Chega um momento na vida de todo homem em que os verões se tornam uma sucessão aparentemente interminável de núpcias de outras pessoas. Se você ainda não chegou a esse ponto, fique tranquilo: a temporada de casamentos no verão está chegando. Assim como a deliberação constante sobre o traje de casamento.
Às vezes, no caso de códigos de vestimenta mais rígidos, há uma resposta certa. Às vezes não há uma resposta certa definitiva, mas definitivamente há muitas respostas erradas. E às vezes há uma área cinzenta do tamanho da Grande Londres pela qual é preciso navegar às cegas.
Não se preocupe. Se o convite não informar com tantas palavras, as outras informações contidas nele – como local e horário, dia e ano – podem lhe dar uma orientação. Assim como este guia você sobre o que vestir em cada casamento de verão que você planejou.
Se houver algum impedimento legal para que o futuro casal feliz se junte ao sagrado matrimônio, não será um crime de moda ímpio.
5 regras especializadas em estilo de casamento de verão
Leia (e preste atenção) ao convite
Estes não são apenas pequenos pedaços de papel. Um convite de casamento é a primeira pista na hora de montar um look perfeito para a ocasião. Certifique-se de examinar os detalhes e verificar se o casal que está prestes a se casar especificou um código de vestimenta.
“A coisa mais importante a ter em mente ao comparecer a um casamento é respeitar o código de vestimenta do convite”, diz o estilista de celebridades Joe Ottaway. “Eu sugeriria errar pelo lado inteligente também.” Preste atenção às palavras deste homem – seus créditos anteriores incluem vestir nomes como David Gandy e Jude Law.
Avalie o local
Não, não no TripAdvisor. Antes de decidir o que vestir em um casamento, vale a pena considerar onde ele será realizado.
“Se for uma cerimônia na praia nas Bahamas, um terno de cor clara, camisa branca de mangas curtas e mocassins sem meias são o ideal”, diz a escritora de estilo Miriam Bouteba. “Não é assim, porém, se as núpcias estiverem marcadas para Birmingham, em maio, onde um visual mais sombrio e com mais cobertura seria melhor para você.”
Mantenha-o pessoal
Só porque o código de vestimenta de um casamento é rígido, não significa que você precise abandonar toda a personalidade. “Seja formal ou informal, você precisa garantir que está vestido adequadamente, mas ainda assim permanecer fiel ao seu estilo pessoal”, diz a especialista em estilo Jo Harris, que trabalhou com empresas como Harrods e Burberry.
Adicione um lenço de bolso estampado bem dobrado ou um brogue com sola contrastante, toques sutis para personalizar seu visual com algo pessoal e memorável.
Nunca ofusque o noivo
Embora ‘fazer você’ certamente ganhe pontos de estilo, é apenas educado não roubar os holofotes do homem principal. “A regra mais comum para as convidadas do casamento é não ofuscar a noiva – e o mesmo se aplica aos homens”, diz Tony Cook, editor de moda masculina da Farfetch.
Isso significa não usar vestido de manhã completo para casamentos relativamente informais e definitivamente guardar aquele terno rosa neon para outra festa (ou, talvez mais apropriadamente, uma festa à fantasia).
Escolha seus tecidos com sabedoria
Escolher o tecido certo para o terno é uma das considerações mais importantes em qualquer época do ano, mas torna-se particularmente importante para casamentos de verão, quando o aumento da temperatura e as manchas de suor podem conspirar para desfazer seu árduo trabalho de alfaiataria.
Materiais respiráveis como linho, algodão e misturas dos dois servem bem para casamentos em climas mais quentes, enquanto os estilos de lã merino e mistura de algodão são preferíveis se o casamento ocorrer em algum lugar onde o calor do verão é relativamente moderado.
O que vestir para um casamento no verão
O casamento tradicional
O vestido matinal ou formal é o equivalente à gravata branca antes das 18h e não é algo com que você possa mexer. Os inegociáveis são fraque preto ou cinza com fraque, colete claro, camisa branca ou clara com gola virada para baixo e punhos duplos com abotoaduras, gravata ou gravata cinza ou cinza e- calças listradas pretas e sapatos pretos. Uma cartola preta ou cinza é opcional, fora do recinto real em Ascot. Um topper cinza é, divertidamente, considerado “menos formal”.
“Gravatas são preferidas”, diz o guia de etiqueta Debrett’s, sem nenhuma explicação necessária, mas uma rápida pesquisa no Google para ver a alternativa: gravata, lenço de bolso combinando e colete bege shows de terror. “Prefiro um casaco preto em formato de espinha de peixe com calças dente de cachorro, combinado com um colete trespassado rosa”, diz Oliver Spencer, que quando não está desenhando sua marca de moda homônima é o fundador e diretor criativo da Favourbrook ocasionalwear.
Faça o que fizer, não cometa um erro. “É fundamental não usar sapatos: opte por Oxfords”, acrescenta Spencer, que também insiste em uma camisa off-white ou azul celeste.
O casamento na cidade moderna
Muitos casamentos caem na categoria vaga de exigir “terno”. Porém, se a cerimônia for na cidade, provavelmente será na extremidade mais elegante do espectro. ‘Nada de marrom na cidade’ pode não ser mais vinculativo, mas o sentimento permanece. “Para manter as coisas elegantes, opte por um terno escuro, mas você pode apimentar as coisas com gravata e lenço”, diz Spencer. (Coordene-os, sem dúvida, mas nunca combine-os exatamente – o que é bobagem.)
“De qualquer forma, o princípio orientador é não parecer que você veio do trabalho”, diz Simon Holden, designer sênior de moda masculina da John Lewis. No caso de um colete de três peças, o colete também ajuda a parecer vagamente arrumado quando as jaquetas inevitavelmente caem no final da noite, além de cobrir o suor. Uma razão para optar por uma camisa branca mais segura e elegante, em vez de tons pastéis que mostram transpiração.
Em termos de silhueta, o trespassado é outra alternativa viável ao seu traje de duas peças do dia a dia, assim como mudar o tecido da lã onipresente para algo mais elegante como o mohair ou menos abafado como o linho, dependendo da vibração desejada. E temperatura.
O casamento de gravata preta
Também conhecido como ternos de jantar (ou jaquetas), smokings ou cravate noire, a gravata preta é menos formal do que a gravata branca, da mesma forma que uma cartola cinza é menos formal do que uma preta. Ainda é muito formal.
Sua lista de verificação: terno de jantar com lapelas contrastantes em tecido como gorgorão ou seda e calças com trança na perna (sim, mesmo que o convite diga apenas ‘jaquetas’); uma camisa social branca com gola virada para baixo (asa é para gravata branca), punhos duplos e abotoaduras, além de algum tipo de frente elegante e muitas vezes tachas ou botões ocultos; sapatos pretos (Oxfords ou outros atacadores sem adornos). Ah, e uma gravata borboleta bem amarrada (não presa).
“Evite usar preto e opte pelo azul meia-noite, que é muito mais interessante”, diz Spencer. Também é historicamente correto e parece mais preto sob luz artificial. O objetivo da gravata preta é criar um efeito uniforme entre os homens, mas você ainda pode se distinguir sutilmente por meio de texturas como o veludo, acrescenta Spencer. Ou apenas um pavão com um smoking creme, mas observe que se você não for o noivo, suas penas ficarão arrepiadas.
O casamento no campo
É possível fazer um casamento rural bem formal, claro. Mas, de modo geral, você está fora dos limites da cidade em mais de um aspecto – e é livre para usar sapatos marrons sem medo de ser repreendido. Talvez até brogues ou Derbies em vez de Oxfords.
“Para um casamento no campo, há mais possibilidades de usar roupas separadas do que um terno completo”, diz Holden. “No entanto, não quebre muito os limites. Opte por um paletó e calça elegantes com camisa e gravata. Você pode incorporar um colete que combine com sua jaqueta ou calça para dar um elemento adicional.” Basta lembrar que o local não é o Toad Hall.
Você também tem margem de manobra, se não exatamente carta branca, para expandir sua paleta além dos padrões metropolitanos conservadores de marinho e cinza. “Em termos de cores, opte por tons mais quentes, neutros e com textura”, continua Holden. Os tecidos matificados parecem mais casuais e apropriados para o campo (e resistem melhor a calçados mais grossos), assim como padrões como xadrez – sem falar nos florais.
O casamento no exterior
Depende do país em questão, mas provavelmente não foi selecionado porque há uma grande chance de chuva. E, a menos que o código de vestimenta seja camisas, shorts e chinelos havaianos, você precisará equilibrar o grau de formalidade necessário com o risco de insolação.
“Um terno de linho é a opção perfeita para um casamento quente”, diz Holden. Isso, por sua vez, evoca imagens de antigos cavalheiros do sul. “Uma jaqueta justa com calças cônicas em cinza ou azul vai manter o look moderno. Você também pode explorar roupas de algodão para se refrescar.” Não descarte o seersucker, especialmente em uma cor sólida em vez das listras do Coronel Sanders. Uma jaqueta sem forro permitirá que o ar circule – e o suor evapore.
Sua camisa de algodão ou linho deve ter uma gola mais macia para combinar com sua alfaiataria menos estruturada. Em termos de acessórios, nada excessivamente sedoso ou brilhante que reflita o sol – o linho também é uma boa opção para gravatas e lenços de bolso. Finalmente, os mocassins são um meio-termo entre Oxfords e sandálias. Um casamento não é lugar para reviravoltas, em nenhum sentido.
5 principais estilos de terno de casamento
O terno contemporâneo de duas peças
O melhor versátil. Para a grande maioria dos casamentos, um terno justo de duas peças satisfará os requisitos do código de vestimenta e também pode ser usado várias vezes, desde que você troque a camisa e os acessórios.
Para um terno versátil que não vai sair tão cedo, opte por uma cor como cinza, marinho ou um neutro de verão como bege ou pedra. Para algo que é igualmente fácil de usar, mas que impressiona, experimente um tom mais rico, como cobalto ou verde sálvia.
O terno clássico de três peças
Quem cunhou a famosa superstição “as coisas ruins vêm em três” claramente nunca descobriu a arte sutil de adicionar um colete a uma elegante combinação de paletó e calças.
A tripla ameaça da indumentária – um movimento regularmente favorecido por nomes como David Beckham e Ryan Reynolds – não é apenas uma escolha inteligente para o dia a dia, mas uma maneira fácil de aumentar a aposta no estilo enquanto o casal apaixonado fala sobre ‘ter e segurar ‘ quando tudo que você quer fazer é tomar uma bebida.
O terno de jantar
Poucos casamentos de verão exigirão smoking, mas se você for a um casamento à noite, e não à tarde, essa é uma possibilidade.
Presumindo que você não faça parte da festa de casamento, gravata preta significa DJ (não, não é o tipo de recepção). Ao decidir comprar ou alugar, considere se você tem ou não os meios para garantir algo de um padrão decente – você sofrerá um bom desgaste ao longo da vida, desde que não mude de tamanho dramaticamente.
O moderno terno trespassado
Feito da maneira certa (corte fino, mas não muito apertado a ponto de os botões puxarem), uma jaqueta trespassada moderna é mais baller do que banqueira e pode ajudar o usuário a se destacar sem ter que recorrer a camisas de cores vivas ou lenços de bolso berrantes.
Perfeito para armações estreitas, as lapelas pontudas para cima fazem seu peito parecer mais largo, enquanto o tecido sobreposto se ajusta na cintura para criar um formato de ampulheta lisonjeiro. Se você também é mais baixo, opte por quatro botões em vez das tradicionais seis ou oito configurações para dar a ilusão de altura.
As separações sob medida
Para casamentos menos formais (o que é mais comum hoje em dia), aproveite um código de vestimenta descontraído trocando de terno. Mais uma vez, a principal consideração ao avaliar compras potenciais deve ser material.
Depois de escolher o tecido, decida a cor: tons de azul e cinza, do escuro ao claro, e neutros mais suaves como bege, pedra e cru, todos se misturam e combinam bem, enquanto tons pastéis como menta, azul bebê e amarelo claro são sólidos opções de tendência.