Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
Vamos deixar uma coisa bem clara: você não precisa ficar obcecado por cores. Ninguém vai julgá-lo por usar o tom ruivo da última temporada em vez do tom de topázio esfumaçado desta temporada. Se o fizerem, merecem receber um tom de vermelho Marsala de 2015.
Contanto que você siga o conselho óbvio – vista-se para a ocasião, opte por tons que combinem com seu tom de pele e escolha tons que não combinem – você está certo. Desculpe, Pantone Nugget Haze 16-0952.
Dito isto, um ajuste na sua roda de cores habitual é a maneira mais fácil de iluminar roupas sem graça, especialmente no inverno – uma época em que a tentação é ficar no casulo quente do azul marinho, preto e cinza. “Com qualquer matiz que esteja fora do espectro seguro – preto, marinho, cinza e branco – é mais fácil fundamentar uma roupa mantendo uma peça brilhante em seu visual”, diz o gerente de design de River Island, Matt Braun.
Não gosta de calças largas? Você acha que os tops e os corredores devem permanecer na academia? Então deixe que um novo tom seja o truque que refresca seu guarda-roupa. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar cores neste inverno.
Como usar cores no inverno: dicas importantes
Conheça o seu tom de pele
Encontrar a cor certa para o seu tom de pele resume-se basicamente a compreender a sua tez. Primeiro, olhe para o seu antebraço. É justo? Em seguida, opte por cores mais escuras e evite qualquer coisa muito clara. Azeitona? Jogue fora qualquer coisa amarela ou verde que esteja muito perto da sua pele, mas, caso contrário, enlouqueça. Escuro? Bem, querido amigo, o mundo é sua ostra (cromaticamente falando).
“Quanto mais escuro for o tom de sua pele, mais fácil será obter cores brilhantes”, diz Rich Simmons, supervisor da equipe de estilo do serviço de estilo online Stitch Fix. “Mas lembre-se, nenhuma dessas regras é rígida e rápida. Aconselho sempre experimentar peças que estejam fora da sua zona de conforto na relativa segurança da sua casa, onde a iluminação é mais natural.”
Coordene com cuidado
Como regra geral, cores mais brilhantes tendem a se destacar mais quando colocadas ao lado do preto ou do branco, o que significa que você pode querer pensar duas vezes antes de vestir seu jeans preto do dia a dia.
Em vez disso, experimente uma calça azul marinho ou cinza ou um jeans com ourela escuro, que criará um contraste mais suave com tons mais vibrantes. “Quanto mais escuro o tom, mais se destacarão as opções de cores mais brilhantes”, diz Simmons.
Todd Snyder
Assuntos materiais
Acertar a cor envolve tanto a substância quanto a aparência. “Materiais artificiais [such as polyester or acrylic] pegue as cores e imprima melhor e crie uma aparência mais vívida”, explica o chefe de design de moda masculina da ASOS, Nick Eley.
Mas, mais alto nem sempre é melhor. Fibras naturais como algodão e lã parecem menos ásperas depois de tingidas, especialmente aquelas com acabamento texturizado, que pode adicionar profundidade que suaviza o efeito geral.
Vestido para a temporada
Com isso não queremos dizer apenas guardar os shorts no inverno. À medida que as noites ficam mais escuras, o mesmo acontece com o seu guarda-roupa. É verdade que os estilistas avançados podem usar o amarelo-sol em setembro, mas uma mudança básica muito mais fácil é optar por uma paleta mais suave.
“Tons mais profundos e ricos de suas cores favoritas são uma ótima opção para o outono / inverno”, diz o estilista de moda masculina da John Lewis, Promise Bakare. “Por exemplo, se o vermelho é um dos seus favoritos do verão, o bordô é uma ótima cor para a transição.”
Zara
Comece pequeno
“Como fã do look ‘todo preto, tudo’, posso me identificar com o desafio de trazer cor para um guarda-roupa monocromático”, diz Simmons. “Se você quiser dar início à sua paleta, traga flashes de cor através de seus sapatos, acessórios ou camadas externas.”
Embora cáqui ou mostarda possam não ser para todos, um casaco marrom médio ou camelo é universalmente elegante, enquanto tênis coloridos podem levantar qualquer roupa sem afetar sua aparência geral.
3 maneiras de usar cores no inverno
Inteligente
Entre festas de Natal no escritório, casamentos de inverno e festas caras de Réveillon, os meses mais frios não faltam ocasiões para se vestir bem. E embora você possa tirar a poeira das velhas e fiéis duas peças, já não é chato o suficiente lá fora?
Por que não elevar o ambiente ao seu redor com um terno verde garrafa ou bordô – tons ricos e profundos que parecem inerentemente elegantes. Use uma camisa branca e gravata escura ou, se o código de vestimenta permitir, uma gola carvão. Um lenço de bolso ligeiramente contrastante ou um par de meias ousadas são ótimas maneiras de adicionar ainda mais cor à mistura, apenas evite qualquer coisa que possa ser descrita como remotamente festiva.
Inteligente-casual
O smart-casual tem mais a ver com um estado de espírito do que com um código de vestimenta rigorosamente aplicado. Na maioria das situações, um moletom, uma calça e um par de tênis passarão se usados com a atitude certa. Isso significa escolher uma cor respeitável para a metade superior – pense em azul royal ou laranja queimado, de preferência sem logotipos ou estampas gráficas – e um tom clássico para a metade inferior, como marinho ou cinza.
Se a ocasião for mais elegante do casual elegante (ou mesmo seu parente próximo, casual de negócios), troque o suéter por um suéter merino mais elegante no mesmo tom e use sobre uma camisa que combine com o tom (azul com azul, lilás com roxo).
Casual
Quando você é adulto e os dias de neve param de se tornar uma coisa, a melhor coisa sobre o inverno é que ele lhe dá licença gratuita para se tornar um garoto aconchegante com malhas grossas, moletons e, o melhor de tudo, lã. Os produtos de ursinhos de pelúcia fizeram um grande retorno como parte do renascimento contínuo dos anos 90 e são uma ótima maneira de iluminar seu guarda-roupa (e já mencionamos, AF aconchegante?).
Experimente usar um zíper colorido em tons terrosos com jeans desbotado ou um par de calças grossas com punhos sobre tênis coloridos para caminhada.
6 cores principais do inverno
Laranja Queimada
Houve um tempo em que os metálicos faziam barulho nas passarelas, mas nas últimas temporadas é o que não brilha que é ouro no guarda-roupa.
Do sofisticado ao sofisticado, os designers exploraram tons de cobre e laranja queimado para obter peças preciosas, transformando-as em looks da cabeça aos pés e em agasalhos marcantes.
Este tom rico foi retirado dos mesmos arquivos da mudança para calças largas e lapelas mais largas. “O interesse pelas tendências da década de 1970 tem varrido as passarelas”, diz Braun. “Com os cortes e o veludo cotelê vêm as ferrugem e os cobres.”
Felizmente, os observadores de estilo descreveram o laranja queimado como um “novo neutro”, o que significa que funciona bem com os tons padrão de inverno de preto, marinho, cinza e branco. Fique atento para qualquer coisa feita especialmente de lã, o que dá profundidade extra à sombra.
Verdes Militares
O verde é uma planta perene no inverno, e o “outro” da maioria dos homens é neutro quando se cansa do preto e do azul.
“O verde repercutiu tanto nas coleções que você seria perdoado por pensar que havia algum grupo secreto de designers no WhatsApp”, diz Chris Hobbs, editor de estilo da MatchesFashion. “O cáqui parece ser a maneira mais fácil de usar a tendência e é bastante neutro também.”
Como você usa isso? Pense em excesso chique. “Calças de alfaiataria cáqui combinam com outros tons suaves de bege, cinza e creme, enquanto calças utilitárias combinam com malhas grossas e sapatos Derby grossos”, diz Hobbs.
Da mesma forma, uma bolsa ou sobretudo em tom terroso irá ampliar um visual monocromático sem canalizar o Action Man.
Vinho
À medida que o frio chega, a bebida entra. Só que não estará (apenas) na sua taça de vinho. A moda masculina vem adquirindo notas de merlot, shiraz e bordô para o outono/inverno, principalmente porque esses tons quentes combinam perfeitamente com uma variedade de outras cores usáveis.
“Os vermelhos profundos e cheios são fundamentais, pois adicionam calor e riqueza ao seu visual, o que pode se traduzir em uma sensação premium”, diz o designer sênior de moda masculina da Joules, Tim Ellis. “Além disso, você pode encontrá-lo em peças variadas, desde jaquetas elegantes até camisetas.”
Tudo com moderação, claro. “Os tons vinho só devem ser usados com marinho ou preto, e talvez um toque de cinza para adicionar um tom”, acrescenta Ellis.
Pense em jeans pretos básicos e uma malha grossa com um sobretudo cor de vinho. Ou enfeitar seu look sazonal de gravata preta com um smoking cor de vinho. Queixo queixo.
Amarelo Mostarda
Assim como o bom condimento em si, pense na mostarda como um belo complemento do seu guarda-roupa. A sombra ressurgiu graças às marcas que mergulharam nas paletas dos anos 1970 e as tornaram usáveis no século XXI.
“A mostarda combina bem com uma série de cores”, diz Ellis. “E como uma versão suave do amarelo, serve para iluminar as trevas padrão do inverno sem parecer fora de estação.”
Embora não seja uma cor primária, é forte o suficiente para ser melhor usada para realçar uma roupa neutra. “Considere os tons índigo na parte superior quando em camadas ou tons clássicos de inverno, como tons de marrom e terra abaixo”, acrescenta Ellis.
Um moletom ou malha é a maneira mais fácil de incorporar a mostarda, ambos combinam com um casaco e uma calça jeans com ourela – dois itens básicos da moda masculina que possuem um clima náutico.
Tons de joias
Os tons de joias já foram os beneficiários da febre disco da temporada de festas, mas agora estão surgindo e aparecendo em tudo, desde jaquetas bomber até malhas básicas.
E como os homens sentem a necessidade de refletir o céu cinzento em seus looks, você não precisa usar todo o MC Hammer para destacar seus óculos escuros. Contra um fundo escuro, esses tons preciosos brilham.
“Os tons das joias combinam perfeitamente com os tons terrosos”, diz Braun. Os tons estão na extremidade mais brilhante do espectro do inverno, então se você tem vergonha de cores, atenha-se aos detalhes mais sutis: um cinto, um lenço de bolso ou até mesmo o tom subordinado de uma camisa.
“O casaco camel é um clássico do outono/inverno. Dê vida a ele com um moletom verde esmeralda ou rubi sobre uma camisa Oxford”, acrescenta.
Marrom
Depois de anos como uma cor presa na lama, usada apenas em sapatos e cintos, os tons de marrom estão finalmente ganhando o destaque que merecem. Embora não seja a entrada mais vibrante na roda de cores, é uma das mais versáteis e até lisonjeiras.
“Depois de um verão dominado por estampas e cores ousadas, os tons mais suaves parecem mais apropriados para a estação e o marrom combina bem com a maioria dos tons de pele”, diz o diretor de estilo do Sr. Porter, Olie Arnold. “Seu guarda-roupa pode abranger uma variedade de cores, desde uma paleta terrosa, incluindo tabaco, castanho-avermelhado e chocolate, até tons mais suaves de caramelo, camelo e aveia.”
É difícil obter uma aparência totalmente marrom, a menos que você seja um motorista da UPS. Cremes, cinzas claros e outros neutros são os parceiros mais seguros, e é aconselhável tentar atualizar a tonalidade com alguma textura também.
“Tecidos marrons e texturizados são os melhores amigos, seja malha grossa, blazer de lã, ela sobretudo ou jaqueta de camurça”, diz Arnold. “Combine com peças mais simples em tons mais frios, como calça azul marinho ou camisa branca.”
5 peças para usar cor no inverno
Alfaiataria
Ao investir em alfaiataria, é aconselhável evitar qualquer coisa que atualmente seja a “sombra da estação”. Ternos rosa bebê podem ser uma grande novidade no momento, mas há uma grande chance de que eles estejam na caixa de pechinchas no próximo ano. Em vez disso, escolha um tom clássico que ficará elegante nos próximos anos, experimentando xadrez, listras e acabamentos texturizados. Para temperar o look, considere separações – jaqueta colorida e calça cinza, ou vice-versa.
Acessórios
Acessórios de inverno como chapéus, cachecóis e luvas são um ponto de partida fácil quando se trata de cores. Um gorro amarelo neon ou um lenço bordô profundo são a escolha mais óbvia para combinar com uma roupa toda preta? Na verdade não, mas esse é o ponto. Comece com uma peça de cada vez, talvez até uma bolsa ou alguma joia, para aumentar seu senso de aventura.
Casacos
Os casacos de camelo são agasalhos de nível divino: elegantes, neutros, mas uma mudança bem-vinda em relação ao habitual mar de cinza, preto e marinho. Logo abaixo deles estão parkas cáqui – um pouco mais robustas e incrivelmente versáteis, e puffers em tons de joias – que podem ser usados sobre tudo, desde agasalhos até um terno real.
Sapato
As regras de combinação de cores vão bem e realmente saem da janela quando se trata de calçados. Nem é preciso dizer que os tênis podem – e devem – ser usados em todas as cores do arco-íris, mas mesmo em situações mais elegantes, um par de brogues sangue de boi ou derbies de camurça azul podem ajudar a levantar uma roupa que de outra forma seria discreta.
Malhas
Mais é mais quando se trata de malhas: além da cor, você também pode brincar com acabamentos texturizados, malhas intarsia e desenhos sutis salpicados. Um cabo de caxemira tricotado em azul suave ou rosa tem um toque formal, especialmente quando usado com calças de algodão bege. Para um visual mais moderno, experimente algo com um logotipo gráfico ou desenho geométrico.