Com as possíveis exceções de nudistas, He-Man e Mark Zuckerberg, é justo dizer que a maioria dos homens usa muitas camisas. Seja parte do seu uniforme das 9 às 5 ou um especial para um encontro noturno, para uma peça de roupa que é tão usada, parece que muitos caras ainda têm uma compreensão bem tênue dos fundamentos do uso de camisas – ou seja, como e quando enfiar uma para dentro.
Até mesmo ícones de estilo como David Beckham tiveram sua cota de problemas neste departamento. Na verdade, o A-lister ficou tão confuso com como enfiar uma camisa para dentro durante um período nos anos 2000 que ele decidiu que o curso de ação mais seguro seria usar metade para dentro e metade para fora – em teoria, matando dois coelhos com uma cajadada só. Deu certo? Deu merda. Mas é um estilo que alguns na franja da Semana de Moda ainda ocasionalmente exibem.
Então, vamos dar uma olhada nas maneiras infalíveis de colocar uma camisa para dentro da calça que todo homem deve ter em seu repertório.
Quando colocar uma camisa para dentro
Antes de nos aprofundarmos nos vários métodos de enfiar camisas (porque sim, há mais do que apenas enfiar a bainha aleatoriamente nas calças), é importante considerar se a peça escolhida realmente precisa ser enfiada para dentro. Felizmente, há uma maneira simples de descobrir isso.
O formato da bainha de uma camisa é um bom indício de que você pode simplesmente vesti-la sem problemas ou se precisa abrir a braguilha.
Bainha reta
Se a bainha da sua camisa tiver um comprimento uniforme em toda a volta, ela pode ser usada para fora da calça. Na verdade, ela provavelmente foi feita para ser usada dessa forma.
Isso efetivamente lhe dá carta branca para simplesmente vesti-lo, abotoá-lo e sair direto pela porta. Mas não se esqueça de vestir o resto das suas roupas, porque você pode ser preso por esse tipo de coisa.
Bainha curva
Uma bainha curva com frente e cauda alongadas geralmente denota que uma camisa deve ser usada para dentro. É esse formato por um motivo – o excesso de tecido permite uma maior amplitude de movimento enquanto permanece para dentro.
No entanto, essas são mais diretrizes do que regras rígidas e rápidas, o que significa que há muitas áreas cinzentas entre elas.
“Como regra geral, quanto mais pronunciada a curva, menos aceitável é usá-la para fora da calça”, explica Dean Gomilsek-Cole, chefe de design da Turnbull & Asser, mestre em camisas da Jermyn Street. “Além disso, o tecido é um indicador de se deve ser usado de forma mais casual; por exemplo, uma camisa social, completa com babador frontal piquet etc., nunca deve ser usada para fora da calça.” A menos que você esteja deliberadamente buscando o visual de ‘tio bêbado em um casamento’.
“Uma camisa precisa ter a bainha com o formato certo e as pontas compridas para parecer bem usada”, concorda nossa segunda costureira sob medida da Jermyn Street, Emma Willis.[It works best] com comprimentos mais curtos e uma bainha curva mais suave, tipo ‘speed’ ou ‘americana’, ou cauda quadrada.”
Por exemplo, camisas Oxford geralmente vêm com uma curva sutil na bainha e, sendo um estilo mais casual, isso funciona para dentro e para fora, dependendo do visual que você está buscando. O mesmo vale para camisas de flanela, que geralmente apresentam uma bainha curva, mas nunca devem ser para dentro – a menos que seja fim de semana e você esteja fazendo um pouco de DIY, caso em que é obrigatório.
Comprimento da camisa
Além da curva da bainha, o comprimento da camisa também pode determinar se ela deve ser dobrada para dentro ou não.
Se sua camisa está saindo para fora da calça toda vez que você se senta, provavelmente é justo supor que ela encolheu na lavagem ou não deveria estar para dentro. Camisas sociais tendem a terminar um pouco abaixo da coxa quando você as veste – nesse caso, elas devem estar sempre para dentro. O mesmo se aplica se as pessoas pararem você na rua para perguntar onde você comprou seu vestido.
Tipos de camisas dobradas
Aprender a enfiar uma camisa corretamente pode fazer uma diferença significativa na sua aparência geral. E, acredite ou não, há várias maneiras de enfiar sua camisa para dentro. O tipo de camisa, o que você está vestindo com ela e o visual que você está buscando determinarão qual técnica abaixo é mais adequada.
1. A dobra solta
Esta é a maneira mais básica de enfiar sua camisa para dentro e provavelmente o método que você usa desde que tinha idade suficiente para se vestir para a escola. No entanto, isso não quer dizer que não tenha suas utilidades.
A dobra solta é boa para rapidez e facilidade; para fazer isso corretamente, basta dobrar o excesso de tecido da bainha da camisa para dentro do cós da calça, mantendo-o uniforme em toda a volta, antes de fechar o zíper e os botões, e segurar tudo no lugar com seu cinto favorito.
- Comece com uma camisa ou polo passada que não seja justa.
- Coloque sua camisa para dentro do cós, começando pelas costas e indo até a frente da calça. Não precisa ficar perfeito, mas o objetivo é colocar toda a parte de baixo da camisa para dentro da calça.
- Finalize encolhendo os ombros ou levantando os braços suavemente para criar um visual mais solto.
2. O Tuck Militar
A dobra militar é um método de dobrar camisas que, uma vez que você começa a usar, você nunca mais vai abandonar. Não há nada pior (subjetivamente, é claro) do que quando o tecido da sua camisa começa a amontoar na frente, ficando frouxo e feio. Este método elimina esse problema completamente.
- Coloque a camisa para dentro da cintura, como você tem feito todos esses anos, mas em vez de simplesmente encerrar o dia e abotoar, passe os polegares pela frente até as laterais da cintura, alisando quaisquer vincos ou amassados na frente da camisa.
- Em seguida, aperte o tecido em cada lado e dobre-o de volta sobre si mesmo para criar um visual ajustado, garantindo que a abertura da sua camisa fique alinhada com o zíper da sua calça. Por fim, afaste-se e admire seu trabalho manual no espelho.
3. A meia dobra
O half-tuck, como o nome sugere, envolve ter a frente da sua camisa enfiada nas calças, enquanto a parte de trás fica solta. No entanto, apesar dos rumores de que esse estilo é “aprovado” pelo próprio Ralph Lauren, o resto de nós provavelmente seria sábio em dar uma ampla margem. A menos, é claro, que você queira parecer um jogador de rúgbi universitário em uma noite de equipe.
- Coloque a parte da frente da sua camisa frouxamente para dentro do cós.
- Encolha os ombros para deixar o visual mais solto sem precisar abrir a frente da camisa.
- Alise quaisquer vincos e certifique-se de que o resto da camisa não fique amassado nas laterais ou nas costas, mas sim solto.
4. A dobra da roupa íntima
Apesar do que o nome sugere, a dobra de roupa íntima não envolve enfiar sua camisa para dentro da calcinha. Na verdade, é um método de dobra em camadas que funciona bem quando há uma camiseta por baixo envolvida.
- Primeiro, coloque o excesso de tecido na parte inferior da camiseta por baixo para dentro da sua cueca boxer ou cueca. Depois de tirar um momento para se admirar no espelho, vista sua camisa e calças e coloque sua camisa para dentro como você normalmente faria.
- Se você realmente quer levar as coisas para o próximo nível, você pode optar por uma versão militar no degrau final.
5. A dobra do casaco
Uma jaqueta boa e bem ajustada pode esconder uma infinidade de pecados – um deles é uma camisa larga.
“Se sua camisa for bem cheia e você usar uma jaqueta, você pode trapacear um pouco”, explica Emma Willis. “Puxe a parte cheia para trás para que fique lisa na frente e esconda o tecido extra atrás, sob sua jaqueta. Puxe bem para baixo para prender.”
Obviamente, você vai querer manter sua jaqueta vestida se optar por esse método.
Como manter sua camisa para dentro da calça
Agora que você está devidamente educado sobre as complexidades dos vários métodos de dobrar, você vai querer garantir que sua camisa fique firme no lugar durante o dia/noite. Felizmente, há uma série de maneiras engenhosas de fazer exatamente isso.
1. Suportes para camisas sociais
A funcionalidade de um conjunto de suportes para camisa (£ 18,00; sharp&dapper) é dupla: primeiro, eles ajudam a manter sua camisa firmemente no lugar sob seu terno ou smoking sempre que o código de vestimenta disser “elegante”; segundo, eles agem como um método eficaz de controle de natalidade, caso você encontre alguém no evento.
Sim, se houver a menor possibilidade de suas calças saírem na presença de qualquer pessoa que não seja você, essas monstruosidades devem permanecer firmemente no fundo do guarda-roupa.
Mas se você tem certeza de que o rato ficará na casa dele, você pode usar um par para prender a parte de cima das suas meias na bainha da sua camisa, prendendo-a no lugar. NB isso deve acontecer por baixo das suas calças, nunca por cima.
2. Fita de borracha para aderência
Se a camisa social não parece muito atraente, o uso de fita adesiva de borracha é um truque usado pelos alfaiates e que pode facilitar muito sua vida.
Essas tiras finas de borracha adesiva podem ser coladas na parte interna do cós da calça, evitando que a camisa fique para fora da calça.
Ao encomendar “fita adesiva” na Amazon, certifique-se de escolher a de borracha feita sob medida e não a de skate, a menos que você queira furos na camisa e arranhões na cintura.
3. O Botão Mistério
Aqueles pequenos botões que você encontra escondidos na parte interna de algumas calças, na verdade, são mais do que apenas um detalhe decorativo.
Você pode usar os botões de cada lado da parte interna das calças para prender a camisa no lugar depois que ela estiver dobrada, prendendo o material da camisa ao redor e atrás do botão.
O que fazer e o que não fazer ao enfiar a camisa
FAZER: Sempre coloque qualquer tipo de camisa social para dentro da calça.
NÃO: Coloque para dentro qualquer camisa que tenha bainha reta.
FAZER: Avalie se uma camisa deve ou não ser enfiada para dentro com base na curvatura da bainha.
NÃO: Você já imitou o visual de David Beckham, “uma cauda para dentro, uma cauda para fora”.
FAZER: Use uma prega militar para conseguir uma frente de camisa lisa e sem vincos.
NÃO: Use um espartilho, a menos que tenha certeza de que não vai tirar as calças na presença de outras pessoas.