Mesmo para os homens que usam tênis, há uma certa excitação em calçar sapatos “adequados”. Principalmente quando eles são tão célebres quanto o sotaque. As perfurações distintas do estilo foram projetadas inicialmente como uma válvula de escape para a água do pântano, preferida pelos agricultores irlandeses que passavam metade do dia de trabalho pisando em campos submersos.
Durante grande parte de sua vida, os melhores brogues para homens permaneceram firmes no país; apropriado para caminhadas, nunca na cidade. Mas na década de 1930, o então Príncipe de Gales (futuro rei e ícone de estilo) adotou o estilo do golfe, combinando o seu com um traje cinza. Os buracos foram subitamente vistos como decorativos, não práticos, e o sotaque passou a se tornar um elemento extravagante nos clubes de jazz.
Embora o broguing seja mais comum em sapatos Oxford, porque o apelido se refere às perfurações, não à construção, os exemplos são quase ilimitados. O sapateiro britânico Heritage Grenson até se uniu à New Balance, de Boston, em um tênis brogueado, todo furado, couro caramelo, mas com entressola e formato de tênis de corrida.
Essa variedade ajudou o brogue a se tornar um dos calçados mais versáteis do guarda-roupa masculino; dependendo da construção e do nível de decoração (via de regra, quanto mais movimentada a biqueira, menos formal o sapato), combina com tudo, desde terno até shorts, em qualquer lugar, do escritório às cervejarias ao ar livre.
Essa longevidade e versatilidade significam que vale a pena investir – nenhum outro tipo de sapato em seu guarda-roupa terá tantos passeios ou durará tanto, o que reduz o custo por uso para centavos.
Pronto para dar o seu melhor? Veja o que procurar ao comprar seu próximo par e todas as marcas dignas do seu suado.
4 principais tipos de brogue
Ponta da asa
Nem todos os brogues têm pontas de asa e nem todos os sapatos com ponta de asa precisam ser brogues. Confuso? A ponta da asa é definida pelo ‘W’ ou pedaço de couro em forma de asa que se sobrepõe à área da biqueira do sapato – desde que tenha, é uma ponta da asa. No entanto, a maioria dos brogues tende a apresentá-lo, daí a confusão. Também conhecidos como sotaque completo, eles vêm em todos os tipos de formatos, desde sapatos Derby mais casuais até Oxfords prontos para ternos e até estilos de dois tons que não pareceriam deslocados nos pés de uma banda de jazz dos anos 1950.
Semi Brogue
Não quer ir até o fim? Um semi sotaque acaba com a elegância adicional da ponta da asa e geralmente vem no formato Oxford, o que significa que com sua gáspea fechada é inerentemente mais inteligente. Como resultado, o semi sotaque pode ser o sapato de trabalho ideal – é inteligente o suficiente para reuniões de diretoria, mas tem todo o caráter de um sotaque completo.
Quarto Brogue
O quarter brogue é muito parecido com o semi, mas leva as coisas em uma direção mais minimalista, removendo o ‘medalhão’ perfurado na biqueira. O que resta é o mais formal de todos os estilos de sotaque, especialmente quando representado como Oxford. Use este estilo estritamente com seus melhores ternos e pense em ocasiões especiais – casamentos, entrevistas de emprego e formaturas são um jogo justo.
Brogue Asa Longa
Estamos entrando no âmago da questão agora. Um sotaque de asa longa é essencialmente uma versão mais simples do sotaque regular com ponta de asa. A única diferença é uma linha reta com a ponta da asa estendendo-se por toda a lateral do calçado, em vez de se arrastar. Procure um com sola de borracha grossa e use durante todo o inverno.
O que procurar ao comprar os melhores Brogues para homens
Material
A recompensa de sapatos que combinam com praticamente tudo, em qualquer lugar, só vem com a escolha do par certo. “Procure forros e partes superiores de couro verdadeiro sempre que possível”, diz Steffan Stafhill, fundador da marca inglesa de calçados Northern Cobbler. “Os materiais sintéticos não reagem ao calor e ao suor, o que significa que são menos propensos a se moldarem à sua forma e menos propensos a serem confortáveis a longo prazo.”
A maioria dos brogues são feitos de couro de bezerro, mas dependendo de quão formal você deseja ser, você pode trocar o testado e comprovado por uma variação de camurça, embora estes não sejam os mais adequados para pisar em pântanos encharcados.
Construção
Você não precisa ser um mestre cordwainer (o nome oficial de um sapateiro, em vez de ‘sapateiro’ que simplesmente os conserta) para poder identificar um pisador bem feito.
O padrão ouro é o Goodyear-welting, um método de prender a sola à parte superior que deixa uma marca de costura reveladora onde elas se encontram. Além de tornar seus brogues mais duráveis, também significa que um sapateiro pode facilmente trocar as solas quando elas ficarem muito gastas. Vital, considerar que um par decente deve durar o suficiente para ser entregue aos seus filhos.
Cor
Os primeiros brogues que a maioria dos homens possui costumam ser de cor bronzeada. Isso porque as regras de estilo relaxante significam que o marrom atual não é apenas para a cidade, mas também para o escritório. Embora este seja um bom tom de entrada, um duas peças azul-marinho com versões em marrom escuro cria um visual igualmente bonito e apropriado para salas de reuniões.
Depois de baixar o visual, mude para uma versão preta mais elegante e até botas brogue para se beneficiar de combinações fáceis com jeans escuros e ternos.
Os melhores Brogues para homens
Myrqvist
Se o sapato servir, use-o. Caso contrário, vá para Myrqvist. A marca sueca tem subido rapidamente ao topo do mundo do calçado, sem exceções para a sua entrada nos melhores brogues para homem. Feitos à mão em Portugal utilizando apenas materiais de elevada qualidade (o que nunca aumenta os preços) ficamos sempre agradavelmente surpreendidos com a acessibilidade da gama.
Gostamos particularmente de seus estilos de camurça, que permitem incorporar texturas e cores sutis em seu jogo de calçados.
Grenson
Grenson foi o primeiro sapateiro a utilizar a técnica de construção com debrum Goodyear já em meados de 1800, e a sua inovação não parou por aí.
Para uma atualização contemporânea, a empresa tradicional também produz estilos brogue com sola de borracha contrastante que ainda mantém todos os detalhes do sapato clássico.
Marks & Spencer
Embora os sapatos sociais sejam frequentemente chamados de peças de investimento, as ofertas das lojas de departamentos não devem ser esquecidas.
A robusta Marks & Spencer vence tanto em estilo quanto em preço, com uma ampla oferta que inclui quase todos os estilos dos melhores brogues para homens listados acima em todas as cores vestíveis. Ele ainda oferece um sotaque vegano, se você estiver interessado.
Trapaceiro
Compre um par dos melhores brogues masculinos da Tricker e você poderá fornecer os detalhes do seu cartão com a certeza de que está comprando de um dos sapateiros britânicos mais antigos do país. Cerca de 260 degraus estão envolvidos em sua construção feita à mão, e é por isso que você está pagando mais do que pagaria na rua principal.
Saia com alguns dos melhores brogues de aparência tradicional de todos os tempos.
Oliver Sweeney
Um bem-vindo meio-termo entre sapatos caros feitos à mão e opções muito baratas de rua, Oliver Sweeney é uma mistura tentadora de preços acessíveis e práticas tradicionais. Seus sapatos são fabricados na mesma fábrica italiana há 20 anos e apresentam couros escolhidos a dedo e outros materiais de primeira linha.
Um pouco mais elegantes do que algumas das marcas da nossa lista, esses melhores brogues masculinos tendem a ser especialmente decorativos.
Da igreja
Outro lendário sapateiro de Northamptonshire com mais de um século de know-how, a Church’s fabrica sapatos adequados da maneira adequada (a preços adequados, devemos acrescentar). Sua ampla gama dos melhores brogues para homens cobre todos os tipos e cores que você gosta e se isso não lhe dá confiança suficiente, talvez dê. James Bond compra seus sapatos aqui.
Crockett e Jones
A Crocket & Jones está no mercado desde a década de 1870 e, mesmo agora, a empresa se orgulha das oito semanas meticulosas que leva para fabricar cada par de sapatos que vende.
Poucas marcas oferecem elegância como esses caras (o Príncipe de Gales deu-lhes um mandado real em 2017), então eles são especialmente bons para estilos mais formais, como um quarto de sotaque.
Base Londres
Situada na interseção da indumentária entre qualidade e preço acessível desde 1995, a Base London produz brogues de alta qualidade há mais de duas décadas.
A marca britânica faz esta lista pelo grande volume de modelos em oferta, variando de couro de alto brilho a estilos com painéis de tecido xadrez.
Ted padeiro
Quer entrar no melhor jogo de brogues para homens sem abrir mão do seu visual casual? Procure um par de sapatos elegantes de Ted Baker.
A marca britânica combina regularmente sensibilidades de design clássico com toques modernos, como atacadores contrastantes ou couro iridescente para um acabamento que fará tudo menos se misturar.
Paul Smith
Sir Paul Smith não é chato. Até os sapatos inteligentes mais tradicionais ganham um toque de cor quando saem com o nome dele, e o mesmo acontece com os melhores brogues masculinos de sua marca de mesmo nome.
Procure solas de borracha contrastantes (e confortáveis), couros bicolores e outros toques que farão seus pés se destacarem.
Duna
Vinte anos nas ruas britânicas (e em outros 10 países ao redor do mundo) ensinam muito sobre o que o cara comum quer usar nos pés. Isso fica evidente na coleção de brogues que agrada às pessoas, que abrange antigos favoritos, como pontas de asas marrom chocolate até solas de borracha, cores não convencionais e até mesmo uma ou duas tiras de monge.
Thomas Browne
Menos formal do que o couro liso padrão, mas não menos elegante, o couro granulado oferece uma abordagem tátil dos melhores brogues padrão para homens.
A marca americana de luxo Thom Browne usa um estilo longwing, onde o broguing na ponta do pé se estende até a parte de trás do sapato. O tricolor característico da marca aparece até como um puxador de calcanhar.