Principais conclusões
Botas muito grandes, muito pequenas, muito pesadas ou que não se ajustam bem com suporte incorreto podem causar dores nas costas. O problema pode não se desenvolver imediatamente, mas com o tempo e o desgaste repetido, qualquer dor ou desconforto nos pés pode causar dores no tornozelo, joelho, quadril e costas.
Seus pés doem toda vez que você usa botas? Nesse caso, você pode correr o risco de sentir dores nas costas.
Você leu certo: o par de botas errado pode causar muito mais do que apenas dor ou desconforto nos pés.
Embora os problemas possam começar nos pés – nos calcanhares, arcos, antepé ou tornozelos – eles podem subir pelo sistema esquelético e afetar os joelhos, quadris e até a coluna.
Não sabe como usar botas pode causar dores nas costas? Continue lendo porque vou explicar para você.
Por que usar botas pode causar dor nas costas?
As botas de tamanho errado podem afetar sua marcha
Quando você usa o tamanho errado – especialmente um tamanho muito pequeno-seus pés provavelmente ficarão apertados dentro das botas.
Para reduzir a dor, você contrairá inconscientemente (e conscientemente) os músculos dos dedos dos pés para combater o desconforto.
Quando você faz isso, isso afeta a maneira como você posiciona os pés a cada passo. Você dará passos menores e mais controlados e não transferirá totalmente o peso dos calcanhares para os dedos dos pés.
Com o tempo, isso pode desgastar os músculos tensos e constantemente tensos dos pés e prejudicar sua marcha.
Botas grandes também podem prejudicar seus movimentos. Seus pés ficam tensos para não deslizar para dentro das botas, pressionando a palmilha para tentar manter uma pegada firme.
Você também adaptará a maneira como anda porque está tentando se mover de uma forma que evite que seus pés deslizem ou se movam.
Como você deve ter notado ao mancar ou andar de maneira estranha após uma lesão (tornozelo torcido, ligamento do joelho rompido, etc.), uma marcha incorreta pode causar desconforto na coluna.
Você não está mais se movendo com fluidez e naturalidade, e as pequenas mudanças na maneira como você pisa causarão mudanças maiores – para pior – que percorrem sua espinha.
O peso e o material da bota afetam como você se move
O peso das botas terá impacto direto no seu conforto, principalmente depois de um longo dia em pé.
Pense nisso: você pode usar botas muito pesadas por uma ou duas horas e, embora elas arrastem seus pés, você poderá suportar o peso.
Mas e depois de seis horas? Oito horas?
Todo esse tempo gasto em pé aumentará o cansaço que suas botas excessivamente pesadas causarão.
Quando você está cansado, você começa a se mover incorretamente. Talvez você não estenda totalmente os pés para uma marcha correta a cada passo, ou seus músculos sobrecarregados não permaneçam totalmente contraídos durante toda a amplitude de movimento.
Você corre maior risco de lesão ou tensão quando está cansado. É mais provável que você se mova incorretamente ou deixe o peso do corpo repousar não sobre os músculos cansados, mas sobre as articulações e os ossos.
O material das suas botas também pode afetar a maneira como você se move.
Se as botas forem ásperas contra a pele, seu corpo ajusta naturalmente seus movimentos para evitar o atrito que causa dor e pode causar bolhas.
Com o tempo, esse ajuste no seu movimento pode levar a uma marcha incorreta, que desgasta todo o seu sistema esquelético – dos pés até a coluna e o pescoço.
É por isso que é recomendado que você use botas de couro apenas por um curto período antes que estejam totalmente amaciadas e confortáveis.
Botas de trabalho com salto podem ser muito altas
Embora um calcanhar elevado possa fornecer suporte extra para o arco, um calcanhar muito alto pode elevar excessivamente os pés e causar tensão indevida nos músculos e ossos dos pés.
O pé foi projetado para ser colocado no chão, mas nem sempre é o design ideal para a vida moderna. Podemos passar horas em pé, no mesmo lugar, ou caminhando em superfícies planas e duras que não são encontradas na natureza. Para combater isso, os fabricantes de botas adicionam saltos para fornecer amortecimento e suporte ao arco do pé para reduzir a fadiga.
No entanto, a elevação de um salto muito alto aumentará a pressão sobre os tendões que conectam os pés anteriores aos ossos do calcanhar, além de aumentar a pressão sobre os músculos do antepé que precisam suportar mais peso.
A pesquisa provou que usar botas com salto muito alto pode danificar os nervos, tendões e músculos dos pés.
Falta de Palmilhas Causa Alto Impacto
Palmilhas são adicionadas às botas para fornecer amortecimento extra e absorver choques. Sem eles, seus pés ficam vulneráveis ao impacto repetido do movimento.
O impacto nos pés ao caminhar é muito pequeno em comparação com, digamos, correr ou saltar, mas mesmo esse pequeno impacto pode desgastar os ossos, músculos, tendões e ligamentos durante longas horas.
E como explicado acima, quando seus pés começam a doer, o resto do seu sistema esquelético tenta “ajudar” e compensar para reduzir a dor. Isso pode causar dores nas costas, especialmente se sua atividade for de alto impacto o suficiente para que as vibrações subam pelas pernas e reverberem pelos ossos da coluna.
Suporte inadequado do arco afeta a estabilidade
Sem o suporte adequado do arco, suas botas ficarão instáveis e instáveis e, como resultado, você também se sentirá instável.
Seu cérebro tentará compensar essa instabilidade mantendo os músculos dos pés constantemente tensos e prontos para reagir se a base de apoio mudar abaixo de você.
A tensão constante nos músculos dos pés leva à fadiga e você pode sentir os efeitos percorrendo todo o sistema esquelético.
Usar o tipo de inicialização errado causa muitos problemas
Isso deveria ser desnecessário dizer, mas estou dizendo mesmo assim: usar as botas erradas pode praticamente garantia dores nos pés, joelhos, quadris e costas.
Pense nisso: as botas de trabalho são feitas não apenas para proteger seus pés de pregos voadores ou riscos de esmagamento e/ou tropeções, mas também do desgaste de longos dias em pé. As botas de caça são feitas para impedir a entrada de água e sujeira, mas também fornecem amplo suporte para horas de caminhada, ajoelhamento e escalada.
As botas Logger apresentam um salto mais alto que pode subir nos galhos e permanecer firmes em terreno irregular, mas também têm suporte de arco extra para todo o tempo que você passará em pé.
Mas o que acontece se você usar um par de botas resistentes com biqueira de aço para caçar? Ou um par de botas para andar no concreto o dia todo?
A resposta é bastante clara: seus pés e o resto do corpo sentirão dor porque você está usando as botas erradas para a tarefa errada.
Isso vale duplamente para botas “da moda” ou qualquer bota construída em um estilo mais elegante. Estas botas destinam-se a ser usadas em ambientes fechados ou por longas horas sentado. Usá-los para qualquer tipo de trabalho praticamente garante dores nos pés, tornozelos, joelhos e costas, porque eles não têm suporte ou proteção suficiente para uso no trabalho.
O que fazer se suas botas estiverem causando dor nas costas
Garanta o ajuste correto
Este é sempre o primeiro e mais importante passo!
Como explicamos acima, uma bota muito apertada fará com que seus pés fiquem tensos para se contraírem e reduzirem o atrito, enquanto uma bota ov A bota de tamanho grande também causará tensão muscular ao tentar impedir que os pés se movam ou deslizem.
Você pode eliminar ambos os possíveis pontos problemáticos comprando um par de botas que realmente caiba em seus pés. Isso significa não apenas o tamanho certo (comprimento), mas também a largura correta.
Se você puder testar as botas pessoalmente em um fabricante de botas ou loja de calçados local, eu recomendo fortemente. Essa é a melhor maneira de obter o ajuste mais preciso para a estrutura e formato específico do seu pé.
E se você estiver comprando online? Recomendo medir seus pés usando um dispositivo Brannock se você tiver acesso a um em casa ou em lojas locais. Esse dispositivo fornecerá o tamanho e a largura mais precisos para seus pés, que você poderá usar ao fazer compras online.
Antes de clicar no botão “Comprar”, analise as avaliações de usuários da vida real para encontrar qualquer par de botas que você está considerando. É a melhor maneira de descobrir se as botas funcionam no tamanho certo ou se você precisa aumentar ou diminuir o tamanho para obter o ajuste melhor e mais confortável.
Certifique-se de ter suporte de arco suficiente
O suporte do arco é crucial para evitar dores nos pés, joelhos, quadris e costas.
O suporte do arco distribui o peso do corpo uniformemente para reduzir a tensão nos músculos e tendões. Isso não só evitará a fadiga dos pés, mas também melhorará a postura, o equilíbrio e a mobilidade geral.
Normalmente, o suporte do arco é fornecido por um salto mais alto (1 a 2 polegadas, dependendo do estilo da bota) ou por uma entressola sólida (geralmente EVA ou espuma de borracha) integrada aos sapatos diretamente abaixo dos arcos.
É absolutamente imperativo ter em mente o suporte do arco para qualquer par de sapatos que você esteja considerando.
Invista em botas com absorção de choque
Como um cara grande e pesado, não consigo me imaginar usando um par de botas sem ampla absorção de choques. Preciso que o amortecimento suporte meu peso (250 libras) e apoie meu corpo superdimensionado (6’6 ”) quando estou caminhando, caminhando, caçando ou trabalhando.
Muitas botas vêm com palmilhas de absorção de choque integradas que farão um trabalho incrível na redução do impacto. Outros apresentam inserções ortopédicas removíveis que fornecem amortecimento, mas podem ser trocadas se você precisar de um acolchoamento mais grosso ou mais fino sob os pés.
Algumas botas, especialmente botas de trabalho e botas de estilo mais atlético (como botas de corrida ou caminhada), apresentarão absorção de choque extra embutida na sola ou entressola, geralmente na forma de almofadas de compressão ou “câmaras de ar” (como bolhas).
Não posso exagerar o suficiente a importância da absorção de choque, para quem passa mais do que algumas horas por dia em pé.
Obtenha palmilhas de alta qualidade
Qualquer que seja o par de botas que você comprar, é sempre uma boa ideia comprar um par extra de palmilhas de alta qualidade e redutoras de impacto na lateral. Dessa forma, quando as palmilhas que acompanham as botas comprimem ou se desgastam (o que elas sempre fazer, é só uma questão de tempo), você tem outro par pronto para substituí-los.
Não é apenas uma boa ideia – é uma ideia absoluta deve se você vai usar botas o dia todo, todos os dias.
Experimente um par de botas de qualidade de uma marca respeitável
Há muito a ser dito sobre botas compradas de uma marca respeitável e com muitas críticas positivas. Mas, na verdade, tudo se resume a um conceito simples: a marca é respeitável porque provou que pode criar calçados que oferecem exatamente o que os usuários desejam. Isso inclui boa aparência elegante e conforto.
Uma marca respeitável geralmente terá décadas de experiência na construção de botas, então terá investido muito na pesquisa e desenvolvimento da melhor tecnologia para amortecimento, suporte de arco, estabilidade, impermeabilização, proteção de trabalho e quaisquer outros recursos que considere importantes.
Sempre haverá recém-chegados ao mercado que produzem produtos bons ou mesmo ótimo produtos, mas por uma questão de segurança, é sempre mais inteligente investir em uma marca testada e comprovada.
Seja esperto para o bem das suas costas
Assim como o par de botas certo pode tornar qualquer dia mais confortável, o par de botas errado pode absolutamente ruína até mesmo um ótimo dia.
Se as botas forem muito pequenas, muito grandes, muito pesadas, muito ásperas, muito altas nos saltos, não tiverem absorção de impacto e suporte de arco suficientes, ou forem apenas o par de botas errado para o trabalho, você está praticamente garantido para desenvolver dor no pé.
Com o tempo, essa dor começará a percorrer seu sistema esquelético, causando problemas nos joelhos, dores nos quadris e nas costas – talvez até ao ponto de lesões mais graves.
Proteger as costas sempre começa protegendo os pés. Usar as botas certas fará exatamente isso!
Perguntas frequentes
Como posso saber se meus sapatos estão causando dores nas costas?
Considere a sensação dos seus pés depois de usar os sapatos por uma ou duas horas e depois de usá-los o dia todo.
Se causarem desconforto a curto prazo porque são muito grandes ou apertados, é quase certo que causarão desconforto a longo prazo.
Mas mesmo que as botas sejam confortáveis por uma ou duas horas, isso não significa que sejam totalmente seguras para serem usadas por muitas horas. Eles podem não ter suporte de arco, estabilidade ou amortecimento suficientes para serem adequados para uso durante todo o dia.
Por que as botas machucam minhas costas?
Qualquer dor, aperto ou fadiga que comece nos pés acabará por subir pelo sistema esquelético-muscular. É assim que seu corpo é construído.
Se suas botas estiverem muito largas, muito apertadas ou não tiverem apoio suficiente, seus pés tentarão adaptar o movimento para compensar. E como seus pés estão conectados ao resto do seu esqueleto (é claro), essa adaptação em seu movimento ou postura afetará seus tornozelos, joelhos, quadris e, eventualmente, suas costas.
As botas podem causar ciática?
Botas de tamanho incorreto podem causar ciática. Qualquer coisa que afete a maneira como você fica de pé, senta ou se move pode levar a ajustes no equilíbrio, na postura e no envolvimento dos músculos e tecidos conjuntivos. Com o tempo, esses ajustes podem prejudicar seu movimento adequado e causar pressão (e, por fim, dor) em todo o sistema esquelético-muscular, inclusive na região lombar.