Variedade é o tempero da vida, dizem. E ninguém quer uma caçarola sem tempero. Novidade, experimentação e o desconhecido tornam as coisas interessantes. Até mesmo uma dieta de filé mignon e Lafite Rothschild fica sem graça sem um hambúrguer e uma Pepsi de vez em quando.
Da mesma forma, seu guarda-roupa deve manter um equilíbrio fino entre o testado e aprovado e o inesperado. Os clássicos são clássicos por um motivo — eles são a base de qualquer guarda-roupa e vão tirar você de qualquer situação difícil. Mas isso não significa que você não pode complementá-los com algumas alternativas de vez em quando. Aqui estão algumas para ter em mente.
O clássico: Chinos
A história do chino, agora onipresente, é adequadamente internacional. Projetado por um tenente britânico do século XIX durante uma campanha no subcontinente indiano, o kecks de algodão de frente plana recebeu seu nome na guerra hispano-americana de 1898, da palavra hispânica para China, de onde seu fio era originário. Hoje, a calça casual elegante foi adotada por quase todas as tribos de moda masculina imagináveis, dos velejadores preppy de Nantucket aos viciados em streetwear de Harajuku.
A alternativa: calças cargo
Para muitos, calças cargo evocam flashbacks indesejados de todas as partes ruins dos anos noventa. Mas os robustos e largos modelos daquela década agora deram lugar a uma prole mais esbelta e elegante — e calças cargo bem cortadas e discretas podem adicionar um toque de estilo utilitário e continental a qualquer guarda-roupa. (Stone Island, J Crew, Mr P e Brunello Cucinelli têm suas próprias opiniões vencedoras sobre esse retorno.)
Como usá-los
Menos é mais com calças cargo. Opte por uma silhueta descomplicada e use tecidos que sejam fiéis às suas raízes militares — calças cargo joggers em fleece, por exemplo, tendem a ficar bem aquém do ideal. Opte por uma camisa simples e semi-elegante por cima, talvez com uma jaqueta leve em carvão discreto ou marinho.
Calçados com sola mais grossa, como um country brogue ou um Derby, podem funcionar bem aqui, assim como sapatos com uma inclinação militar sutil, como botas de deserto. (Botas excessivamente volumosas, estilo infantaria, com calças cargo podem deixar as coisas com um aspecto um pouco Mad Max, no entanto.)
O Clássico: Camisa Oxford
A camisa Oxford foi um dos quatro protótipos inventados pelos tecelões de cestos escoceses no século XIX (seus irmãos, Cambridge, Yale e Harvard nunca pegaram de verdade). Sua trama distinta de textura macia combinava dois fios de cores diferentes para uma aparência levemente marmorizada, enquanto seu algodão respirável a tornou uma favorita firme nos conjuntos casuais das colônias mais quentes da Grã-Bretanha.
A outra característica definidora da camisa, sua gola abotoada, foi adicionada pelos jogadores de polo do Raj britânico para impedir que suas golas balançassem enquanto jogavam. Ela ganhou destaque no uniforme da Ivy League dos anos 60, antes de se infiltrar constantemente em quase todos os guarda-roupas masculinos modernos por meio da cena jazzística, dos Mods de Londres e da cultura punk.
A alternativa: camisa de gola de avô
Com suas raízes na camisa de colarinho removível do início do século XX (sem mencionar seu apelido antigo), a camisa de colarinho grandad pode parecer mais histórica do que contemporânea. Mas a vestimenta é totalmente moderna, pois transcende facilmente e com confiança vários códigos de vestimenta de uma só vez — e frequentemente adiciona o mais vago toque de apelo vintage a uma roupa.
Como usar
Com suas linhas limpas e estilo atemporal, uma gola grandad pode ficar alegremente de pé sob um moletom de gola redonda, ou ficar abaixo de um blazer desestruturado, ou trabalhar em linho na piscina, ou combinar com calças de algodão e tênis elegantes para o trabalho.
Mas o eufemismo em cada um deles é fundamental. As raízes artesanais da vestimenta (uma história de origem é com os trabalhadores de fábrica da América dos anos 1920) significam que ela funciona melhor com itens simples e básicos, como jeans com orla, jaquetas bomber refinadas e calças de algodão de frente plana.
O Clássico: Camisa Polo
Outro item com uma herança esportiva de longa data, a camisa polo teceu seu caminho alegre das quadras de tênis de Wimbledon para os iates à vela da Riviera e os enclaves preppy da Costa Leste americana, e tem sido há muito tempo uma contrapartida versátil para seu irmão de manga curta. Seu algodão piquet de trama aberta e carcela de três botões adicionam um toque informal e sprezzatura à alfaiataria, embora possa facilmente ser usada por cima de shorts e sapatos náuticos.
A Alternativa: Rugby Top
Antigamente propriedade do Sloane Ranger de folga ou do professor de educação física aposentado, a camisa de rúgbi ressurgiu recentemente, em grande parte graças à sua adoção por grifes e marcas de streetwear.
GucciAmi e Thom Browne lançaram suas próprias versões da camisa de sarja pesada, gola grande e listras largas, e experimentaram de forma divertida seus brasões bordados e cores contrastantes. Tommy Hilfiger, Ralph Lauren e Hackett, enquanto isso, ficaram felizes em defender o lado esportivo das coisas enquanto acenavam para as letras em negrito adoradas pelos aficionados do streetwear.
Como usar
A opção clássica de jeans desbotado vintage e mocassins (geralmente com uma dobra nas calças) empresta uma sensação relaxada de David Hockney aos procedimentos, embora a camisa de rugby possa funcionar tão bem com calças chino de cor neutra e tênis minimalistas escandinavos.
Tendo saído recentemente do campo esportivo e entrado no guarda-roupa masculino, há algumas combinações a evitar ao usar uma blusa de rugby. Principalmente, calças de corrida e chinelos; e shorts chino e sapatos de convés, ambos os quais gritam Etonian toff.
O Clássico: O Blazer
O blazer tem suas raízes nas grandes tradições esportivas da Inglaterra, especificamente na comunidade de remo (o nome vem das jaquetas esportivas pós-corrida usadas pelo clube de barco feminino do St. John’s College, Cambridge, cujo tom vermelho brilhante era dito para “brilhar” no sol de Henley.)
Desde então, tornou-se um sinal de celebração ou semiformalidade onde quer que seja usado, seja em um casamento de verão ou em um discurso de negócios. Uma alternativa mais suave e moderna ao terno, a verdadeira habilidade do blazer hoje é sua capacidade de se vestir para cima ou para baixo — para ficar tão feliz sobre calças de pregas duplas quanto jeans.
A Alternativa: A Jaqueta de Campo
Um clássico moderno, a jaqueta de campanha é tão versátil quanto sua história militar sugere. É para uma nova geração o que um blazer desestruturado era para uma geração mais velha — adequado em casa e no exterior, no calor ou no frio, com camadas ou sem, vestido para cima ou para baixo. Além disso, tem aquela qualidade inefável de todas as vestimentas utilitárias e militares: raramente parece pretensioso ou como se estivesse se esforçando demais.
Como usar
Embora a jaqueta de campo tenda naturalmente para um guarda-roupa relaxado e descomplicado (camisetas simples, malhas, jeans ou chinos casuais), ela também funciona bem como parte de um conjunto mais formal. Os italianos em particular fizeram da combinação de uma jaqueta safári, calças bem justas, camisa, gravata e mocassins parte de seu uniforme de trabalho. Não importa o que você faça, opte por tons mais sutis e naturais (marinho, branco, oliva e pedra). Na selva urbana, assim como na real, vale a pena não se destacar muito.
O clássico: Sapatos Derby
O Derby é o primo relaxado e descomplicado do brogue de renda reta — uma opção mais casual e elegante que funciona bem tanto com jeans quanto com ternos separados. Seu status como um clássico duradouro é atribuído à sua popularidade com uma gama diversificada de tribos de moda masculina. De Pitti Peacocks a Portland Punks, todos saúdam o Derby.
A alternativa: sapatos náuticos
Um sapato descontraído para os homens originais do lazer, o sapato náutico foi originalmente projetado pelo explorador Paul Sperry para impedi-lo de escorregar de seu iate (os sulcos em forma de onda que dão à sola sua aderência foram inspirados nas patas alinhadas do cachorro de Sperry).
Como tal, o sapato náutico sempre falará de um certo charme despreocupado e de verão — de férias, aventura, celebração e diversão esportiva. Naturalmente, eles são um baluarte preppy antes de tudo. Mas seu estilo casual elegante e versátil (no final das contas, eles são uma mistura de tênis e cadarço formal) lhes dá um verdadeiro apelo amplo.
Como usar
Embora inventado como um calçado esportivo antiderrapante para velejadores, o sapato náutico agora funciona em uma ampla gama de habitats e códigos de vestimenta. Experimente com shorts chino e meias invisíveis em uma noite quente de verão, ou por baixo de shorts de banho mais curtos nas férias, ou com jeans de orla enrolada para trabalhar, ou por baixo de um blazer azul-marinho e calças off-white para uma dose de estilo náutico.
O clássico: Raw Denim
A maioria acha que os viciados em moda masculina babam por jeans cru, mas eles provavelmente teriam muito medo de interferir em sua composição única e natural. O jeans cru, por definição, é o jeans que é tirado direto do tear e tingido apenas — ele não é submetido, em outras palavras, aos processos químicos e mecânicos dos jeans de rua. Como tal, os jeans crus são frequentemente feitos em pequenos lotes por artesãos especialistas, com uma profundidade de cor correspondente e apelo vintage.
A alternativa: Jeans de lavagem clara
Jeans de lavagem clara são os jovens pretendentes ao azul profundo do denim cru — uma cor mais brilhante e mais amigável ao verão que tem um certo sabor nostálgico, mas parece fresco e moderno ao mesmo tempo. Eles podem ser substituídos por calças chino (desde que sejam de uma cor uniforme) ou como um substituto elegante para o favorito do sul da França/South Kensington, jeans branco.
Como usar
Enquanto o denim cru pode funcionar muito bem com um blazer, jeans de lavagem clara em geral favorecem um visual mais casual. Combine-os com camisetas brancas ou com logo para um retorno ao Breakfast Club/ Risky Business/ Ferris Bueller’s Day Off, ou com malhas e camisetas ousadas e brilhantes para um visual vigoroso de primavera/verão. Para calçados, brogues mais grossos ou Derbies funcionam bem, assim como tênis simples ou Vans clássicos de uma cor.