Nós, que estamos no ramo de moda masculina, geralmente conseguimos detectar uma tendência a mil passos. Nossos espiões estão lá fora registrando avistamentos de uma peça de roupa antes que ela se torne viral. Então, quando as coisas ficam um pouco exageradas, a tendência geralmente é mandada embora e vai embora até que nós, humanos inconstantes, tenhamos tempo suficiente para parar de ficar dolorosamente entediados com ela.
A alfaiataria, no entanto, nunca desapareceu de fato. Claro, ela teve suas calmarias na popularidade, mas se você quer parecer bem-vestido, só há uma maneira de fazer isso: terno. E o mais terno de todos é o de três peças. Isso, é claro, significa usar um colete, talvez a maneira mais elegante de transformar instantaneamente seu terno de relíquia de baile em pronto para a sala de reuniões.
Os coletes existem desde o nascimento da moda masculina moderna, e hoje são tão clássicos quanto possível. Vestir um está longe de ser um passeio no parque, e há muitas armadilhas quando se trata de ajuste, estilo e com o que usá-los.
Então, se você quer impressionar na sua próxima entrevista de emprego ou quer adicionar essa peça de alfaiataria esquecida como parte do seu look permanente, reunimos as melhores marcas de coletes e explicaremos exatamente o que é preciso para usar essa peça polêmica.
Como Usar Um Colete
Apesar de ser uma peça atemporal da moda masculina, o colete vem carregado de perigos. Tome a última década como um conto de advertência: toda boyband fabricada que se preze estava ostentando algum tipo de colete, acompanhado por uma camiseta ridiculamente decotada e contas mal aconselhadas na maioria dos casos.
Crimes de estilo não são tudo o que você precisa observar, a tecnicidade também é importante aqui. Encontre um design muito apertado e você parecerá uma salsicha abarrotada, se for muito solto e você será o pajem quase invisível enterrado em poliéster comprado em pânico. O ajuste do seu colete deve permitir que você coloque uma mão confortavelmente sob o fecho sem qualquer esforço nos botões. Ah, e falando em botões, sempre deixe o botão inferior desabotoado, essas são apenas as regras.
A maneira mais inteligente de usar um colete é como a natureza pretendeu – usar como parte de um terno de três peças. Para um visual formal, o colete deve parecer uma extensão do seu terno, então um design na mesma cor e tecido exatos do seu blazer e calças é preferível. Isso não quer dizer que você não pode adicionar um colete solitário à sua linha de alfaiataria existente, no entanto.
Pode funcionar se você optar por um que seja quase idêntico em cor e textura a um terno existente, o que manterá as coisas harmoniosas. Um terno azul-marinho, cinza-claro ou carvão usado com um colete de cor correspondente, camisa branca, gravata tonal e sapatos sociais pretos pode não ser inovador, mas é infalível.
Tirar o colete do estilo informal e informal é um pouco mais complicado, mas pode ser feito. Usá-lo com uma camiseta é uma péssima ideia; tente optar por uma camisa usada sem gravata. No espírito de David Gandy, um design espinha de peixe cinza ou camelo será um belo companheiro para uma camisa de cambraia azul usada desabotoada no colarinho. Vista um jeans preto slim e um mocassim preto e você fez o que os haters disseram que não era possível: usar o colete sem terno com sucesso.
Onde comprar um colete
Marks & Spencer
Assim como o próprio Southgate, a Marks & Spencer é humilde, discreta e não faz muito alarde. Como tal, nós o perdoaríamos se você não percebesse o fato de que esse stalwart da rua principal britânica aumentou consideravelmente seu jogo de alfaiataria nos últimos anos.
Aqui você encontrará coletes com preços razoáveis em praticamente todos os tons de azul-marinho e cinza que você possa imaginar, o que é ideal se você estiver procurando combinar a cor com um terno que já tem no seu guarda-roupa.
Homem de topo
Aqueles que desejam usar um colete sem parecer um figurante Peaky Blinders poderia fazer pior do que ir até a Topman, que aposta em modelos modernos em caimento, tecido e design.
Com a maioria dos exemplos em oferta custando confortavelmente menos de £ 50 e com alguns toques de estilo (golas de ferradura e xale) incluídos para completar, há muito o que amar na abordagem da Topman a este ícone da alfaiataria.
João Luís
Graças a um compromisso inabalável com a qualidade a um preço justo, a John Lewis se tornou uma das marcas mais queridas da Grã-Bretanha. Mas, se você pensou que esse peso-pesado do mercado médio era mediano na frente de moda masculina, então dê uma olhada em sua oferta de coletes, que é abarrotada de tecidos italianos e designs atraentes. É uma alfaiataria fina, mas é extremamente democrática.
Charles Tyrwhitt
É quase impossível lembrar da pronúncia correta de Charles Tyrwhitt e não pensar na marca ao mencionar a palavra “colete”. Com apenas uma rápida olhada em sua gama abrangente, você verá por que é sinônimo do último.
Embora cada colete possa ser feito de lã, há muitas variações de design para você escolher, com forros, acabamentos, cores e estilos de gola diferentes o suficiente para garantir que você tenha muitas opções.
Reis
Alfaiataria em loja de varejo de luxo Reis preenche a lacuna entre os horrores brilhantes de poliéster inflamável e os números de Savile Row que arrasam contas bancárias – seus coletes, sem surpresa, seguem o exemplo. Em uma paleta de cores amplamente conservadora, para o olho destreinado, a oferta de coletes da marca pode parecer razoavelmente simples, mas os cortes justos, os bolsos de debrum duplos e as tramas interessantes trazem o velho clássico estrondo atualizado.
Hawes e Curtis
Hawes & Curtis é um grande nome em alfaiataria formal masculina, e se o grande volume de opções de design de coletes da marca é algo a se considerar, é uma reputação muito merecida. Os estilos aqui vêm estampados, simples, em uma gama saudável de cores e para o maximalista, há um punhado de designs que apresentam cores contrastantes ao contrário. Se você não consegue encontrar um colete que atenda às suas necessidades na Hawes & Curtis, você está sendo francamente muito exigente.
TM Lewin
Desde sua fundação, há mais de 100 anos, a TM Lewin cresceu e se tornou uma presença familiar nas ruas principais e nas estações de trem, o que significa que melhorar o seu estilo de colete dificilmente seria mais fácil.
Espere encontrar designs feitos de pura lã italiana, uma variedade de designs de botões e opções, além de estilos de ajuste projetados para atender ao gosto de cada homem.
Fornecimento de terno
Lançada no ano 2000, a Suit Supply pode ser muito mais jovem do que seus concorrentes tradicionais na alfaiataria masculina, mas a marca holandesa se atualizou com a concorrência de forma impressionantemente rápida.
Além dos designs de algodão e lã, a marca é particularmente especializada na produção de coletes de linho, que são perfeitos para mantê-los elegantes e sem suor se você for a um casamento no verão.
Gieves e Hawkes
Com sua localização emblemática bem no número 1 da Savile Row, não é nenhuma surpresa que a instituição britânica Gieves & Hawkes tenha o dedo no pulso do mundo da alfaiataria. Os coletes da marca destilam todo esse conhecimento de alfaiataria em designs que erram no lado tradicional, prezando tecidos de qualidade, artesanato exigente e estilo atemporal acima de tudo.
Se você está procurando um investimento de luxo, mas não quer fazer seu gerente de banco chorar, faça da Gieves & Hawkes seu destino final.
Chester Barrie
Usado regularmente por um dos melhores usuários de terno da Grã-Bretanha (o Sr. Gandy, para sua informação), Chester Barrie é uma marca de alfaiataria que contribui muito para dissipar o mito de que Savile Row é apenas para idosos amassados: em qualquer estreia de filme em Londres, é quase garantido que uma peça de alfaiataria da marca estará no tapete vermelho.
Os coletes deste fornecedor de alfaiataria fina fazem aquela coisa rara de fundir estilo atemporal, qualidade óbvia e um preço surpreendentemente razoável: considere-nos membros de carteirinha do clube Chester.