Amarrar uma gravata não deve ser tão difícil quanto parece. Se for, leia este guia completo e aprenda como amarrar uma gravata com facilidade.
Amarrar uma gravata é uma habilidade que todo homem deveria saber, mas algumas pessoas acham a tarefa um pouco difícil. Por um lado, é difícil ver o que você está fazendo quando olha para o pescoço. Amarrar laços com visão limitada torna você sujeito a erros. Quando você conclui o trabalho, os resultados acabam sendo desleixados ou pouco atraentes, então voltamos ao primeiro passo. Além disso, muitos caras têm dedos grandes e têm dificuldade em navegar pelas pequenas laçadas e apertos apertados de tecido ao abaixar tudo.
É irritante e desperdiça muito tempo quando não deveria. É por isso que este guia irá ensiná-lo a amarrar uma gravata com facilidade. Você aprenderá como fazer os nós mais simples e obterá informações sobre onde usá-los melhor.
Como dar nó em uma gravata com facilidade: técnicas e estilos para aplicar
Existem inúmeras maneiras de ficar elegante, desde combinar as cores das roupas até usar os acessórios certos. Nada finaliza melhor um terno do que uma gravata perfeitamente amarrada.
Existem mais de 85 tipos de nós, alguns dos quais com execuções intrincadas e complicadas, como o Atlântico ou o Balthus. Você pode achar tentador aprender todos eles, mas recue um pouco. O objetivo deste guia é facilitar as coisas para você. Começando com os três estilos abaixo, você aprenderá as maneiras mais rápidas e fáceis de dar um nó na gravata.
1. Os quatro na mão
O quatro na mão, também conhecido como “colegial”, é um dos nós de gravata mais fáceis que você pode conseguir. Este é provavelmente o primeiro estilo que você encontrará se estiver aprendendo a amarrar uma gravata com facilidade.
O nome é uma homenagem a um clube de cavalheiros chamado “Four-In-Hand”, que se tornou popular já no século XIX. Essa técnica cabe em qualquer tipo de gravata, não importa o comprimento ou o tecido. Também combina excepcionalmente bem com golas finas, camisas florais ou qualquer traje casual elegante. Para acertar isso perfeitamente, basta aplicar os seguintes passos:
- Coloque a gravata em volta do pescoço e certifique-se de que a ponta larga seja cerca de um terço mais longa que a ponta estreita. Depois, cruze a parte larga sobre a outra.
- Em seguida, passe a extremidade larga por baixo da contraparte estreita e execute o primeiro passo novamente.
- Uma vez feito isso, segure a frente do laço com o dedo indicador e o polegar. Em seguida, passe a ponta larga para trás, através da alça do pescoço.
- Depois disso, passe a ponta larga pelo laço da frente. Puxe a parte mais larga para baixo e deslize o nó para cima para apertar a gravata.
Combine este nó com uma camisa social de botão e você vai arrasar com essa roupa completamente. Essa abordagem é mais benéfica para caras com pescoços mais curtos.
2. O Windsor Completo
O nome do nó Windsor completo deriva do duque de Windsor, Eduardo III. É uma escolha popular, frequentemente usada quando se veste para impressionar. É um nó triangular e simétrico que combina bem com golas abertas e largas e é perfeito para ocasiões especiais. Eles ficam especialmente elegantes quando combinados com coletes.
Para fazer o Windsor, basta seguir as instruções abaixo:
- Novamente, comece colocando a gravata em volta do pescoço. Certifique-se de que a extremidade mais larga esteja à sua direita e cerca de 35 centímetros mais baixa que o lado mais fino.
- Em seguida, segure uma ponta em cada mão e passe para a mão oposta. Ao fazer isso, cruze a parte mais larga sobre a extremidade estreita.
- Em seguida, use a mão direita para segurar as duas pontas onde os tecidos se cruzam perto da gola. Sua mão esquerda deve puxar a extremidade larga através do laço por baixo.
- Abaixe a gravata deixando a parte larga repousar sobre o peito. Deve ficar um pouco à esquerda da extremidade estreita.
- Depois disso, dobre a ponta larga atrás do lado mais fino e segure o nó próximo à gola. O próximo passo é dobrá-lo da direita para a esquerda para que a parte frontal fique visível novamente.
- Puxe a extremidade larga por baixo através da alça do pescoço uma última vez. Insira-o pelo nó frontal e puxe-o novamente.
- Quando terminar, segure a base da frente e aperte suavemente pelas laterais. Puxe lentamente a ponta larga para apertar o nó e aproximá-lo do pescoço.
O Windsor completo é ideal para amarrações mais longas, pois requer vários nós. Opções mais curtas podem dificultar o alcance do cinto, o que fará você parecer estranho.
3. O Meio Windsor
O meio Windsor é a variação mais descontraída, mas igualmente refinada, do nó de gravata favorito dos britânicos. É menos grosso e mais fácil de fazer porque precisa de menos etapas. Tem um acabamento triangular clássico e combina muito bem com uma camisa social com gola semi-aberta. Caras mais altos vão ficar lindos com esse nó porque ele usa menos tecido e deixa o acessório pendurado por mais tempo. Veja como fazer isso:
- Como no Windsor completo, comece colocando a gravata em volta do pescoço com a ponta larga do lado direito. Ele deve ficar cerca de 30 centímetros abaixo da extremidade estreita.
- Cruze novamente, desta vez com a parte mais larga sobre a mais fina. Dobre a extremidade larga para trás e puxe-a para o lado direito.
- Leve a ponta larga até a alça do pescoço na gola e mantenha-a do lado direito. Em seguida, puxe-o pelo laço e para a esquerda.
- Dobre o lado largo para a frente da extremidade mais fina e coloque-o novamente à direita. Deslize-o pela alça do pescoço mais uma vez e insira-o pelo nó frontal.
- Por fim, aperte suavemente o nó frontal enquanto puxa a extremidade larga para deslizá-lo para cima e criar uma covinha.
Este estilo combina com gravatas finas, mas também fica bem com outros tecidos. Se você precisa de um nó fácil para seu traje de escritório, opte pelo meio Windsor.
Perguntas frequentes
Aqui estão as respostas para perguntas comuns sobre amarrar gravatas.
Qual é o nó de gravata mais simples de amarrar?
O nó de gravata mais simples do mundo é o Nó Oriental ou Nó Simples. Ele contém o menor número de etapas possíveis. É mais comumente usado em países asiáticos como a China e raramente no Ocidente porque é difícil de desamarrar. Veja como dar o nó simples.
No Ocidente, o nó Half Windsor é um estilo extremamente popular e elegante, relativamente simples de dominar.
Qual é o melhor nó de gravata para iniciantes?
Se você está procurando uma maneira fácil de aprender a dar nó em uma gravata, comece com o quatro na mão. Requer menos passos em comparação com Windsor e é versátil o suficiente para ficar bem com qualquer roupa.
Razões pelas quais você deve aprender a amarrar uma gravata com facilidade
Se você trabalha no mundo corporativo, precisa se vestir de maneira profissional, inclusive usando gravata. Saber como amarrar uma gravata com facilidade não só economizará tempo, mas também melhorará sua aparência.
Você pode achar isso muito problemático se trabalhar para criativos, que geralmente têm um ambiente mais descontraído. No entanto, você nunca saberá quando precisará ter uma aparência bonita e elegante. E se você for a um casamento e encontrar alguém atraente? Você está vestindo terno, mas sua gravata parece bagunçada. Isso não vai funcionar a seu favor. Você também pode passar essa habilidade específica para as gerações futuras.
Os meninos que aprendem a amarrar gravatas cedo terão mais facilidade quando forem adultos. Eles parecerão mais profissionais em futuras entrevistas de emprego e poderão até mostrar mais confiança e competência em suas roupas. Se você já perguntou qual é o melhor momento para aprender a amarrar uma gravata com facilidade, é agora.