Conseguir lidar com a aparência ideal pode ser um desafio. Desde encontrar o terno perfeito até garantir que todos os acessórios estejam no ponto, estaríamos mentindo se disséssemos que não escorregamos de vez em quando.
Com tanto a considerar ao elaborar uma roupa, o fácil é muitas vezes tudo menos isso, e ocasionalmente os detalhes são negligenciados. Com isso em mente, identificamos os descuidos mais comuns que podem estar segurando seu visual e mostramos como fazer para consertar as coisas.
Bolsos salientes
Embora sirvam como convenientes carregadores para os pequenos itens essenciais da vida, encher demais os bolsos de suas calças jeans ou chinos pode destruir rapidamente um visual. Na melhor das hipóteses, esse pecado pode desfazer a nitidez de uma silhueta que você trabalhou duro para aperfeiçoar, na pior das hipóteses, pode ser confundido com uma anormalidade física bizarra.
A solução rápida para o volume do bolso é simplesmente não carregar nada neles e colocar tudo em um weekender. Dificilmente prático. Além disso, nem sempre queremos, ou precisamos, carregar uma bolsa, não é?
Uma mudança fácil que pode ser feita é diminuir o tamanho da carteira, o que é misericordiosamente muito mais fácil do que mudar seu próprio excesso. Livre-se de recibos antigos, jogue fora cartões-presente vencidos e reduza a quantidade de troco que você carrega. Melhor ainda, troque a carteira inteira por um porta-cartões de couro mais fino e estiloso.
Cadarços de qualidade inferior
Costuma-se dizer que uma das primeiras coisas que as outras pessoas notam na aparência de um homem são seus sapatos – e isso, sem surpresa, inclui cadarços. Embora possa parecer picuinhas, é esse nível de atenção aos detalhes que ganha sérios elogios de estilo.
Assim como roupas íntimas, os cadarços devem ser substituídos em intervalos regulares – especialmente quando parecem gastos, estão sujos ou perderam o ângulo (o revestimento de metal ou plástico na ponta do cadarço). Este conselho não se aplica apenas a sapatos formais. Uma das maneiras mais fáceis de fazer um par de tênis brancos parecer mais limpo é lavar ou substituir os cadarços por um novo par branco.
Se você não confia em si mesmo para manter o controle dos seus cadarços, opte por calçados sem cadarço, como monkstraps ou mocassins, para ocasiões mais elegantes, e tênis sem cadarço para dias mais casuais.
Corte de punho de camisa
Os puristas argumentariam que nenhum homem está remotamente bem vestido em um terno a menos que meia polegada do punho da camisa esteja aparecendo para fora do braço do paletó. Embora normalmente não sejamos do tipo que endossa tais declarações extremistas, o corte do punho realmente separa os homens da alfaiataria dos meninos.
Claro, a quantidade de camisa que deve ficar à mostra varia de pessoa para pessoa, porque é influenciada pelo seu tipo de corpo. Para fazer isso direito, primeiro certifique-se de que a jaqueta termine no osso do seu pulso. A partir daí, homens mais altos que desejam parecer mais proporcionais devem mostrar o mínimo de punho, enquanto homens mais baixos que buscam a ilusão de altura devem mostrar um pouco mais. Para qualquer um no meio, a média é de cerca de meia polegada a três quartos.
Tenha isso em mente ao montar qualquer look formal e você estará muito mais perto de atingir um estilo impecável. Você pode até considerar fazer a mesma coisa em looks casuais ao sobrepor suéteres e jaquetas para adicionar detalhes extras.
Esquecendo de verificar a previsão do tempo
As roupas podem ser planejadas nos mínimos detalhes antes de dormir, mas se você acordar com chuva torrencial e tempestades, aquela jaqueta de camurça não vai sair de casa.
Tente evitar definir roupas em pedra. Um dos benefícios de construir um guarda-roupa cápsula sólido com base em peças que funcionam todas juntas é que as opções podem ser mantidas em aberto até uma varredura final de um aplicativo de clima.
Durante os meses em que o clima é conhecido por ser particularmente imprevisível, nunca é demais levar um guarda-chuva, um cachecol leve/pesado (dependendo da estação) e um par de óculos de sol clássicos para garantir que você esteja pronto para qualquer coisa que a Mãe Natureza lhe reserva.
Escolha ruim de meias
Roupas íntimas, mais especificamente meias, dividem os homens em três grupos distintos: aqueles que “entendem” (ou seja, consideram as meias parte integrante do visual geral), aqueles que as consideram uma reflexão tardia (ou seja, uma mera camada de tecido — possivelmente furado — entre os pés e o calçado) e, por último, aqueles que não usam nada (ou seja, o pessoal das meias).
Falando especificamente para o grupo do meio, não há desculpa para presumir que ninguém verá suas meias. Se suas calças servirem corretamente; sempre que você cruzar as pernas ou subir escadas, elas ficarão à mostra. E, portanto, trate-as com a mesma severidade que seu casaco de inverno.
O segredo é usar cores neutras na maior parte do tempo, combinando o tom das meias com as calças em vez de calçados ou outro elemento de uma roupa, como uma gravata ou cachecol. Claro, meias coloridas ou contrastantes (mas nunca novidade) podem ser usadas, mas certifique-se de que isso seja comunicado como uma decisão consciente. Por fim, trate as meias como peças sazonais. Use estilos mais grossos e texturizados no inverno, quando o calor é necessário, e opte por algodão leve ou versões invisíveis que permitem que os pés respirem durante os meses mais quentes.
Não reservar tempo para sua gravata
Se há uma garantia de guarda-roupa, é a gravata. Em algum momento, todo homem escolherá/será forçado a usar uma – seja em um casamento, entrevista de emprego ou funeral. E uma gravata bem amarrada pode mudar um visual de nível médio para executivo em um instante.
Poucos jogos de gravata masculinos são de primeira linha, então vale a pena reservar um tempo para acertar este. As coisas mais importantes a lembrar são combinar o nó da sua gravata – que afeta tanto o tamanho quanto como ela fica – com o estilo do colarinho, antes de adicionar uma boa covinha.
Diretrizes para nó de gravata
Não sabe como dar um nó em uma gravata que combine com sua camisa? Siga estas diretrizes gerais e considere usar um suporte de colarinho para ajudar suas camisas a ficarem elegantes:
- Gola de ponta clássica: Uma gola estreita é ótima para alongar rostos redondos. Mantenha a gravata em proporção com um nó elegante de quatro mãos.
- Gola semi-cortada: O colarinho padrão na maioria das camisas. Mantenha-o clássico com um nó meio Windsor.
- Coleira Penny: A gola arredondada, menos comum, não oferece muito espaço, então opte por uma fina, tipo four-in-hand.
- Camisa de gola aberta: Um Windsor completo, sem dúvida. Esqueça as imagens de jogadores de futebol profissionais e “poderosos”, o mais grosso e largo dos nós é necessário para preencher o vazio ao usar uma camisa de colarinho aberto.
A covinha
Uma covinha é criada como uma das etapas finais de amarrar uma gravata. Dobre um vinco no centro da gravata no nó, logo antes de apertá-lo. Certifique-se de segurar o vinco enquanto aperta o nó para garantir que ele fique no lugar e centralizado.
Má gestão do guarda-roupa
Qualquer homem que leve o estilo a sério provavelmente já gastou uma boa quantia de dinheiro em roupas, sapatos e tudo mais ao longo dos anos – então é econômico cuidar de tudo isso.
Comece atualizando os cabides. Versões baratas de arame que dobram em vez de sustentar a peça não farão nenhum favor às peças de investimento. Troque-os por plástico mais resistente ou, melhor ainda, por aqueles de madeira para ajudar as roupas a manterem seu formato. Lembre-se de pendurar apenas camisetas, camisas, agasalhos e calças; pendurar suéteres ou cardigans de tricô leva à deformação.
Um guarda-roupa também não deve ser muito cheio. As peças não só precisam de espaço para respirar, como amontoar muitas em um espaço leva a vincos e também impede que você veja claramente as armas à sua disposição ao montar um look. Guarde peças fora de estação ou invista em um trilho adicional para aproveitar ao máximo qualquer espaço disponível.
Calçados também exigem um pouco de TLC. Tire um tempo para limpá-los e poli-los regularmente, e coloque uma forma de sapato em seus melhores sapatos após cada uso para ajudar a absorver a umidade e manter o formato do couro, aumentando assim sua vida útil.
Marcas de desodorante/suor em suas camisas
Manter a calma é um pouco complicado. Marcas de desodorante são o inimigo, mas quem quer manchas de suor? Aprender a ficar por dentro de ambos rende dividendos o ano todo.
É verdade que elas não são as manchas mais embaraçosas de todas, mas marcas de desodorante não são menos desagradáveis e são inevitáveis se você estiver com pressa e usando roupas escuras. Para se livrar delas, alguns aconselham esfregar a marca suavemente com um par de meias femininas, pois a estática ajudará a soltar os resíduos. É provável que você não tenha um par dessas na sua bolsa de trabalho, então usar uma toalha úmida é a próxima melhor opção até chegar em casa.
Quanto às manchas de suor, é melhor prevenir do que remediar. Se um desodorante (que mascara o cheiro das axilas, mas não fecha a torneira) não está funcionando para você, troque para um antitranspirante, que na verdade previne o fluxo. Além disso, deixe de lado a caneca de café e o almoço picante, pois ambos fazem as glândulas sudoríparas ficarem sobrecarregadas.
Não passar suas roupas corretamente
Não importa quanto dinheiro ou tempo seja gasto em uma roupa, vincos indesejados darão a impressão de que você simplesmente não se importa.
Camisas são frequentemente o ponto crucial do problema, especialmente para novatos em passar roupa. Comece passando a gola, primeiro na parte de baixo, depois na parte de cima. Passe para os punhos, que devem estar bem dobrados. Depois as duas metades da frente – primeiro, passe entre os botões, antes de alisar o resto. Depois de fazer isso, vire e passe a parte de trás, começando na parte de cima (conhecida como jugo) e contornando uma prega de caixa, se houver.
Passar as mangas deve ser feito por último, pois são as mais difíceis de acertar. Ao contrário de outras áreas, aqui você está passando duas camadas de uma vez, então o segredo é garantir que o tecido esteja completamente plano e alisado antes que o ferro o toque. Camisas sociais formais devem ter um vinco na manga, então encontre o vinco existente começando no ombro e trabalhe para baixo. Para camisas mais casuais que não exigem um vinco, tente enrolar uma toalha e colocá-la dentro da manga – você conseguirá passar corretamente sem a linha reveladora.
Claro, a opção do homem preguiçoso/inteligente (dependendo de como você encara) é comprar um vaporizador, que funciona para aliviar os vincos ao usar o calor para relaxar as fibras da roupa.
Usando seu prendedor de gravata errado
As barras de ligação têm feito um retorno lento e constante já há alguns anos, mas fazê-las corretamente pode ser mais difícil do que você imagina.
A largura da barra de gravata, por exemplo, é ditada pela largura da gravata e deve cobrir cerca de três quartos (mas nunca ficar pendurada na borda). Quanto ao metal, a prata é uma favorita perene, pois combina bem com a maioria das combinações de terno e gravata. Para ocasiões seriamente formais, uma barra de gravata deve ser do mesmo metal que seu relógio, aliança de casamento e quaisquer outros acessórios metálicos que você esteja usando.
O comprimento e a cor corretos ainda podem se desfazer se a barra for colocada incorretamente. Existem dezenas de fórmulas matemáticas totalmente desnecessárias por aí para ajudar a encontrar a medida precisa de onde uma barra de gravata deve ficar. Um método muito mais simples que preferimos é colocá-la entre o terceiro e o quarto botão da camisa.
Por fim, e mais fácil e crucial, uma barra de gravata não serve apenas para decoração. Todo o seu propósito é evitar que a gravata fique balançando com o vento. Certifique-se de prender não apenas as duas pontas da gravata, mas também prendê-la à abertura da camisa. Depois de presa, puxe a gravata um pouco acima do clipe para permitir uma folga extra para movimento. É difícil parecer elegante quando seu pescoço está firmemente preso no lugar o dia todo.