Houve um tempo, junto com as balaclavas, as bolsas de brindes e as blusas listradas em preto e branco, em que um moletom com capuz era algo que imediatamente o identificaria como um possível ladrão e um sujeito totalmente injusto.
Mas, por mais que essa humilde peça esportiva tenha o potencial de fazer os transeuntes se afastarem, agora mesmo pedimos que você siga as dicas de estilo de David Cameron (lembra dele?) e aprenda a usar um moletom com capuz da maneira certa.
Por quê? Bem, praticidade à parte, graças a uma reformulação do designer, o moletom com capuz deixou de ser o uniforme de fato de adolescentes raivosos para se tornar o item mais provável de cobrir as costas de homens bem-vestidos.
O único perdedor aqui é o chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, cujo moletom normcore acaba de se tornar totalmente #menswear. Má sorte, Mark.
A História do Moletom com Capuz
Muito antes de se tornar testemunha de negócios duvidosos em becos escuros, o moletom com capuz era o uniforme dos campeões. OK, então isso é um pouco exagerado, mas a empresa de roupas esportivas Champion Products reivindica a criação do primeiro moletom com capuz do mundo na década de 1930.
Não é preciso ser um gênio para descobrir que — vejam só — o moletom com capuz foi criado para manter os atletas aquecidos e secos em climas miseráveis. Desde então, ele foi adotado pela cultura hip-hop, skatistas, praticantes de snowboard, jovens adultos raivosos, despedidas de solteiro, estudantes universitários e (o motivo de estarmos aqui) a passarela.
O Retorno do Moletom com Capuz
Embora na semana de moda, muitos veículos de notícias se deliciem em ridicularizar os looks de passarela mais escandalosos que podem encontrar, na verdade, a maioria das peças de moda masculina nasceu da praticidade. E é exatamente isso que aprender a estilizar um moletom com capuz oferece: conforto, conforto e mais conforto.
O retorno do moletom sinaliza que estamos agora no auge do athleisure. Tendo abordado com sucesso o vestuário esportivo de luxo em suas várias formas, era apenas uma questão de tempo até que a moda masculina colocasse suas luvas no item básico de quase um século.
Todos, desde os novatos vendedores de streetwear (Off-White, Vetements) até os pesos pesados mais estabelecidos da moda masculina (Balenciaga, Versace), começaram a lançar versões de alta qualidade em suas coleções, o que significa que a histeria dos moletons com capuz deve continuar por algum tempo.
Para começar a usar o visual com antecedência, aqui estão cinco maneiras aprovadas por especialistas de usá-lo.
Como estilizar um moletom com capuz
Como parte de um visual em camadas
Por mais que estejamos alardeando o poder de como estilizar moletons, não pense que usar um é só sobre fazer uma declaração. Quando usado como parte de um visual em camadas, o moletom pode ser surpreendentemente modesto.
O diretor de estilo do Sr. Porter, Olie Arnold, diz: “Um moletom com capuz de cashmere aconchegante é uma ótima peça para usar em camadas em um dia na cidade, que deixará você com um visual elegante e ao mesmo tempo aquecido.”
Para acertar nesse visual, use um moletom com capuz e zíper sobre uma camiseta branca simples de gola redonda, depois adicione um sobretudo ou jaqueta, jeans skinny e um par de tênis novos.
Como parte de um look esportivo
Sempre que conforto e frescor andam de mãos dadas, você pode ter certeza de que seremos animadoras de torcida entusiasmadas. Esse é o caso do athleisure e, graças a esses designers inteligentes de moda masculina, você não correrá o risco de parecer que teve preguiça de trocar de roupa de academia.
O chefe de moda masculina da Jaeger, James Jee, diz: “Já se foram os dias do moletom largo e grande com o logotipo estampado. Os tecidos são mais macios e pesados — um sinal de melhor qualidade do fio e muito mais dele. O ajuste é um pouco mais nítido e limpo.”
Para um estilo totalmente athleisure, combine um moletom preto com calças de corrida pretas e ajustadas e calce um par de tênis de couro minimalistas. Moda com moletom pronta.
Sob uma jaqueta de couro
Se você não se convence com a mistura high-low (não é para todos), então não tem problema ficar em um território mais familiar. Uma combinação de jaqueta de couro e moletom é uma daquelas combinações de baixa octanagem que funcionam bem, estação após estação, e mostrarão ao mundo que você sabe como estilizar moletons.
O chefe de design de moda masculina da Reiss, Alex Field, diz: “Os moletons melhoraram drasticamente em termos de qualidade e caimento. Portanto, os caras estão procurando investir em designs casuais bem ajustados e bem feitos que podem ser usados em várias situações. Seja para ir à academia ou como parte de um visual estiloso fora do trabalho.”
Usando uma jaqueta de couro preta e jeans preto ou índigo como base, experimente moletons de cores diferentes por baixo da sua roupa externa e combine com um par de botas Chelsea de couro ou camurça para dar um toque elegante ao visual.
Com alfaiataria
Se você vai aprender a usar um moletom com um terno ou blazer, você está canalizando um “look” e vai se destacar instantaneamente como um membro de carteirinha do Club Menswear. Mas isso não é motivo para não dar uma chance a essa combinação high-low.
Como Giles Farnham, chefe do River Island’s Style Studio, aponta: “Claro, um moletom com capuz combinado com um par de jeans de perna reta e tênis é uma combinação testada e aprovada que simplesmente funciona. Mas se você está querendo afiar, tente usar uma camada por baixo de um terno desestruturado para uma roupa que rasga o livro de regras tradicional.”
Para arrasar na moda do moletom com capuz por meio de um visual esportivo e terno, experimente um moletom cinza médio com capuz com um terno cinza-escuro e escolha tênis brancos de cadarço no lugar dos seus sapatos de trabalho normais.
Com Calças Sob Medida
Para uma maneira um pouco menos comprometida de misturar o elegante e o casual, um moletom com capuz usado com um par de calças elegantes é sua melhor aposta. Novamente, é uma maneira fácil de evitar aquele temido território adolescente crescido.
O chefe de design de moda masculina da ASOS, Nick Eley, diz: “Estamos vendo uma mudança real em direção ao vestuário ‘high-low’, então combine seu moletom com calças de perna mais larga ou um casaco longo formal.”
Aposte nesse visual optando por um moletom com capuz de cor neutra, depois adicione um par de calças e tênis esportivos de luxo. Se estiver se sentindo corajosa, experimente um pequeno padrão na metade inferior, como riscas ou xadrez.
Como estilizar um moletom com capuz
- Não desenterre seu velho moletom do Linkin Park. Você não é um adolescente angustiado, e não estamos mais nos anos 2000.
- Procure designs de algodão puro para obter qualidade e durabilidade ideais (pontos extras para algodão escovado e construção loopback).
- Os designs de pulôveres geralmente parecem mais elegantes do que os designs com zíper.
- Não vá atrás do último moletom indispensável se quiser usá-lo ao máximo. Em vez disso, opte por um design versátil e atemporal em uma cor que complemente seu guarda-roupa existente.
- Um moletom com capuz ajustado é uma boa maneira de garantir que você tenha uma aparência elegante, em vez de desleixada.
- Em caso de dúvida, deixe o logotipo. Manchas ou tramas manchadas são uma boa maneira de adicionar interesse.
- A menos que você esteja no campus, moletons universitários são proibidos.
- Moletons personalizados com estampas de comédia são sempre um fracasso.
- Mais de 40 anos? Um moletom com capuz em um tecido luxuoso usado com peças separadas sob medida garantirá que você pareça adequadamente adulto.
Marcas-chave
Orçamento
Se você tem muito mês no fim do seu dinheiro, a rua principal tem muitas opções decentes de nível de entrada. A Topman oferece moletons com capuz a preços razoáveis em praticamente todos os tons sob o sol, assim como a mega-cadeia sueca H&M com sua linha esportiva LOGG.
Para algo mais despojado para a academia, a Uniqlo deve ser sua primeira parada. Quer fazer mais uma declaração? Vá direto para a gigante online ASOS, onde você encontrará opções oversized e longline que são ideais para camadas invertidas.
Em outros lugares, os estilos criados pelos reis espanhóis da fast-fashion Zara abrangem desde simples peças do dia a dia até “homenagens” de grifes completas com recortes e estampas da moda.
Moda de rua
Por direito, como usar moletons com streetwear deve priorizar qualidade (algodão puro e pesado é o mínimo) e desempenho em vez de design. Apesar disso, entre os círculos de streetwear, o logotipo é tudo.
Os moletons da marca de skate Palace são excelentes (se você conseguir um) para quem quer ter uma aparência descontraída, enquanto mais acima na cadeia você encontrará a BAPE, sediada em Tóquio, e a cultuada empresa nova-iorquina Supreme, que oferecem moletons streetwear grandes com preços nada streetwear.
Claro, se você quer o melhor, vá para o OG. A linha Reverse Weave da Champion, com seu logotipo clássico escrito à mão, tem sido para os moletons o que a Levi’s é para o jeans por quase 90 anos. Posteriormente, a empresa americana inspirou muitos outros nomes importantes no setor, incluindo Carhartt, Stüssy e até Vetements.
Prêmio
Os moletons de alta qualidade são ideais para combinar com peças mais elegantes e geralmente vêm em tecidos como lã de cordeiro, cashmere e algodão premium para um uso viciante.
A marca favorita de Bond, Sunspel, é nossa dica para uma construção sólida em loopback, enquanto a marca britânica Derek Rose e a empresa italiana Brioni valem a pena ser exploradas se você estiver procurando por designs atemporais em materiais ultraluxuosos.
Com mais de 200 anos de experiência na produção de malhas, não é de se espantar que os zíperes simples de lã merino da John Smedley, sediada em Derbyshire, sejam alguns dos melhores do mercado. Embora mais surpreendentes sejam as ofertas 100% cashmere da Suitsupply, que custam menos de US$ 150.
Tendo feito seus nomes no mundo do vestuário esportivo, coleções de designers como John Elliott, Alexander Wang e Neil Barrett raramente deixam de ter uma versão elevada do essencial loungewear.