Você sabia que o terno cinza usado por Cary Grant em Norte a Noroeste era na verdade um xadrez glen sem aberturas com uma trama azulada e não, na verdade, cinza simples? Você também sabe a diferença entre um xadrez glen e um príncipe de Gales e de qual realeza temos esse nome? A alfaiataria xadrez é boa para o quiz de pub comum, mas é ainda melhor para seu guarda-roupa.
Blazers xadrez estão por toda parte nesta temporada. Tartan, tweed, Prince-of-Wales, glen plaid, window-pane, gun-check; do sutil ao ousado, os xadrezes são uma coisa. As passarelas da temporada estavam inundadas com padrões xadrezes da moda de todas as iterações. Mas não é por isso que estamos dizendo para você adotar padrões em seu guarda-roupa.
Apesar de toda a sua atemporalidade, um blazer xadrez é um ponto de diferença, uma ruptura com o padrão e pode ser exatamente o que você precisa para apimentar seu traje formal e casual.
Um dos designers mais estilosos que existem, Patrick Grant – diretor criativo da E. Tautz – nos diz: “Sempre acreditamos que a alfaiataria precisa evoluir continuamente, precisa parecer nova e relevante, seja em sua construção (mais suave, mais fluida), seu corte (mais reto, mais longo, mais quadrado) ou seu padrão. Para o AW18, continuamos a tornar os padrões em nossas jaquetas mais vívidos, com contraste mais pesado e escala mais grandiosa. Porque achamos que roupas sob medida devem dizer algo ousado.”
Essa é a verdade. Aqui estão cinco maneiras estilosas de usar um blazer xadrez.
Como usar um blazer xadrez
Padrão Pro
Se for sua primeira incursão no padrão, então comece com uma versão casual do blazer xadrez e mantenha-o simples. Por sua própria natureza, os xadrezes carregam um ar de formalidade, especialmente se forem tecidos em cores contrastantes. Para um estilo casual, mantenha o xadrez tonal e em uma escala menor – o xadrez de arma oferece uma ótima versão esportiva dessa noção.
O padrão de armas era tradicionalmente usado em ambientes rurais. Seu nome contemporâneo veio do American Gun Club no final do século XIX, que por sua vez o adotou do lar da maioria dos padrões de padrões de padrões, a Escócia, onde era originalmente conhecido como Coigach, e era um tipo de padrão usado para mostrar sua herança regional – da mesma forma que um tartan representava clãs.
Hoje, o xadrez se traduz perfeitamente em um visual casual mais urbano. A Fendi ofereceu isso em uma gama completa de jaquetas e casacos, de trench coats e capas de chuva a jaquetas bomber e suspensórios.
Esta versão Lardini é perfeita, e usada com jeans, uma camisa polo e uma camada de suéter, a neutralidade simples do look garantirá uma pegada casual por toda parte. E como um aceno às raízes do interior escocês, use com botas de caminhada tradicionais e faça uma boa e velha caminhada (pelo menos por um parque).
Roupas de noite básicas
Se a ideia de usar xadrez no seu guarda-roupa diário é assustadora, então guardá-la para o máximo em vestimenta formal é a maneira perfeita de abraçar o padrão. Smokings sempre permitem embelezamento estilístico e usar xadrez completo, calças xadrez ou apenas o paletó xadrez é perfeitamente aceitável e, de fato, encorajado.
O xadrez preto-relógio é o xadrez mais provável de ser tecido em um terno de noite (evite o vermelho lenhador a todo custo), e não, você não precisa de herança escocesa para adotar o visual. Como é um traje de noite, mantenha a formalidade com os tons pretos no gorgorão ou nas bordas de seda nas lapelas e uma gravata borboleta preta tradicional, e opte por uma camisa social clássica – quanto menos espalhafatosa, melhor.
Check-in de negócios
Então, o terno não é mais necessariamente a opção ideal para o escritório, mas se você deseja acabar com as peças coloridas, uma alternativa perfeita é um blazer xadrez.
Uma versão azul mais clara com um overcheck branco mais claro dá uma sensação mais casual, enquanto o corte de uma jaqueta esportiva mais tradicional combinada com o xadrez garante que ainda seja ok para o escritório. Combine com uma camisa branca impecável e calças cinza – embora em um tom mais claro do que você usaria com um blazer azul-marinho tradicional.
A clareza do xeque decretará a formalidade e a força do padrão geral. Um xeque muito definido será mais difícil de combinar, então opte por uma versão bem sutil para mantê-lo desviando para o território afetado.
Como Edward Finney, chefe de design da Gieves & Hawkes nos conta, uma coleção bem completa de jaquetas xadrez pode incluir “um xadrez terroso bem britânico com um toque clássico e seco, até uma flanela de mistura de cashmere com toque mais luxuoso em cores ricas e profundas, que oferece uma alternativa para roupas sofisticadas do dia a dia”.
Padrão principesco
É um dos xadrezes mais formais que você encontrará e, ao contrário de como os empresários usavam nos anos 80, um xadrez Príncipe de Gales ou xadrez Glen (que são um pouco diferentes) nem sempre precisa ser trespassado, grande ou usado com camisa e gravata.
Na verdade, embora sejam um dos tecidos mais usados para ternos, tanto o Glen Plaid quanto o Prince of Wales são dois dos padrões xadrez mais versáteis e atraentes que existem e podem ser interpretados em qualquer resistência ou tamanho.
Entre na Edward Sexton, um dos alfaiates mais prolíficos e importantes de Londres, e ele lhe dirá que um terno Príncipe de Gales é uma peça essencial de qualquer guarda-roupa. Uma versão monocromática em particular é fantástica, especialmente quando o xadrez é sutil e usado com uma gola alta preta.
Você pode usar um terno completo ou combinar um blazer com calças pretas ou jeans – é um visual ideal para uma festa de coquetéis no inverno.
Não tenha medo de adotar um Príncipe de Gales em outras cores, especialmente tons suaves também; tons de azul com um over-check mais escuro podem ser uma maneira sutil de usar esse padrão. E qual é a diferença entre o Príncipe e o xadrez? A trama de um Príncipe de Gales inclui um over-check de janela adicional em uma cor diferente, enquanto o glen plaid não apresenta o painel quadrado adicionado por cima. Simples.
Fazer o seu melhor
Para os fanáticos por moda masculina, há um artigo brilhante em Vestindo o Homem pelo padrinho da moda masculina, Alan Flusser, sobre mistura de padrões. Nele, ele promete orientação especializada sobre como usar vários xadrezes em estreita proximidade (um do outro). A versão curta? Pode ser feito. Na verdade, esta é uma ótima maneira de estilizar um xadrez – usando-o com outros xadrezes. E a chave? Use xadrezes de escala e sutileza variadas.
Então, um terno xadrez completo funciona bem em cores tonais combinadas com uma camisa xadrez de escala menor e, se necessário, para formalidade, uma gravata simples ou um lenço de bolso xadrez (trabalhe em escala decrescente para combinar com o tamanho da peça). Este xadrez de visual completo funciona em qualquer estação – um xadrez de janela de lã azul-marinho de três peças é uma boa opção para o ano todo. E em climas mais quentes, um xadrez completo de duas peças é uma ótima alternativa ao clássico terno azul-marinho simples.
Advogado que virou modelo e aficionado por estilo, Richard Biedul é estrondo no dinheiro com suas dicas de estilo:
“Quando se trata de usar um blazer xadrez, meu mantra é simples: mais é mais. Isso pode parecer uma tarefa formidável, mas tente combinar sua jaqueta com mais xadrezes… acredite em mim, funciona. Misture e combine a cor, a textura e o tamanho dos seus xadrezes e siga as dicas de estilo de Kean Etro e Allesandro Michelle, que são mestres em combinar esses designs complexos.”