Quando se trata de relacionamentos, encontrar o par perfeito pode ser tão simples quanto deslizar para a direita. Mas no que diz respeito a chapéus para homens, ‘The One’ muitas vezes se mostra irritantemente evasivo. E isso é para aqueles de nós que ainda estão tentando encontrá-lo.
A maioria dos homens – uma vez mordido, duas vezes tímido – resignou-se a uma vida tranquila, sem chapéu, e as gargalhadas das suas companheiras ainda ressoam nos seus ouvidos depois daquela vez com o chapéu de palha mal ajustado no aeroporto.
Com estilos aparentemente infinitos para escolher, encontrar um chapéu que caiba bem, tenha uma boa aparência e não contrarie o resto do seu guarda-roupa pode ser complicado. Mas levante a cabeça, porque estamos aqui para mostrar as opções de arnês mais fortes desta temporada, junto com algumas dicas e truques simples para ajudar a realizá-los.
O Fedora
O que é?
O fedora é um chapéu, claro. Mas mais do que isso, é um capacete com história.
As raízes do fedora estão na palavra grega para “presente de Deus”, mas é um estilo de chapéu que caiu em desuso desde o final do século XIX. Na América da era da proibição, por exemplo, tornou-se sinônimo de gangsters, ao passo que hoje em dia é mais provável que seja visto no topo dos cintos de tipos criativos e desleixados, escondendo um coque masculino por baixo.
O fedora se distingue por sua construção em feltro macio, frente apertada, coroa em forma de lágrima e aba larga que ocupa o espaço entre um Stetson e uma torta de porco.
Quem usa isso?
A história está repleta de exemplos de homens que aproveitaram o estilo libertino do fedora. Durante a era de ouro de Hollywood, os artistas de classe Cary Grant e Humphrey Bogart raramente eram vistos sem um. Em tempos mais recentes, porém, o fedora acumulou um fã-clube que conta com David Beckham, Jude Law e Tinie Tempah entre seus membros.
Como devo usá-lo?
O fedora recebe muitas críticas. Mas feito corretamente, um deles adicionará instantaneamente um charme da velha escola aos looks contemporâneos.
“Um chapéu como este não combina com jeans, tênis e moletom”, diz Matt Hambly, chefe de conteúdo da marca de moda masculina Spoke London. “Certifique-se de comprar um que realmente se ajuste ao que você precisa. Se você quiser usá-lo ligeiramente inclinado para trás, no estilo James Bay, pode ser necessário comprá-lo um pouco pequeno demais para que fique bem ajustado à sua coroa.
Experimente casualmente com uma camisa de gola cubana e calças de alfaiataria, ou opte pelo tradicional com alfaiataria como forma de se destacar do resto da multidão de ternos.
O boné de beisebol
O que é?
Um verdadeiro ícone do esporte, o boné de beisebol estreou em 1860 no topo do time de beisebol do Brooklyn, os Excelsiors. Caracterizado pela sua pala saliente e fixação traseira, foi originalmente fabricado para ajudar a proteger os olhos dos jogadores do sol.
Nos últimos 150 anos, porém, ele foi eliminado do parque, passando a formar uma parte crucial do guarda-roupa não apenas da realeza do hip-hop, mas também da besta moderna. E agora – perfeitamente aninhado na intersecção entre o lazer e o resto da vida – é o epítome do vestuário alto e baixo.
Quem usa isso?
O humilde boné de beisebol pode ser uma camuflagem para celebridades que buscam ficar incógnitas em dias de cabelo ruim, mas aqueles que estão no jogo do rap transformaram o uso deles em uma forma de arte. Seja BAPE, Palace ou New Era, os bonés são agora uma assinatura de estilo para nomes como Wiz Khalifa, Fetty Wap, Drake e Jay-Z.
Como devo usá-lo?
Os tradicionais bonés com bico curvo que dão um toque de luxo a este produto básico esportivo em camurça, couro ou lã podem ser usados com praticamente qualquer coisa. Indiscutivelmente, a maneira mais moderna de usar um boné de beisebol em sua rotação, no entanto, é como parte de uma roupa casual combinada com peças formais, como blazers desconstruídos e camisas Oxford.
No outro extremo do espectro, os estilos mais voltados para o streetwear, como snapbacks e bonés de cinco painéis, combinam com equipamentos amarrados, então use-os junto com camisetas e moletons. Qualquer que seja o estilo que você escolher, certifique-se de que o seu esteja voltado para frente. E não promete “tornar a América grande novamente”.
O Chapéu Balde
O que é?
Com o retorno de todas as coisas dos anos 90 nas últimas temporadas, era apenas uma questão de tempo até que o mundo da moda enlouquecesse com o capacete Haçienda mais uma vez.
O retorno do bucket hat ao topo da moda não é tarefa fácil, considerando que não foi inventado pensando na aparência. Concebido no início dos anos 1900 como um meio de proteger os pescadores irlandeses da chuva, passou a proteger o pescoço das tropas nos anos 40 e durante a Guerra do Vietname.
Porém, foi com o movimento mod dos anos 60 que o estilo encontrou seu ritmo, passando de uma peça funcional para uma peça fashion. Apesar de ter caído em desuso nas décadas seguintes, o chapéu tem sido usado por todos, desde a realeza do hip-hop até os rapazes de Madchester, o que lhe valeu uma grande credibilidade nas ruas.
Quem usa isso?
Resumindo: os corajosos. O chapéu bucket é a Marmite do mundo da moda, o que explica muito por que apenas os mais ousados o experimentam (pense no scumbro don Justin Bieber e no NBA All-Star Russell Westbrook).
Como devo usá-lo?
O chapéu bucket está de volta ao cenário do streetwear, mas você não precisa estar amarrado em um agasalho retrô (estamos olhando para você, LL Cool J) para arrasar com um. E, com todo o respeito a Liam Gallagher, você também não precisa usar uma parka para fazer a tendência funcionar.
Para uma maneira universalmente aceitável de usar o seu, permita que o chapéu bucket seja a declaração de tendência streetwear para a qual ele evoluiu. A menos que você realmente vá a um festival, combine-o com itens essenciais despojados (pense em camisetas clássicas e malhas de verão) em cores suaves.
A tampa plana
O que é?
Muitas vezes esquecido, o boné chato já foi preferido pela pequena nobreza inglesa – especialmente aqueles com predileção pela caça e por tudo que é feito de tweed. Mais recentemente, na década de 90, tornou-se o capacete preferido dos membros rebeldes de boybands e dos veteranos, cujas proezas na indumentária simplesmente não eram “o que costumavam ser”.
Hoje, porém, tudo mudou. A tampa plana recuperou do pântano para ganhar um lugar como uma das peças mais excepcionalmente libertinas do mercado, impulsionada por saídas de estilos semelhantes, como o Newsboy em programas de TV como Peaky Blinders.
Quem usa isso?
Não sendo mais favorecido apenas por pessoas como o príncipe Charles e seus companheiros septuagenários, o boné agora também tem sua cota de elegantes porta-bandeiras – entre eles Cillian Murphy, David Gandy e Justin Theroux.
Como devo usá-lo?
Apesar de suas conotações country, a tampa plana é surpreendentemente versátil, pontuando perfeitamente looks do smart-casual ao smart.
Em termos de ajuste, pense em linhas semelhantes às do boné de beisebol, que não deve ser muito justo ou ter muito excesso de tecido que possa causar cachos desagradáveis no topo da cabeça. Uma tampa muito espaçosa e você corre o risco do efeito cogumelo. E ser obrigado a fazer rondas de papel.
O gorro
O que é?
O gorro existe – de alguma forma ou formato – desde o século XI. Mas, como tantos outros produtos básicos da moda masculina, o design moderno que conhecemos e amamos tem suas raízes nos uniformes militares e de colarinho azul.
Seja pescador, de crochê ou tricotado, o gorro é um saco de lã resistente (ou caxemira, se você preferir) que atua como a glória literal da sua roupa. Alguns até têm pompons. (Não use isso.)
Quem usa isso?
No passado, o gorro era quase exclusivamente exclusividade de atores desempregados e pirralhos da temporada de esqui. Mas graças em grande parte à atuação de Bill Murray como Steve Zissou em The Life Aquatic, de Wes Anderson, é um estilo que ganhou uma nova vida, desde que foi adotado por todos, de Jake Gyllenhaal a Liam Hemsworth.
O fato de marcas como Louis Vuitton e The Elder Statesman, de Virgil Abloh, terem dado ao gorro uma reforma luxuosa nas últimas temporadas provavelmente também não fez mal à sua reputação.
Como devo usá-lo?
Não existem regras rígidas e rápidas para colocar / tirar um gorro, exceto que o método Ashton Kutcher (sentar desleixadamente na parte de trás da cabeça) é totalmente proibido.
“Equilibre as inclinações casuais de um gorro com a estrutura”, diz o escritor de estilo masculino Luke Raymond, que trabalhou com empresas como ASOS e FarFetch. “Os pequenos pescadores funcionam bem com sobretudos formais. E pense em pesos mais leves para a primavera.”
Seguiríamos com: olhe no espelho. Se o que você vê é mais um roadman do que casual, reconsidere suas opções.
O Chapéu Panamá
O que é?
Os chapéus, como disse certa vez Gay Talese, podem melhorar a aparência de uma pessoa. Mas você não pode simplesmente fechar qualquer tampa velha e esperar milagres. Um dos estilos mais complicados de acertar, mas que tem maior retorno se for bem feito, é o chapéu Panamá.
Originalmente conhecido no século 17 como sombrero de paja toquilla (não confundir com chapéus comedicamente grandes ou fotos de sexta à noite), o chapéu Panamá tem formato semelhante a um fedora com uma depressão central que é presa na frente.
Apesar do nome, as origens do chapéu Panamá estão, na verdade, no Equador. Além de uma mudança no nome, este mundialmente famoso protetor de cabeça também mudou na aparência. Tradicionalmente disponíveis apenas na cor esbranquiçada com fita preta, hoje podem ser encontrados em todos os formatos e cores.
Quem usa isso?
Uma mudança de verão para os fãs do fedora de feltro ou do homburg, o chapéu Panamá foi uma presença constante nas costas de Paul Newman, Fred Astaire e JFK, que elogiaram suas qualidades leves e respiráveis durante os meses mais quentes.
Como devo usá-lo?
É só um chapéu, certo? Como qualquer um dos estilos desta lista, você cola na cabeça e pronto. Errado. Quando se trata de ter uma boa aparência, o chapéu Panamá é menos fácil de espremer limão, mais difícil, difícil, difícil, limão, difícil.
Em primeiro lugar, você precisará de um estilo que se adapte ao formato do seu rosto. Como regra geral, isso significa optar por uma aba maior se você tiver um rosto redondo, ou uma aba menor se você tiver uma estatura menor.
Quanto a como usar sem parecer o Homem de Delmonte, certifique-se de que seu look tenha um toque moderno. Isso pode ser com um terno usado separadamente e com roupas básicas simples para um casamento casual de verão, ou com uma camisa Oxford colocada sob uma jaqueta de camurça. E evite a todo custo a alfaiataria toda branca, obviamente.