha de frente, e poucos estão mostrando sinais de recuo, mas houve um tempo em que os dois eram interdependentes.
“É mais uma via de mão dupla do que as pessoas percebem”, diz Amber Butchart, historiadora de estilo e palestrante no The London College of Fashion. “Séculos atrás, quando os uniformes militares eram padronizados, a maior parte do design vinha dos cortes da moda da época.” O outro lado disso era a inspiração que essas adaptações militares então devolviam aos designers, em Nova York, Paris e Londres.
Talvez seja a natureza atemporal e funcional das vestimentas que tanto atrai os homens. Talvez sejam as associações com heroísmo. De qualquer forma, é difícil errar com roupas militares. É por isso que alistar esses itens básicos de traje de batalha é uma missão crítica para seu guarda-roupa.
Peças de moda masculina que começaram no exército
O sobretudo
A moda masculina e o traje militar são aliados próximos há tanto tempo que as origens de peças individuais às vezes são obscuras. Como é o caso do trench coat, com os conterrâneos Aquascutum e Burberry ambos reivindicando uma posição.
“Thomas Burberry foi contratado pelo Ministério da Guerra para criar uma peça de roupa externa adequada para soldados na linha de frente durante a Primeira Guerra Mundial”, diz Butchart, apoiando o último. “Ele então desenvolveu um tecido repelente de água e o sobretudo como o conhecemos hoje surgiu.”
Hoje em dia, a silhueta elegante e com cinto é considerada um item essencial de luxo e, como tal, gerou muitas variações, incluindo cortes longos e curtos, abotoamento simples e duplo, e até mesmo estilos modernos com toques de cor.
Camiseta branca
É difícil imaginar como seria a vida se o item de moda masculina mais icônico do mundo continuasse sendo apenas uma peça de roupa íntima.
“Não é tanto uma peça de tendência, mas sim uma peça perene em que muitos confiam”, diz Henry Wilfrid, um estilista masculino que trabalhou com marcas como Tom Ford, Dunhill e Reis.
A versão mais clássica da camiseta, uma gola redonda de algodão branco de manga curta, surgiu pela primeira vez como schmutter de edição padrão para a Marinha dos EUA e, mais tarde, para o exército na década de 1910. Quando a guerra terminou, dezenas de milhares de soldados levaram a moda para casa com eles. Brando, Dean, Beckham. O resto, como dizem, é história.
Relógio de piloto
Desde que o homem voou pela primeira vez, os relojoeiros têm trabalhado duro para criar um relógio que o ajude a pousar em seu destino na hora certa.
O relógio do piloto é o fruto do trabalho deles. “É um ótimo exemplo de função sobre a forma”, diz Terry Markham, chefe de compras da WatchShop.com. “A beleza do design do piloto é que ele vem em uma paleta de cores simples, é fácil de ler, não é abertamente marcado e pode ser usado bem para cima ou para baixo.”
Uma das escolhas mais populares no mercado, os melhores relógios de piloto são cronógrafos com recursos como engastes unidirecionais, ponteiros luminescentes e são ladeados por uma pulseira de couro ou OTAN.
A jaqueta bomber
Como a maioria das roupas militares, a jaqueta bomber foi desenvolvida originalmente como uma vestimenta utilitária, projetada para manter os pilotos aquecidos em cabines tão frágeis e finas que congelar era um risco tão grande quanto ser atingido por um tiro.
Os primeiros modelos eram feitos de couro resistente e forrados com pele de carneiro isolante (mais parecida com o que hoje é conhecido como “jaqueta de aviador”), mas hoje é mais comum ver o modelo de náilon MA-1 voando pelas pistas.
“A jaqueta bomber tem sido uma peça-chave por algumas temporadas agora”, diz Wilfrid. “Para uma interpretação mais formal, procure por acabamentos em couro ou mesmo estilos feitos com um tecido de veludo.”
Calças de algodão
Quando se trata de calças que ficam justas estrondo entre o elegante e o casual, seria difícil encontrar um par que combinasse melhor com isso do que uma calça chino.
“Antes de chegar aos campi universitários dos EUA em meados do século XX, as calças chino eram feitas para a batalha”, diz Chris Gove, diretor criativo da marca britânica de roupas masculinas Percival. Desenvolvidos a partir de cáqui, que foram criados como uma forma de camuflar as tropas britânicas estacionadas na Índia, os chinos eram feitos de algodão sarja puro em um tom arenoso e marrom-claro para fornecer um meio resistente e confortável de ficar discreto durante a guerra em lugares empoeirados.
“Hoje em dia, as calças chino não farão muito para mantê-lo incógnito, mas oferecem uma maneira atualizada e simplificada de arrasar no estilo da Ivy League, com a mesma durabilidade.”
Botas de Deserto
Enquanto estava estacionado na Birmânia na década de 1940, um jovem Nathan Clark cronometrou as confortáveis botas de camurça usadas por oficiais fora de serviço e fez o que qualquer magnata da moda sensato e iniciante faria. Ele disse “vou ter isso” e foi para casa para colocar o calçado em produção.
Mais de meio século depois, a bota de deserto é um dos calçados mais populares e versáteis do mercado.
“É o melhor compromisso entre o elegante e o casual”, diz Daniel Johnson, um estilista que trabalhou com nomes como Ralph Lauren, Paul Smith e Hermès. “Eu pessoalmente procuraria um par feito de camurça em vez de couro, estilizado com jeans denim com orla ou calças de cashmere macias.”
O casaco de pavão
A vestimenta militar masculina não vem apenas dos céus ou da terra firme; os heróis do mar forneceram aos civis inúmeros itens essenciais modernos, incluindo o sobretudo.
Produto do traje náutico do século XIX, esse estilo curto e trespassado fez sucesso na moda masculina após a Segunda Guerra Mundial devido ao excedente do pós-guerra e ao baixo custo subsequente.
“A herança da Marinha é o motivo pelo qual os casacos de lã tendem a ser azul-marinho”, explica o editor americano do Mr Porter, Dan Rookwood, que sugere procurar um estilo moderno construído com alto teor de lã. “Ele terá um preço mais alto, mas o investimento valerá a pena.
Casaco
Por mais difícil que seja acreditar, seu avô não é o criador do cardigan. Este clássico geek chic também tem raízes militares.
“O sétimo conde de Cardigan, James Thomas Burdenell, reivindica sua ascendência, tendo-o encomendado para soldados britânicos durante a Guerra da Crimeia”, diz Gove. Os designs iniciais eram coletes sem mangas vagamente baseados em coletes, mas designs com mangas logo surgiram.
O cardigan agora é amado por seu isolamento, não apenas por aposentados, mas praticamente por todas as tribos e subculturas de estilo imagináveis. Se você ainda precisa ser convencido de que o cardigan é legal, Kurt Cobain não se cansava deles.
Calças de combate
Temos certeza de que as calças cargo passaram por uma jornada difícil durante a Segunda Guerra Mundial, quando as forças britânicas dependiam de seus bolsos de remendo para guardar curativos de campo. Mas isso não é nada comparado ao que elas suportaram durante os anos noventa nas mãos das boybands.
Felizmente, esses kecks de combate funcionais têm aumentado sua classificação nas últimas temporadas. “Bolsos laterais de remendo em calças casuais sob medida têm sido uma tendência de queima lenta por um tempo, e agora os vemos nas ruas principais”, diz Wilfrid.
Não mais privilégio dos pais de fim de semana, designers e marcas trabalharam duro para produzir calças cargo mais justas que poderiam facilmente substituir calças em dias mais casuais. Desde que não fechem no joelho.
Lições de estilo para aprender com os militares
Vá com tudo verde
Mesmo que uma vestimenta militar tradicional não seja sua arma preferida no guarda-roupa, você ainda pode aderir ao estilo militar utilizando sua paleta de cores preferida.
“Tons de verde são uma tendência de cor fundamental”, diz Wilfrid, sem dúvida por causa da capacidade de serem usados em tons variados da cabeça aos pés, ou combinando com tudo, desde jeans preto quando usado como casaco até um terno quando usado como gravata de tricô.
Prepare-se para a guerra
Por mais que gostássemos dos bonecos Action Man da nossa infância, vestir-se como um na vida adulta nunca deve ser o objetivo. Lembre-se de que sobretudos militares, duffles e ervilhas em particular podem unir forças com uma variedade de outros trajes.
“O peacoat é extremamente versátil em termos de estilo”, diz Rookwood. “Seu comprimento é maior que o de um blazer, e tende a ser mais largo no ombro, então pode ser facilmente usado sobre um terno.”
“Dito isso, ele também fica elegante usado casualmente com jeans escuros com orla e botas brogue marrons.” Resumindo: escolha certo e você terá a armadura para um ataque inteligente e uma defesa mais conservadora e casual.
Analise os detalhes
Você não precisa ser um grande fã de Michael Jackson (ou de encenações de batalhas, nesse caso) para saber que as vestimentas militares podem ser cheias de detalhes.
“Elas nasceram da necessidade na linha de frente”, diz Butchart. “As dragonas estavam lá para segurar luvas ou gorros. Enquanto as tiras da cintura eram originalmente usadas para segurar granadas ou espadas.”
Respeite as funções, mas lembre-se de que muitos detalhes podem fazer um item parecer mais casual. Ao comprar um novo, prefira exemplos com menos sinos e apitos para garantir que eles combinem melhor com tudo em seu guarda-roupa.
Vá Comando
As primeiras solas de borracha a chegar ao mercado de calçados apresentavam um design de piso chamado de ‘Carrarmato‘, a palavra italiana para tanque. Então não é surpresa que o design inspirado em caminhadas logo acabasse nos pés de soldados de infantaria.
Hoje em dia, solas de comando resistentes não são apenas uma maneira de navegar facilmente na chuva, no gelo e na neve, mas também uma maneira de saudar as forças sem se desviar para o território da fantasia.
“Recentemente, essas solas grossas de piso têm sido aplicadas a tudo, de botas a sapatos urbanos, como brogues e Derbies”, diz Gove. “Use-as com um terno ou uma combinação simples de calças e camiseta.” Exagerar é seu inimigo aqui.
Mantenha essas botas engraxadas
Os militares farão de tudo para deixar suas melhores botas brilhando, mesmo depois de uma corrida de 10 milhas em condições de banho de lama. Então, não há desculpa para você ter um par de stompers sujos nas pontas das pernas.
“É importante cuidar dos sapatos de couro usando um spray ou protetor porque o couro é um produto natural, então reage ao clima e às temperaturas”, diz o gerente de compras de Kurt Geiger, Robbie Evans. “Ao tratá-los, você poderá proteger e prolongar as fibras naturais e a aparência geral e a qualidade por mais tempo.”
Se estiver cauteloso com produtos químicos em seus clodhoppers, você pode usar um condicionador de couro natural feito de algo como cera de abelha. Massageie isso no couro em movimentos circulares sempre que estiver seco para ajudar a manter seus sapatos macios e flexíveis.
Treinamento básico
No que diz respeito a guarda-roupas militares, tudo se resume ao básico. Sem um exército de clássicos como a camiseta branca, não há esperança de avançar seu estilo.
“Se você não tem o básico no seu guarda-roupa, você vai achar difícil montar looks”, diz Sarah Gilfillan, estilista e fundadora do serviço de compras pessoais masculinas SartoriaLab. “Essas peças dão uma tela em branco na qual você pode adicionar mais peças de tendência ou de declaração.”
Vista uma camiseta branca bem ajustada, uma camisa Oxford azul-celeste, um moletom cinza, um sobretudo de lã de qualidade e um jeans escuro resistente.
Abrace o Tuck
Um fuzileiro naval cujo conhecimento sobre como enfiar camisas na calça chega ao ponto máximo de “enfiar nas calças e torcer pelo melhor” pode esperar gritos de um sargento instrutor com o rosto vermelho.
Para os civis, no entanto, há Não há tal pessoa para nos manter no passo da alfaiataria. O que significa que vale a pena aprender a fazê-lo da maneira certa, sem prompt.
“A dobra militar se refere a uma técnica de enfiar uma camisa perfeitamente para dentro das calças”, explica Gilfillan. “É obtida puxando a camisa para baixo e enfiando firmemente antes de fazer uma dobra vertical em cada lado da cintura para se livrar de qualquer excesso de tecido.” Sem nenhum tecido solto em volta da cintura, você está pronto para ir.
Organize com precisão militar
Você já se perguntou como os militares conseguem pular da cama em um segundo aviso às cinco da manhã e ainda parecerem arrumados? Uma palavra: organização.
“Embora possa não vir naturalmente, vale a pena ser organizado com seu guarda-roupa”, diz Gilfillan. “Muitos caras compram itens e depois descobrem que não têm nada para usá-los. Ao adicionar itens ao seu guarda-roupa, pergunte a si mesmo se você pode usar algo com pelo menos três coisas diferentes.”
Além disso, considere organizar os itens do seu guarda-roupa por tipo, para que fique óbvio o que está faltando e reserve um tempo no fim de semana para montar looks para referência futura.