Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
Um homem esclarecido não pensa mais em usar rosa como algo que só vem cortado com bainha em A ou repleto de botões que fecham ao contrário. E, no entanto, ainda é uma cor criminalmente sub-representada na maioria dos guarda-roupas.
“A principal preocupação dos homens é que eles possam parecer afeminados de rosa”, diz o diretor de estilo colaborador de Porter, Dan May. “Mas nenhuma cor está fora dos limites. É apenas a maneira como você estiliza e a confiança com que você o executa.”
A probabilidade é que seu guarda-roupa já esteja com um tom rosado. Você provavelmente tem uma camisa rosa, que pode ou não chamar de ‘salmão’ e usar apenas para casamentos. Escondido em uma gaveta, está um par de meias rosa que você ganhou no Natal e só vai ao ar no dia da lavanderia. Talvez você use uma gravata listrada preta e cereja, apesar de não estar convencido de que gosta dela, porque alguém uma vez disse que combinava com você.
E isso é uma pena. Porque implantado corretamente – e não como uma reflexão tardia – o rosa é personalidade. “Usar rosa automaticamente diz às pessoas que você é um personagem confiante”, diz Tony Cook, um estilista que já vestiu nomes como A$AP Rocky.
Sua ausência na maioria dos looks significa que ele se destaca nos seus e, desde que você escolha tons que combinem com o seu tom de pele e que combinem com o resto do seu look, é uma afirmação que lisonjeia.
Uma história de homens vestindo rosa
Embora hoje em dia as roupas da Barbie sejam rosa e as do Action Man não (reconhecidamente, rosa não é exatamente uma ótima camuflagem), é uma divisão moderna de gênero, diz May. “Até o século 20, as crianças de ambos os sexos normalmente se vestiam de branco, mas quando eram usadas cores, os meninos se vestiam de rosa.”
A ideia era que, como o rosa estava mais próximo do vermelho e, portanto, era uma cor forte, era inerentemente mais masculino. Só depois que alguma neurologia espúria de meados do século foi mal interpretada como significando que as mulheres preferiam tons mais vermelhos é que a Barbie começou a optar pela pintura rosa choque em seu conversível, enquanto o Action Man vestia uniforme.
A noção de homens de rosa oscilou dentro e fora da aceitação desde então. No formato de uma camisa Oxford rosa, tornou-se um item básico da moda. Para os fãs do blazer e do lenço de bolso, é um look de verão aparentemente imune às tendências. Influenciou até mesmo o público casual do futebol, que usava camisas pólo rosa para se destacar nas arquibancadas.
E agora, enquanto a nostalgia reina suprema e os estilos das subculturas vestidas de roupas esportivas voltam à moda, o rosa é mais uma vez um visual que vale a pena aproveitar. Veja como.
Por que os homens deveriam usar rosa
Não há melhor sinal de um homem confiante do que aquele vestido de rosa. Isso mesmo, eu disse isso. É preciso coragem para ser um cara vestido de rosa e ter confiança em sua masculinidade.
Mas além de parecer ousado, o rosa é uma cor ótima para ter no guarda-roupa. Parece elegante tanto com jeans quanto com cáqui e pode complementar seriamente o vestido formal (gravata rosa, lenço de bolso rosa e até mesmo uma camisa rosa claro).
É um desvio sólido se você precisa de uma cor clara que não seja branca e que seja atraente, para começar.
No geral, os homens devem usar o que quiserem e o que quiserem, inclusive a cor rosa. Além disso, se voltarmos às suas origens, já foi considerado hiper masculino de qualquer maneira… É hora de recuperar o rosa da Barbie e integrá-lo de forma mais confortável no armário masculino.
Veja como:
Roupas masculinas rosa: escolhendo o rosa certo para o seu tom de pele
A chave para fazer com que as roupas masculinas rosa funcionem para você é garantir que sejam as corretas. “Escolher o tom errado pode desbotar o tom da sua pele e prejudicar a sua tez”, diz Cook.
Tal como acontece com tantas coisas na moda, é preciso trabalhar nos opostos. “Para peles mais claras, um tom mais forte e profundo funciona melhor. Um rosa claro ou pastel, o tipo geralmente associado às camisas Oxford, complementa o brilho pós-feriado e a pele mais escura.”
Mas isso não significa que homens com a pele de Ron Weasley devam optar pela alfaiataria fúcsia. “Você realmente não pode usar muito rosa se tiver a pele muito clara”, diz May. “Isso vai acabar com você. Muitas regras de alfaiataria podem ser quebradas, ou pelo menos distorcidas, se forem feitas da maneira certa, mas isso é certo.”
Cores que combinam com rosa
Cada cor tem um Morecambe em seu Sábio metafórico. Para camelo, é azul marinho; para verde, é cinza; e para o rosa não é diferente. Embora toda uma gama de tons esteja disponível, os tons rebeldes ficam melhores ao lado de azuis e marrons mais escuros, mas também podem combinar com o branco para uma declaração impressionante de alto verão.
Cores semelhantes (mais fáceis de emparelhar): Vermelhos e rosa malva.
Cores contrastantes (mais difíceis de emparelhar): Violetas azuis e verdes amarelos.
Cores complementares (mais difíceis de emparelhar): Verdes azuis.
Recomendado: Cinza, bege e branco, além de tons mais escuros de verde e azul.
Homens vestindo rosa: como acertar
Embora todos os homens devam usar rosa, a maneira como você veste essa cor terá um grande impacto na forma como você é visto.
Veja como deixar seu visual perfeito adicionando um pouco de rosa à mistura:
Rosa como acessório
Além de escolher o tom certo, usar rosa exige uma autoestima forte. Se você prefere uma violeta encolhida, experimente peças de roupa masculina rosa menores e sutis, que são usadas longe da pele, como um lenço de bolso ou uma meia rosa.
Rosa no inverno
Ao contrário da crença popular, você não precisa restringir o uso de rosa aos meses de verão. No inverno, as peças em camadas rosadas oferecem contraste, aparecendo por baixo de agasalhos mais pesados, e injetam um pouco de cor em guarda-roupas que tendem a ser tão sóbrios quanto os céus nublados das estações mais frias.
Rosa no trabalho
Apesar de parecer forte, o rosa não terá dificuldade em se encaixar no que você já veste. Na alfaiataria, combina especialmente bem com outras cores tradicionalmente masculinas – há uma razão pela qual a camisa salmão e o terno azul-marinho se tornaram um item moderno e poderoso. O cinza também funciona bem em roupas formais ou, para uma abordagem mais contemporânea, o preto e o rosa juntos remetem à tendência grunge.
Rosa como roupa de trabalho
Sugerir que qualquer pessoa que use rosa precisa ser ‘homem’ é um chapéu um pouco velho. (Basta olhar para Drake.) No entanto, colocar a cor para funcionar em peças de vestuário de trabalho resistentes, como bombardeiros, jaquetas jeans e moletons – é uma maneira fácil de garantir que você receberá looks no pub pelos motivos certos.
Rosa como streetwear
Se fosse necessária mais uma prova de que você deveria se vestir como My Little Pony, veja a infiltração do rosa no mundo do streetwear. Um agasalho de veludo fúcsia é provavelmente (leia-se: definitivamente) um pouco Paris Hilton por volta de 2003, mas moletons, blusões e bolsas de tênis são um jogo justo para construir um ajuste de fogo.
5 peças de roupa masculina rosa que todos os homens podem usar
Camisa Oxford
Dada a sua capacidade de combinar habilmente com tons mais escuros como o azul (como a cor daqueles jeans que você usa quase todos os dias), uma camisa Oxford casual é uma compra extremamente inteligente. Use o botão para iluminar um visual sóbrio, optando por um tom mais brilhante ou mantendo as coisas clássicas e empoeiradas.
Gravata
Uma opção fácil para injetar alguma personalidade (muito bem-vinda) em trajes formais, uma gravata rosa é uma maneira infalível de provar por que os homens podem usar blush. Seja para o trabalho ou para um casamento de verão, dê o nó em uma camisa branca ou até mesmo tom para um look que não vai fazer você parecer uma menina de seis anos.
Noções básicas
O streetwear pode ter ganhado apenas recentemente a aceitação (ou melhor, a apropriação) do público da moda, mas há muito tempo está à frente da multidão quando se trata de rosa. Comumente usado em camisetas, moletons e moletons, tanto em rosa claro é algo que fica bem sob uma camisa jeans ou jaqueta.
Shorts de natação
Se há um momento para dar um toque de rosa, é durante as férias. É claro que, embora seja uma escolha de praia decididamente arrojada, a alta proporção entre pele e short com trajes de banho torna ainda mais importante acertar a sombra. Especialmente se a sua tez tende a ficar parecida com Strawberry Angel Delight no quinto dia.
Tênis rosa
Nos últimos anos, o mundo dos tênis tem sido dominado por brancos, brancos e, bem, um pouco off-white, mas principalmente brancos. Agora, porém, os tênis minimalistas estão abrindo caminho para tudo, desde clássicos retrô até feras tingidas de flúor, que dão uma vantagem aos sapatos rosa. Combine com calças escuras, como jeans cru ou joggers cinza para dar mais destaque.