Quando se trata de penteados penteados para trás, para cada Eric Trump (estremeço), há um David Beckham, exibindo-se presunçosamente para a câmera com o melhor topete solto conhecido pelo homem.
Isso prova duas coisas. Primeiro, é impossível que qualquer um dos penteados de David Beckham fique ruim. E segundo, o diabo aqui está quase certamente nos detalhes – um passo em falso fracionário e você está no inferno do cabelo liso para trás com mais oleosidade do que um poste de stripper.
Então, se você quer adicionar um visual penteado para trás ao seu arsenal de cuidados pessoais, aqui está tudo o que você precisa saber para fazer isso da maneira certa.
De onde vieram os penteados Slick Back
O penteado penteado para trás foi sem dúvida o mais popular na primeira metade do século XX (pense em Jay Gatsby e Clark Gable), pois os homens laqueavam seus cabelos com produtos capilares em busca de um visual elegante e controlado.
Depois de perder popularidade em favor de cortes de cabelo militares mais curtos, o penteado para trás voltou no início da década atual, com o corte inferior mais contemporâneo, antes de cair brevemente de novo quando os cachos soltos apareceram nas passarelas.
Apesar da mudança, um penteado clássico para trás sempre será legal, e é notavelmente fácil de fazer. A razão para isso é que tem menos a ver com a maneira como seu cabelo é cortado, e mais com o que você faz com ele – tudo o que você realmente precisa é de cabelo suficiente em cima para empurrá-lo para trás com sucesso. “É uma ótima maneira de variar seu visual quando alguns penteados masculinos podem parecer unidimensionais”, diz Denis Robinson, diretor criativo da barbearia Ruffians, no Reino Unido. “A adição de produto e o penteado para trás adicionam variação e uma pequena mudança ao seu visual diário.”
Isso vai funcionar para mim?
O cabelo clássico penteado para trás é relativamente fácil de estilizar, então é uma opção sensata para homens que precisam levantar e sair de manhã. Joe Mills, dono da barbearia Joe & Co do Soho, diz que os melhores cortes de cabelo tendem a levar em consideração o estilo de vida de quem os usa. “A maioria dos caras não tem 45 minutos todos os dias para sentar na frente do espelho secando o cabelo, ou eles podem sair da academia e não querem ser vistos parados ali com suas chapinhas e produtos para o cabelo.”
A facilidade de estilização depende unicamente do seu tipo de cabelo. O visual slick back funciona melhor com cabelos naturalmente lisos, não tanto com os cacheados. “Cabelos muito cacheados tendem a voltar ao tipo, deixando você com um cabelo pesado de produto”, diz Robinson, que também alerta contra o visual para quem tem cabelos finos. “Ele geralmente acaba parecendo transparente e transparente com todo o gel nele.”
Pense também em como você brinca com seu cabelo durante o dia. Um penteado clássico para trás será crocante ao toque e você não conseguirá passar os dedos por ele. Um topete será mais fácil de mexer, mas pode começar a parecer bagunçado depois que as condições diárias o tiverem maltratado até quase a morte.
De acordo com Mills, outras perguntas que você deve fazer incluem “combina com o que você veste, como você veste, qual é o seu trabalho e como é o seu ambiente social?”
Quanto ao formato do seu rosto combinar com o estilo, um penteado para trás é versátil o suficiente para combinar com a maioria. “O único formato que eu diria que não combina tão bem com o estilo é um rosto redondo – eu não escolheria o corte inferior duro penteado para trás porque ele simplesmente seguiria o formato da sua cabeça.”
5 maneiras de usar um penteado penteado para trás
Penteado clássico para trás
O penteado clássico para trás é o mais fácil de modelar e manter, embora exija que você lave (ou pelo menos enxágue) o cabelo regularmente, pois a quantidade de produto necessária começará a secar e descamar se ficar no cabelo por muito tempo.
Peça ao seu barbeiro para fazer uma classificação dois ou três nas laterais para diferenciá-lo do corte inferior, e para que ele seja mantido o máximo possível na parte superior. Ao modelar, aplique um pouco de pomada de fixação forte logo após o banho e empurre-a para trás antes de deixá-la secar naturalmente. Você pode usar um produto mais suave, como uma pasta ou gel, mas corre o risco de fios soltos voando pelo lugar no final do dia.
Pompadour liso para trás
Antes de David Beckham fazer o mundo suspirar no casamento real com um corte curto texturizado, ele era mais conhecido em termos de cabelo por seu topete penteado para trás.
Embora seja fácil de pedir (você quer de quatro a seis polegadas restantes no topo e um afunilamento nas laterais), não é um visual que vem fácil. “Os aspectos de estilo disso são essenciais”, diz Mills. “Para Becks ter um topete como esse, ele foi seco com secador, depois um mousse ou spray de textura adicionado, antes de uma pomada leve ou uma pasta nele e, em seguida, spray de cabelo. Então, são pelo menos três produtos diferentes e quatro estágios diferentes.”
Corte inferior liso para trás
Não é para os fracos, um corte inferior liso para trás requer dedicação, principalmente por causa do tempo que levaria para crescer novamente depois que as laterais fossem cortadas curtas. “Chegar, digamos, ao nível do coque masculino seria tão difícil quanto deixá-lo crescer a partir do estágio skinhead”, alerta Mills.
Se estiver comprometido, tente criar contraste, primeiro deixando crescer no mínimo de dez a quinze centímetros na parte superior antes de sentar na cadeira. Uma vez lá, seu barbeiro precisa separar o cabelo da parte de trás e dos lados, e você precisa deixá-lo tão curto quanto se sentir confortável. “Se você mantiver a pele firme nas bordas, você voltará ao barbeiro a cada 10 dias. No entanto, uma vez que a parte superior esteja cortada e modelada, provavelmente só precisará de um corte de cabelo em três para arrumá-la.”
Coque masculino liso para trás
Se você tem o que é preciso para sobreviver ao horrível estágio de crescimento necessário para um corte inferior liso para trás, por que não continuar até atingir o comprimento necessário para um coque masculino? “Para chegar a esse comprimento, você literalmente não vai cortar o cabelo por um ano”, diz Mills. “Você tem que colocá-lo sob um gorro ou boné de beisebol e simplesmente conviver com isso.”
Uma vez lá, a recompensa é um estilo que não requer muita atenção. Você não precisa usar muito produto, então se alguém quiser prender o cabelo para trás, eu sugiro que você o lave e seque com uma toalha, mas deixe um pouco de condicionador leave-in e então literalmente prenda-o para trás com uma faixa que não seja muito apertada, para que não fique preso e danifique o cabelo. O comprimento do cabelo deve literalmente segurá-lo para trás por si só.”
Penteado liso para trás com desbotamento
Semelhante ao corte slick back undercut, mas mais suave, o slick back com fade é um corte para homens que buscam um estilo moderno que dure por vários anos. “A vantagem é que ele parece elegante”, diz Mills. “Se você tem a parte de trás e as laterais curtas e seu cabelo está preso para trás em cima, ele tende a parecer muito apresentável e como se você tivesse uma direção com sua imagem.”
Estilize-o exatamente como você faria com o undercut, aplicando uma pomada no cabelo que permita que você empurre para trás. Você também pode precisar usar spray de cabelo para mantê-lo no lugar e, se você estiver atrás de volume, os aspectos de estilo na parte superior são muito semelhantes a um topete.