“Usar várias camadas de roupa no verão” pode parecer um paradoxo tão irritante quanto “casual elegante” ou “segunda-feira feliz”, mas, a menos que você esteja passando férias em uma praia de nudismo durante toda a temporada, você ainda precisará vestir algumas roupas entre agora e setembro.
Felizmente, os meses mais quentes trazem consigo materiais mais leves, como linho e seersucker, ambos com propriedades diferentes de seus equivalentes abafados de inverno, então você não precisa recorrer a uma simples combinação de shorts e camiseta todos os dias.
Mas como juntar tudo isso? Aqui, com a ajuda de colegas especialistas em estilo, servimos a receita para parecer (e se sentir) fresco no calor.
Alinhe suas camadas
Há um punhado de regras de camadas que se aplicam tanto ao verão quanto ao inverno, formal e casual. Como quanto mais longe do seu corpo, mais grossa a camada.
Costumava ser que as bainhas sempre ficavam mais longas nessa direção também, mas a ascensão das camadas invertidas (veja Kanye e cia.) virou isso de cabeça para baixo. Além disso, a curta duração da maioria das jaquetas casuais torna isso um pouco impraticável. O truque é ser consistente, quer as peças fiquem mais longas ou mais curtas, quanto mais distantes elas estiverem.
Uma regra que ainda prevalece, no entanto, é a importância de misturar texturas. “Se usar, digamos, uma jaqueta e calças de linho separadas, ou uma jaqueta de linho puro sobre uma camisa de linho puro, vai ficar um pouco estranho”, diz Simon Crompton, fundador do blog Estilo Permanente. “É como usar um paletó e calças de ternos diferentes: fica estranho quando não há contraste suficiente.”
Conte com o que está dentro
Só porque uma camada não é visível não significa que você não deva considerá-la. Em dias quentes, os forros vão cozinhá-lo como um frango cozido no saco, especialmente aqueles dentro de materiais artificiais impermeáveis.
No entanto, nem todas as jaquetas sem forro vão mantê-lo fresco. “Você vai ter jaquetas de inverno sem forro, mas não há muito sentido quando o material é tão pesado”, acrescenta Crompton.
Por outro lado, tecidos como algodão ou linho são tão leves que remover o forro faz diferença, então procure por fitas visíveis nas costas ao comprar um terno de verão.
Vire-se para o lado negro
Ao contrário do que se pensa, linho leve e algodão não estão disponíveis apenas em 50 tons de bege. O que é uma boa notícia para você, porque significa poder obter todo o frescor do tecido sem nenhuma das associações do Coronel Sanders.
“Há alguns linhos de tabaco marrom médio muito bons por aí”, diz Crompton. “Linho verde escuro também é muito bom. Ambos combinam com dias de verão, quando está abafado, mas não particularmente brilhante.” Eles também são consideravelmente mais fáceis de usar.
Seersucker é outro tecido obstinado por suas associações, mas, similarmente, não está disponível apenas com as listras brancas usuais. Considere uma opção moderna toda azul-marinho sobreposta a outras peças relaxadas de verão, como uma polo de gola alta ou uma camisa grandad da mesma cor.
Vá por cima e por baixo
Sobrecamisas – mais carinhosamente conhecidas como “shackets” – são um canivete suíço para o verão, substituindo uma jaqueta quando está calor e acrescentando isolamento quando não está.
Não há uma definição exata, mas elas tendem a ser um pouco mais grossas do que uma camisa comum, com detalhes clássicos de vestimenta externa, como vários bolsos ou dragonas de estilo militar.
As camisetas também são subestimadas no calor: elas absorvem o suor e evitam manchar suas camisas elegantes. Se estiver usando uma para esse propósito, você provavelmente não vai querer anunciá-la: uma gola em V não ficará visível sob uma gola aberta. Além disso, o cinza mesclado aparece menos do que o branco, e as camisetas menos do que os coletes (que dão VPL na parte superior do corpo).
Construa sua roupa corretamente
Como regra geral, tecidos mais grossos e com acabamento fosco, como algodão e linho, são inerentemente menos formais, assim como cores mais claras. Então, se você tem uma jaqueta altamente estruturada em um desses materiais e/ou tons, vai haver uma desconexão.
As peças que você sobrepõe com alfaiataria suave de verão devem compartilhar o mesmo ar arejado – como casual. Uma camisa social Jermyn Street engomada não vai ficar bem com um blazer desestruturado, enquanto uma camisa de botão, gola alta ou similar vai parecer mais confortável (em ambos os sentidos).
“Vejo muita alfaiataria com tênis e camisas polo; e calças largas de linho de cintura alta com camisetas”, diz o designer britânico radicado na Austrália Christian Kimber. Em outras palavras, o ponto ideal é uma roupa alta-baixa que ainda combine.
Proteja seu pescoço
Sabemos o que você está pensando, usar um cachecol no verão faz tanto sentido quanto uma porta de tela em um submarino. Mas aqueles projetados como versões para clima quente são uma raça completamente diferente.
“Um cachecol de linho é útil quando fica frio à noite”, diz Kimber, que sugere sempre colocar um na bolsa antes de sair.
Dê preferência a fibras soltas e de trama aberta, como algodão, linho, seersucker, seda ou modal, e pendure-as frouxamente em volta do pescoço para uma maneira fácil (e arejada) de dar um toque especial ao seu estilo para o clima quente.
Solte o Mankle
Você pode atribuir a termorregulação à espessura da sua jaqueta bomber, mas as meias desempenham um papel surpreendentemente importante, afetando a temperatura do corpo e também da sua roupa.
“Lugares como tornozelos e pulsos são onde há muitas veias perto da superfície da pele”, diz Crompton. Expor essas veias aos elementos pode, portanto, impedir que o sangue ferva.
Claro, ficar sem meias não significa isso de fato — a menos que você esteja usando sandálias, claro. Calçar um par de meias invisíveis com seus mocassins e deixar um pouco de ar fluindo ao redor de sua fíbula pode mantê-lo notavelmente fresco.
Não (apenas) recorra ao algodão e ao linho
Se você pensou que lã era só para o inverno, prepare-se para se sentir envergonhado: uma variedade leve pode ser mais fresca do que algodão ou linho. “Ela respira melhor, é melhor com umidade se você estiver suando nela, e também mantém seu formato melhor”, diz Crompton.
As palavras-chave de alfaiataria a serem observadas em uma lã pronta para o verão são “trama solta” e “fio de alta torção”. O benefício do primeiro é autoexplicativo – ventilação – enquanto o último significa que ele tem bastante elasticidade, então, embora seja frouxamente tecido, ele manterá seu formato. Lãs bem enroladas também são ótimas para viajar porque são resistentes a vincos.
Além disso, ter algumas peças leves de lã na sua rotação torna mais fácil contornar a falha do linho da cabeça aos pés. “Uma jaqueta hopsack é ideal se você precisa usar um blazer, pois ela respira muito facilmente”, acrescenta Kimber.
Creme da parte superior (ou inferior)
Escolher as cores certas é essencial para o sucesso da sobreposição, e há vários fatores a serem levados em consideração, como seu tom de pele, o evento e a roupa em si.
“Ternos claros da cabeça aos pés, por exemplo, [can] têm associações muito coloniais, do Homem de Del Monte”, diz Crompton. Em vez disso, ele sugere optar por uma jaqueta clara ou um par de calças, e manter o resto do visual relativamente trans-sazonal. “Com uma camisa azul, malhas azul-marinho e sapatos marrom-escuros, não parece tão chamativo”, diz Crompton.
O mesmo se aplica a um par de jeans branco ou jaqueta jeans. Trocar por uma peça de cor clara é uma maneira relativamente barata de dar um ar de verão a uma roupa. O primo mais suave do jeans, o chambray, também é útil aqui, pois as conotações de roupas de trabalho robustas podem ajudar a compensar cores e tecidos claros.
Enrole e não brilhe
Alguns gostam do contraste de um lenço de bolso de seda brilhante contra uma jaqueta de linho ou algodão, mas Kimber não está entre eles. (Nem é Feijões da Modanesse caso.) “Um material fosco não reflete tanto no sol”, ele diz.
Como é próprio da estação, versões em mistura de lã e seda ou seda e linho são mais indicadas para serem usadas de forma casual — uma dobra formal de jornaleiro é muito abafada para a maioria das ocasiões.
Da mesma forma, se uma gravata for necessária por qualquer motivo, experimente uma de linho ou seda shantung slubby em vez da tradicional gravata brilhante. Ou, para algo ainda mais despojado, opte por um estilo de malha finalizado com uma ponta plana.