O mohair será para sempre associado aos elegantes ternos de dois tons usados pelos mods dos anos 60 e 70. Pense em Paul Weller, Ben Sherman, Quadrophenia e Swinging London, sem dúvida a primeira vez que você podia usar alfaiataria e parecer ousado. Utilizado em uma mistura com lã para criar o famoso tecido “Tonik”, era uma fibra de luxo que dava uma aparência nítida e limpa aos ternos da época – o acompanhamento perfeito para mocassins e uma scooter Vespa.
Uma fibra natural retirada da cabra angorá (confusamente, a lã angorá não vem da cabra, mas do coelho angorá), seja usada sozinha ou misturada com outros tecidos, o mohair traz um leve brilho ou iridescência a um tecido. É quente no inverno e fresco no verão devido às suas propriedades de absorção, e é um tecido de excelente desempenho – sua resistência a vincos e capacidade de absorver tinta o tornam um material de alfaiataria ideal.
Recentemente, a reputação do mohair sofreu devido ao tratamento ruim dado às cabras em algumas fazendas sul-africanas e vários designers e varejistas abandonaram o tecido completamente. No entanto, quando obtido de forma ética, as excelentes propriedades do mohair o tornam uma excelente base para uma jaqueta ou terno. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que procurar em um terno de mohair.
O que é um terno de mohair?
Você não precisa ser Martin Freeman ou Bradley Wiggins (ambos mods modernos comprometidos) para aproveitar os benefícios de um terno de mohair hoje. Seja usado sozinho ou misturado com outras fibras, o mohair será uma adição versátil ao seu guarda-roupa de alfaiataria. Christopher Modoo, diretor criativo da marca de alfaiataria Kit Blake, diz: “O mohair é mais forte que o aço e adiciona resiliência a ternos de lã leves. Embora o mohair puro exista, eu o prefiro misturado com outras fibras.” Você obtém a respirabilidade e o brilho do mohair, mas sem sua crocância às vezes áspera.
O mohair também é popular na fábrica têxtil Luxury Fabrics Ltd, cujo Matthew Simpson é uma fonte de conhecimento sobre o tecido. “Tradicionalmente, o mohair é considerado uma fibra da estação de verão. No entanto, esse conceito está em fluxo agora, pois várias casas de moda internacionais estão descartando as antigas ‘regras’ da moda masculina e estão usando mohair o ano todo. Para o outono/inverno 18, estamos até produzindo tecidos de sarja em lã e mohair para ternos e revestimentos.”
É um tecido popular também entre alfaiates. O famoso alfaiate sob medida, Timothy Everest, diz que, “Mohair e misturas de mohair sempre foram um tecido básico dentro da minha oferta de alfaiataria. A escolha dos mods para 007, eu frequentemente descrevo como ‘agitado, não mexido’ por sua qualidade única de alfaiataria e seu brilho elegante. Da sala de reuniões ao bar de coquetéis, é sempre apropriado.”
Então, é um tecido frio e resistente a amassados, mas ele tem alguma desvantagem? “É estiloso, elegante, masculino e confiante, mas um alto teor de mohair de mais de 60% pode ser abrasivo e desconfortável”, diz Everest. Essa sensação levemente seca no tecido é resultado de sua resistência a vincos. Seja tátil antes de comprar: experimente e veja se você gosta da sensação do terno ou do tecido que lhe ofereceram e opte por uma mistura de lã/mohair se preferir uma sensação mais suave.
Usando um terno de mohair hoje
Modoo resume as principais características do mohair para o usuário de terno de hoje: “Ele mantém um ótimo formato e sempre parece elegante. Depois do auge dos anos 60, nos anos 70 ele estava na moda entre os skinheads nos tons iridescentes de vermelho e verde, e azul e amarelo – essas eram frequentemente imitações mais baratas. Por causa disso, o mohair tem uma reputação um pouco desleixada, mas ainda é um favorito na Savile Row para ternos de jantar, particularmente em azul meia-noite.” Ele o vê como “o tecido perfeito para um blazer de verão desestruturado”, com o qual temos dificuldade em argumentar.
A herança do mohair nunca está longe, o que talvez aumente sua atração agora. “Os fãs de cinema e moda se concentraram no filme Pegue Carteronde Michael Caine usou um terno de mohair azul/preto de baixo contraste em quase todas as cenas”, diz Simpson. Apesar do filme ser distintamente dos anos 70, esta é a maneira mais contemporânea de usar tecido de mohair hoje.
“As combinações de cores iridescentes de alto contraste são reservadas hoje em dia quase exclusivamente para aqueles que buscam recriar um visual ‘retrô’ – pode parecer artificial. Hoje em dia, o mohair tem muito mais probabilidade de ser visto nos desfiles de supermarcas internacionais em cores sólidas ou preto e marinho.” Em caso de dúvida, faça o que Michael Caine faz.
Em termos de quem deve usar mohair, a personal stylist de roupas masculinas da keading, Sarah Gilfillan, do Sartoria Lab, diz que o brilho do tecido pode intensificar sua cor. “Ambas as características são particularmente lisonjeiras para clientes que têm cabelos muito escuros e pele clara. Também é uma excelente escolha de terno para homens que viajam frequentemente a negócios, pois é resistente a vincos e durável.”
O uso prolongado em clima quente, ou em um avião ou em um carro não deixa um homem parecendo como se tivesse dormido a noite toda sob uma cerca viva. Essas mesmas propriedades fazem com que funcione como terno de negócios, mas sua fineza o torna menos adequado para um terno casual.
É por isso que também é o tecido preferido para trajes de coquetel, diz a alfaiate Susannah Hall. “Frequentemente usamos uma mistura de mohair/lã ao aconselhar clientes sobre o melhor tecido para ternos de jantar – é um tecido tão nítido e fosco que fica tão bonito. Se você está procurando um terno de jantar estilo James Bond, escolha mohair.”=
Separados podem ficar bem, no entanto – para um look casual elegante, experimente um blazer de mohair com chinos, calças de linho plissadas ou jeans e uma camisa de cambraia de gola aberta. Aqui, o visual relaxado das calças complementará e suavizará o visual mais estruturado da jaqueta de mohair.
Mohair e Controvérsia
O grupo de bem-estar animal Peta lançou recentemente vídeos mostrando crueldade com cabras angorá em várias fazendas na África do Sul. Isso levou marcas como Topman, Gap, H&M e Zara para abandonar o tecido completamente. Para o consumidor médio, atualmente é difícil verificar se a lã do seu terno veio de uma fonte ética porque a indústria não é bem regulamentada, mas as marcas estão começando a agir.
Simpson, da Luxury Fabrics Ltd (que não cria cabras), diz: “Acolhemos com satisfação o foco dado ao tratamento ético dos animais, que são tão críticos para nossa indústria, e nós mesmos estamos fazendo perguntas aos nossos fornecedores para que a mensagem seja transmitida pela cadeia de suprimentos. Estamos ansiosos por um dia em que haja total transparência dos altos padrões de ética e sustentabilidade da fazenda ao tecido e à vestimenta.”
5 ternos de mohair essenciais
Em ternos prontos, o mohair geralmente é encontrado em combinação com a lã, dando ao terno a maciez e o frescor do mohair, mas mantendo o toque mais macio e a flexibilidade da lã.
Reis
Um número de lã/mohair azul nítido, este terno manterá você com uma boa aparência no trabalho, em um casamento e durante viagens de negócios. O tom azul brilhante é uma versão moderna do azul marinho clássico, e isso, juntamente com o corte contemporâneo – corpo curto, cintura marcada – o torna incrivelmente fácil de usar.
Cordões
Um terno clássico de lã/mohair azul-marinho ideal para climas mais quentes, negócios e viagens, se você só precisa de um terno azul adequado para qualquer ocasião, este pode ser ele. Mais tradicional em seu corte, é ligeiramente mais longo no corpo e tem lapelas entalhadas de largura média, tornando-o um clássico versátil.
Ricardo James
Um terno de verão fresco é uma combinação indulgente para o clima mais quente no trabalho ou na diversão. O tom cinza claro deste conjunto de duas peças do moderno e robusto Savile Row tem uma sensação distintamente de verão. Combine com uma camisa azul-clara de botões e uma gravata de malha azul-marinho e você está no caminho certo.
João Luís
Aqui está um terno acessível em cinza médio para aqueles que querem experimentar uma mistura de mohair a um preço acessível. Um terno de negócios ideal com um leve brilho, ele funcionará formalmente com uma camisa branca e gravata estampada. Pense nisso como uma alternativa um pouco mais interessante ao terno de trabalho cinza padrão.
Ted padeiro
Um exemplo de como o mohair é ideal para uso noturno. Este smoking de lapela de cetim de seda com entalhe em preto faz melhor uso das propriedades crocantes e resistentes a amassados do mohair. Mantenha-o clássico e use com uma camisa social branca e gravata borboleta, ou quando o tempo esfriar, opte por uma gola alta preta por baixo para um chique de vilão de Bond.