Se você já se perguntou o que vestir para ir à igreja ou a outros serviços religiosos, você está no lugar certo!
Ir à igreja, seja semanalmente, anualmente ou apenas para o batismo ou bat mitzvah da sua sobrinha, exige trajes diferentes da maioria do nosso trabalho e streetwear. Na verdade, algumas tradições e cerimônias religiosas exigirão um código de vestimenta específico.
Muitos grupos religiosos aceitam qualquer pessoa, não importa a roupa que vestem, mas para aqueles que podem, vestir-se formalmente deve ser a opção preferida para ir à igreja.
Demonstrar respeito e adoração por meio da maneira como nos vestimos nos permite usar uma ferramenta poderosa para aprimorar nossa compreensão religiosa e cultural.
Vamos explorar diferentes estilos e cenários para facilitar a seleção do seu melhor look de domingo.
O básico
Diferentes organizações religiosas terão um código de vestimenta formal ou informal para alguns ou todos os seus serviços. Embora seja importante conhecê-los, se esta for a primeira vez que você entra em uma nova igreja ou serviço, aqui está uma regra geral sobre o que vestir.
Para os homens, o traje padrão para ir à igreja geralmente consiste em um paletó, calças sociais, cinto, camisa social, gravata, meias e calçados formais. Em alguns casos, existem categorias adicionais, como chapéus para certas religiões e práticas religiosas.
Outras variações dessas diretrizes ocorrerão com base em fatores como temperatura, onde um sobretudo, suéter e/ou colete podem ser práticos.
Ao se familiarizar com os membros e a liderança da igreja, sinta-se à vontade para fazer os ajustes necessários.
Apenas alguns lembretes sobre ternos.
Um terno básico de duas peças deve consistir em um par de calças combinando e um paletó. Tente escolher uma cor escura e sólida como preto, marinho ou carvão. Pessoalmente, prefiro paletós de dois botões aos seus equivalentes de três botões.
Em relação à etiqueta do terno, não se esqueça de desabotoar o paletó do terno quando se sentar e abotoar novamente quando se levantar. Para casacos de dois botões, abotoe apenas o botão de cima. Para ternos de três botões, de cima para baixo, pense: “às vezes, sempre, nunca”.
Os paletós trespassados geralmente ficavam abotoados o tempo todo, mesmo quando estávamos sentados.
Variações do melhor de domingo (ou sábado)
Agora que estabelecemos uma base simples sobre o que vestir para ir à igreja, aqui estão alguns ajustes que são comumente feitos com base em fatores como temperatura, tipo de serviço e familiaridade.
Temperatura
Nos invernos do norte da Rússia, um simples paletó não será suficiente para mantê-lo seguro e aquecido. Em Fiji, você pode não apenas ficar desconfortável usando seu paletó o dia todo, mas também será uma das únicas pessoas a usar um.
Essas diferenças são o motivo pelo qual existem variações nessas diretrizes e sugestões. Vamos explorar algumas alternativas para clima quente e frio.
Quando possível, recomendo usar um paletó. No entanto, em casos de calor extremo, pode não ser a melhor opção.
Em vez disso, você pode optar por um colete.
Deixar de usar o paletó é uma solução simples para se vestir para cultos religiosos em áreas ou estações de alta temperatura.
Eu ainda recomendaria uma camisa social de manga comprida em vez de uma de manga curta. Se estiver realmente muito quente para uma camisa social de manga comprida, arregace as mangas em vez de usar uma de manga curta.
Uma camisa de manga longa é mais formal do que sua contraparte de manga curta. Por quê? Porque mantém a opção de arregaçar as mangas novamente.
Há muitas maneiras de se preparar para temperaturas baixas e manter sua roupa pronta para ir à igreja.
Usar um suéter, sobre sua camisa social e gravata e sob seu paletó, é uma opção adequada para climas mais frios. Tente seguir regras semelhantes em relação à cor e ao padrão do suéter, e use cores sólidas e complementares.
Sobretudos formais manterão você e suas roupas aquecidos e seguros mesmo em temperaturas mais frias.
Embora você provavelmente tire esta peça de roupa quando estiver em ambientes fechados, ainda é importante usá-la durante o trajeto de ida e volta do culto.
Códigos de vestimenta específicos para religião
Claro, essas são gerais. Diferentes seitas e congregações individuais podem variar. Pergunte à sua congregação local se você não tiver certeza sobre um requisito ou costume específico de código de vestimenta.
Sinagoga
Como aludi anteriormente, certas práticas religiosas exigem artigos de vestimenta específicos para seus serviços. Um exemplo seria o yarmulke (kippah) usado nas sinagogas judaicas.
Seja você judeu ou não, muitos serviços judaicos exigirão que todos os homens usem um yarmulke. Muitas sinagogas são preparadas com yarmulkes para emprestar aos visitantes, então você provavelmente não precisará trazer o seu próprio.
Judeus observantes usam o yarmulke como um lembrete de que alguém acima está sempre observando e ciente deles. Participar dessa prática enquanto visita uma sinagoga é um ótimo uso para demonstrar respeito por sua devoção.
Mesquita
Comparecer a um serviço em uma mesquita, ou Masjid, é sobre observação. Visitantes são bem-vindos para observar a oração, mas há certos requisitos.
Ao entrar na sala de oração, você deve remover os sapatos. Certifique-se de estar usando meias apropriadas e limpas. As mulheres devem usar roupas que cubram a maior parte do corpo e, geralmente, um lenço na cabeça.
Igreja protestante
Com uma grande variedade de práticas, denominações e culturas, as reuniões da igreja protestante diferem muito. Essas diferenças afetam inevitavelmente a vestimenta esperada.
Uma reunião protestante pode ser feita de pé, completa com música e muita interação dos membros. Outra pode ser conduzida com todos sentados, um líder designado como um pastor, pregador ou padre, que dirige a reunião.
O traje casual de negócios pode ser a melhor aposta se você estiver participando pela primeira vez. Uma polo, calças sociais ou cáqui, e sapatos confortáveis e conservadores são uma boa escolha. Dessa forma, você não estará nem muito vestido nem malvestido.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)
Embora atualmente não haja um código de vestimenta formal, muitos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aderem ao mesmo padrão simples. Isso geralmente consiste em uma camisa branca e gravata (com um terno completo de duas peças comum).
Os homens geralmente estão bem barbeados, especialmente aqueles em posições de liderança.
Você verá muitos homens vestindo camisa branca e gravata sem paletó — na verdade, esse visual é um estereótipo mórmon comum.
Lenços de bolso e jaquetas trespassadas são poucos e distantes entre si. Sapatos são muito práticos — geralmente sapatos sociais com solas grossas de borracha ou híbridos de sapato social e tênis.
Marcas populares que você verá homens santos dos últimos dias usando incluem &Collar, sapatos Ecco, Mr. Mac, CTR Clothing e Mission Belt.
Igreja Católica
Com uma história rica e igrejas e catedrais por todo o globo, cada igreja local pode ter seus próprios costumes e tradições. É seguro dizer que em capelas mais antigas e tradicionais, você encontrará trajes mais formais, como ternos completos.
Como na maioria das religiões, não há um código de vestimenta formal imposto aos membros e visitantes.
No entanto, tome como exemplo a Igreja Católica de São João Batista, em Corpus Christi, Texas. O site deles recomenda: “Não é apropriado usar shorts ou camisetas na missa ou se vestir de forma imodesta.
Os homens nunca devem usar chapéu ou boné…” Estas são algumas das regras informais que podem ser aplicadas ao participar de serviços católicos.
Como regra geral, muitos católicos seguem o que está escrito no Catecismo da Igreja Católica — “Para se preparar para a recepção digna deste sacramento, os fiéis devem observar o jejum exigido em sua Igreja.
O comportamento corporal (gestos, vestimenta) deve transmitir o respeito, a solenidade e a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede”.
Igreja Ortodoxa
Nas congregações ortodoxas que frequentei, geralmente vi homens usando cores mais escuras. Não necessariamente ternos, mas roupas escuras e conservadoras.
As mulheres cobrirão a cabeça e serão obrigadas a usar roupas que cubram os ombros e a maior parte das pernas.
Shorts ou roupas casuais semelhantes impedirão a entrada na igreja e nos cultos.
Templo Hindu
Em templos hindus, os visitantes são bem-vindos para observar certas reuniões ou até mesmo visitas guiadas. As restrições de vestimenta incluem, similarmente, não usar shorts, saias curtas ou roupas reveladoras. Dentro do templo, você terá que tirar os sapatos.
Recomenda-se o uso de roupas confortáveis e largas, já que a maior parte das pessoas sentadas são sentadas de pernas cruzadas.
Fora das roupas, há outras tradições das quais você deve estar ciente. Use apenas a mão direita ao receber ou trocar qualquer coisa, e evite tocar em qualquer uma das estátuas.
Templo Sikh
Visitar um templo Sikh, ou Gurdwara, pode ser feito usando quase tudo, de jeans a roupas longas e largas. Suas pernas terão que estar quase totalmente cobertas enquanto estiver sentado no chão acarpetado.
Mais importante, esteja preparado para usar uma cobertura de cabeça. O Gurdwara fornecerá cachecóis e dupattas para os visitantes usarem, para cobrir a totalidade do topo da sua cabeça e testa.
Ainda não sabe o que vestir? Aqui estão 4 dicas e dicas
Se você estiver visitando diferentes congregações e seitas, não importa se você está explorando o mundo ou sua vizinhança. Você não quer ser atingido por uma bola curva.
Agora que estabelecemos alguns princípios básicos e algumas dicas gerais, há alguns casos mais sutis que se desviam do básico.
Há várias ferramentas à sua disposição que ajudarão você a tomar a decisão certa. Elas incluem dicas como região e arquitetura, bem como checar online e perguntar a membros regulares.
Cidade vs. Rural
Primeiro e mais importante, para todas as igrejas e templos, é importante ser limpo e modesto. Não importa se você está na cidade grande ou a centenas de quilômetros de distância do Walmart mais próximo.
Dito isso, certamente há tendências identificáveis, comuns a diferentes grupos religiosos nos Estados Unidos. Esses padrões de vestimenta flutuam com a densidade populacional e a demografia, frequentemente mudando com o tempo e a cultura.
As cidades geralmente veem trajes mais formais e, em comunidades rurais, algumas igrejas veem muitos membros usando shorts.
Nos Estados Unidos, a localização geográfica também desempenha um papel fundamental na adoração urbana e rural. Tomemos como exemplo as cidades rurais ao redor de Boston que espelham o vestuário tradicional encontrado nas igrejas do centro da cidade.
Por outro lado, veja as mega-igrejas localizadas em vários centros populacionais no Texas. Lá, os participantes usam roupas confortáveis e casuais para participar de uma grande variedade de atividades religiosas.
Formalidade da Arquitetura
Uma maneira rápida de determinar qual grau de formalidade você deve esperar de um grupo de reunião específico é por meio de sua arquitetura.
Uma catedral ornamentada tende a significar trajes mais conservadores e tradicionais. Uma igreja em um shopping, por outro lado, provavelmente será acolhedora para um grau muito mais amplo de vestimenta, como jeans, camisetas simples e mais.
Outras vezes, a idade do edifício conta a história. Considere se vestir para igrejas mais antigas que são mergulhadas na tradição e para ramificações da Nova Era.
Verifique o site
Assim como eu tive que fazer minha pesquisa para preparar esta publicação, você também pode buscar informações on-line sobre códigos de vestimenta e etiqueta.
Muitas religiões têm um site oficial onde você pode encontrar muitas informações sobre cultura e expectativas. Às vezes, congregações ou grupos individuais terão um site específico que inclui detalhes sobre seus próprios costumes locais.
Pergunte a alguém
Uma maneira infalível de identificar a melhor escolha de roupa para um culto é perguntar a um membro da congregação.
Eles poderão oferecer as informações mais atualizadas sobre a denominação e o grupo específicos que você planeja frequentar. terminando. Você pode fazer isso ligando para o prédio (se eles tiverem um número fornecido) ou fazendo check-in pessoalmente com antecedência.
Tipo de serviço
Uma consideração final sobre vestimentas religiosas: preste atenção ao tipo de serviço que você planeja observar. Existem alguns serviços exclusivos para membros. Existem outros que são abertos ao público. Para aqueles que são públicos, como visitante, tome cuidado extra com os preparativos de suas roupas.
Amigos e familiares que convidam você para eventos importantes, como batismo, primeira comunhão, bar e bat mitzvah, significam trajes mais formais, e esses eventos normalmente terão o código de vestimenta sugerido descrito no convite.
Outros eventos, como casamentos ou funerais, têm suas próprias diretrizes gerais.
Perguntas frequentes
Aqui estão as respostas para perguntas comuns sobre como escolher o que vestir para um serviço religioso:
O que devo vestir para ir à igreja pela primeira vez?
Usar um terno, camisa social de colarinho e gravata será uma opção segura para usar na maioria das reuniões da igreja pela primeira vez. Se você planeja ir a uma mesquita, gurdwara ou templo hindu, certifique-se de usar meias limpas e apropriadas, pois será solicitado que você tire os sapatos.
Qual é o código de vestimenta de uma igreja?
Embora quase todas as denominações se abstenham de impor um código de vestimenta específico hoje, há alguns padrões que você deve considerar. Primeiro, seja limpo e vista-se modestamente. Não use shorts, camisetas estampadas ou outras roupas casuais.
No mínimo, use um par de jeans limpo e uma camisa simples ou polo. Se possível, use calças mais formais, como calças sociais.
Conclusão
Usar o traje apropriado para um serviço religioso ajuda você a evitar se sentir deslocado e o prepara para entender melhor os costumes e a cultura da religião. Considere estas diretrizes e sugestões na próxima vez que você for a algum lugar novo para observar e adorar neste fim de semana.
Escolher uma roupa apropriada demonstra seu respeito pelo local de culto, pelas pessoas de lá e pelas tradições e culturas que cercam a religião. Isso garantirá que você seja bem-vindo e possa observar seus serviços.