Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
As regras obsoletas e ultrapassadas da moda masculina – aquelas que ditam o que se pode usar, quando e com o quê – estão a desaparecer rapidamente. Onde os guarda-roupas dos nossos pais eram governados por códigos de vestimenta explícitos e implícitos, agora a anarquia impera. É uma anarquia bem vestida, mas mesmo assim anarquia.
Os fios formais agora se aninham no streetwear, os tênis surgem nos escritórios e o fato de uma peça ser ou não considerada apropriada é agora tão maleável quanto o que ela acompanha.
Então, no espírito de rebelião (ou para usar o termo técnico: high-low dress), aqui estão seis maneiras criativas de estilizar o resto da temporada, combinando estilos formais e casuais.
Moletom + Sobretudo
Um verdadeiro produto básico da moda masculina deve ser versátil o suficiente para levar seu usuário de sexta de manhã a sábado à noite. Um excelente exemplo de peça que se ajusta facilmente ao perfil, o sobretudo tem uma figura tão elegante sobre um terno quanto quando usado para animar roupas esportivas.
“Combine com um moletom cinza ou preto, calças elegantes e um fiel par de tênis branco puro”, sugere Paul Higgins, estilista que já trabalhou com Aquascutum, Reiss e Diesel.
Para atingir o ponto ideal, opte por um casaco justo e trespassado, que é ideal para vestir bem com jeans, mas ainda elegante o suficiente para superar um look formal.
Treinadores + Fato
Outrora uma combinação impensável, agora um pilar da moda masculina; nos últimos anos, o calçado desportivo saiu das pistas para se estabelecer como o companheiro perfeito para a alfaiataria.
No entanto, usar ternos com tênis não é tão simples quanto ir para o trabalho com tênis de ginástica. “O segredo é gastar um pouco mais em calçados”, diz Higgins, apontando para a linha de tênis de marcas tradicionais como Grenson e John Lobb.
Além de procurar tênis que sejam construídos tão bem quanto seus brogues (ou pelo menos mínimos o suficiente para parecerem assim), certifique-se de que todo o look se encontre no meio, relaxando sua alfaiataria com cortes mais justos e trocando camisa e gravata por um moletom ou gola redonda.
Rolo Gola + Jeans
O retorno da gola alta à glória alguns anos atrás foi tão inesperado quanto a ressurreição das calças cargo, bolsas de cintura e quase tudo dos anos setenta. Mas é difícil imaginar a vida sem isso agora.
Não se preocupe, esta capa de pescoço multitarefa é uma peça inerentemente elegante, especialmente em um peso fino e quando cortada de materiais premium, como lã merino, tornando-a a candidata ideal para vestir um par de jeans. “É um visual um tanto complicado e não é para todos”, diz Higgins, que enfatiza a importância de garantir que o corte do seu jeans seja fino ou reto para evitar qualquer vibração de Steve Jobs.
Jeans + Sobretudo
Há mérito em pensar que nenhum homem fica mal com um bom sobretudo, o que (além de suas habilidades isolantes) é o que o torna uma parte tão essencial de qualquer guarda-roupa.
Apesar de ter sido inventado para ser usado em camadas sobre um terno (daí o nome sobretudo), seu apelo não diminuiu à medida que os códigos de vestimenta foram relaxados. Então, readapte o estilo casual dos jeans usando um para adicionar lastro a uma camisa ou malha Oxford, antes de combinar o visual com um par de botas Chelsea elegantes.
Um casaco justo, mas não justo, reflete a facilidade da sua metade inferior. “Parece inteligente à distância, mas fará com que seus colegas desejem vestir eles próprios os confortos”, diz Higgins.
Casacos militares + terno
Quando um sobretudo deixa você suando, mas um paletó é muito frágil, opte por agasalhos projetados para ambientes amplos – principalmente qualquer coisa que tenha começado no exército.
A jaqueta de campo M-65, por exemplo, é uma variação leve e à prova d’água da clássica parka rabo de peixe projetada para tropas que sofrem com os padrões climáticos oscilantes do Vietnã, enquanto a mochila de lã foi preferida pela Marinha Real Britânica durante a Segunda Guerra Mundial.
Herança militar significa que o casaco combina com seu uniforme de escritório. “Equipe com terno, monges duplos e porta-documentos, para se proteger das intempéries com estilo”, afirma Higgins. Basta seguir a classificação com marrons, verdes e marinhos para garantir que os estilos estejam em sintonia.
Joggers + Alfaiataria
À medida que a alfaiataria relaxa nas camisas de força do Mad Men, um blazer e jogging formam uma combinação sólida de separações que prova que o conforto não é mutuamente exclusivo do estilo.
“Parece bizarro no papel”, diz Higgins, “mas com o estilo certo – com acessórios mínimos e o calçado correto – este look confortável é um vencedor”.
É uma partida que vive ou morre na hora certa; fino abaixo, afinando até um tornozelo com punhos, mas mais espaçoso e desestruturado na parte superior. Evite se dividir totalmente ao meio, enfeitando ainda mais o blazer com uma malha leve ou uma blusa esportiva.