Você provavelmente tem um pouco mais de dinheiro. Você também ainda é jovem o suficiente para se divertir com a moda, mas é adulto demais para fazer isso indiscriminadamente. Vamos descobrir como se vestir para os seus 30 anos.
Sem querer ofender meus irmãos de 20 e poucos anos, mas seu cérebro não está totalmente formado. Primeiros desenvolvedores poder ter um córtex pré-frontal intacto, o local que o ajuda a tomar boas decisões, aos 25 anos.
Então, eu não julgo pessoas de 20 e poucos anos que namoram com as garotas erradas. Também não julgo os caras que pedem as bebidas erradas (os martinis são feitos com gim, não com vodca) e, sim, usam as roupas erradas. Além disso, porém, é preciso saber como se vestir aos 30 anos.
A propósito, estou meio brincando. Não existe maneira verdadeiramente errada de se vestir em qualquer idade. Faça o que você ama e seja você mesmo.
Seus 30 anos, no entanto, podem apresentar um equilíbrio interessante na indumentária. Você pode finalmente estar ganhando um bom dinheiro e comprando roupas de qualidade por conta própria, sem a ajuda da mãe e do pai.
Você também ainda é jovem e será jovem por um bom tempo, então não quer se tornar um vovô completo (ou talvez queira. Sem julgamento). Tudo isso para dizer que você quer parecer que está agindo em conjunto. Não se preocupe. Estas restrições são, ironicamente, bastante libertadoras para qualquer estilo pessoal.
Como se vestir aos 30 anos: por onde começar?
Quando se trata de se vestir aos 30 anos, um lugar fácil para começar é o seu trabalho. O que você tem que vestir para trabalhar? A partir daí, você pode pensar em como otimizar o visual.
Ainda mais, você pode omitir, adicionar e trocar peças estrategicamente para obter seu look casual de fim de semana ou sexta-feira.
Otimize sua adequação: obter o ajuste certo não é tão rigoroso quanto você pensa
Se você usa terno para trabalhar, o mais importante é estar em forma. Agora que você é adulto, é realmente melhor não participar muito de cortes da moda.
Os ternos “legais” eram justos na infância, cortados no final da década de 2010 e grandes demais em meados da década de 2020. Agora, se você trabalha na indústria da moda ou nas indústrias da moda em geral, pode se sentir obrigado a participar dessas tendências. Ou melhor, você pode sentir necessidade de estar à frente deles.
É uma conversa diferente da que estamos tendo aqui, que é voltada para o “cara do dia a dia”, por assim dizer. A propósito, os caras podem mergulhar nas tendências aqui e ali todos os dias, e falarei disso em breve.
Há mais espaço para autoexpressão na alfaiataria clássica do que você pensa. Muitos consideram Cary Grant um ícone de estilo clássico quando se trata de alfaiataria, assim como George Clooney. Eles vestem completamente diferentes cortes de ternos. Cada James Bond também usava um terno diferente.
Isso significa que a alfaiataria clássica não existe de fato? Não. Ele existe. Apenas varia.
Usei a realeza moderna como exemplo de estilo atemporal em diversas ocasiões. Por que? Porque poucos estão sujeitos às regras da indumentária na medida em que estão. O rei Carlos III usa um terno mais largo, enquanto Guilherme, o príncipe de Gales, usa um terno mais justo.
Ironicamente, a obsessão da Geração Z pela moda superdimensionada significa que a alfaiataria do baby boomer King é mais parecida com seu estilo.
O objetivo é encontrar um corte que não seja folgado ou magro, com o qual você se sinta confortável e que complemente o seu tipo de corpo.
Escolha ajustes clássicos
Aqui está o verdadeiro segredo da alfaiataria atemporal – a qualidade que unifica todos os cortes e ajustes que chamamos de clássicos.
Não importa o corte clássico que você escolher, os ombros da jaqueta devem ficar perfeitamente ajustados. Consulte um alfaiate sobre isso, mas isso geralmente significa apenas um quarto de polegada dos ossos dos ombros. A parte superior das mangas deve atingir as costuras sem marcas e sem tensão.
Na verdade, depois de aprender isso, você pode ocasionalmente mergulhar em ternos da moda aqui e ali. Novamente, ter 30 anos significa que você ainda é jovem o suficiente para fazer essas coisas. Basta guardá-lo para os fins de semana, sextas-feiras casuais e saídas noturnas em bares ou restaurantes, e não a sala de reuniões.
Otimize sua roupa: acessórios para torná-la sua
Há muito tempo defendo o terno verde-oliva escuro e o terno marrom. Eles são divertidos, mas adultos, que é o equilíbrio que você deseja encontrar quando se trata de se vestir aos 30 anos.
Você também pode optar por um terno azul verdadeiro em vez de um azul marinho. Eu uso terno para trabalhar todos os dias e só tenho três. Eu tenho um azul marinho, um xadrez cinza com detalhes sutis em azul e um terno azul verdadeiro.
Se um lenço de bolso não parece muito elegante para você, experimente. Acrescenta um toque de classe do velho mundo. Apenas lembre-se de não combinar com sua gravata. Eles devem se complementar.
Se você quiser aumentar a formalidade, pode optar por um terno completo de três peças, com colete e tudo. As camadas adicionam estrutura e uma sensação de caráter distinto.
Eu nunca gosto de parecer excessivamente formal. Por isso, costumo adicionar um toque de aconchego por meio de um colete tricotado ou um pulôver de caxemira sob o paletó. Eu também costumo optar por mocassins em vez de atacadores.
Vestindo-se aos 30 anos: Smart Casual e Business Casual
Estar na casa dos 30 anos lhe dá espaço para ainda participar de modas de nicho. Um bom exemplo é usar terno com camiseta, que exploramos detalhadamente aqui.
Também sou fã do terno quebrado, que é mais clássico. Meu look preferido para o fim de semana é calça cáqui, um suéter de críquete com botão e um blazer azul marinho. Vou optar pelo couro branco tênis ou mocassins, dependendo do meu humor.
Se o seu local de trabalho tem um código de vestimenta business casual, o que a maioria faz hoje em dia, confira nosso guia sobre isso. É um código de vestimenta abrangente e, como tal, é difícil de navegar. O que é aceitável em um ambiente de escritório pode não ser em outro.
Meu maior conselho é que, como adulto, agora é hora de evitar combinações extremas de alto e baixo. Claro, uma polo com calça ou tênis de terno é apropriado para a idade no contexto certo.
Estou falando de camisetas largas com gola redonda e paletó ou jeans rasgados com camisa social e gravata. Camisetas gráficas, que você pode estilizar adequadamente em situações casuais, são muito irreverentes em códigos de vestimenta smart casual e business casual.
Na verdade, deixe a verborragia irreverente e jocosa para os memes. Já se foram os dias das primeiras camisetas com mensagens engraçadas ou “nervosas”. Nem é preciso dizer que isso acontece especialmente em ambientes smart casual e business casual.
Vestindo-se aos 30 anos: trabalho casual versus fim de semana casual
Lembre-se de que um dia casual no trabalho é diferente de um dia casual de fim de semana com amigos próximos. E isso vale até para os escritórios mais casuais. Mesmo que você veja caras correndo pelo seu escritório com camisetas largas e manchadas e shorts cargo, eu evitaria isso. “Faça melhor”, como dizem.
A melhor maneira de parecerem “juntos” em um ambiente descontraído é imitar uma silhueta formal usando roupas casuais. Uma camisa de botão com um par de jeans e tênis tem o mesmo formato geral de uma camisa social e calças.
Uma jaqueta de couro, uma jaqueta esportiva, Harrington ou até mesmo uma jaqueta safari adicionam o tipo de estrutura que seu paletó lhe daria. Na verdade, as camadas são uma ótima maneira de aprimorar uma roupa casual e, ao mesmo tempo, torná-la mais você.
Escolha uma jaqueta bomber para adicionar um toque descolado ou um cardigã para um visual mais elegante.
Embora isso possa começar a cair na categoria smart casual, você sempre pode aumentar o nível de sua combinação descontraída. Faça isso incorporando uma peça elegante. Oxfords de couro, ou qualquer sapato social, com calças de algodão funcionam bem. O mesmo acontece com calças de tweed com camiseta e camisa social com jeans.
Seu trabalho exige que você use roupas de trabalho? Bem, você também pode incorporar essa estética em suas roupas do dia a dia.
Não corra com botas com biqueira de aço e capacete, mas muitas roupas inspiradas em roupas de trabalho são clássicos da moda masculina. De onde você acha que vem o jeans?
Calças cargo justas e uma camisa utilitária, jaquetas enceradas e botas de couro são opções elegantes
Finalmente, lembre-se de como os shorts devem caber corretamente. Certifique-se de que as bainhas não ultrapassem o joelho.
Como usar camiseta e jeans
Novamente, o ajuste é muito importante: nem muito magro, nem muito largo e cortes que embelezam seu tipo de corpo.
Além disso, você sempre pode adicionar dinamismo à sua camiseta e jeans com camadas. Ou aumente o nível com seus sapatos ou acessórios. Quando você veste uma camiseta simples e jeans, seu relógio pode se tornar a peça de destaque do look.
Camisetas gráficas não são completamente inadequadas. Peças gráficas vintage, por exemplo, têm um toque rocker, que pode ser o seu estilo. Outros podem ter uma estética retrô que combinaria bem com Nike Killshots.
Meu conselho aqui é adicionar uma camada, talvez para temperar o gráfico. Por exemplo, uma camisa utilitária aberta ou abotoada até a metade, expondo um pouco da imagem.
Coisas para (principalmente) evitar
Os anos 30 são uma época libertadora quando se trata de roupas. Você não é muito velho nem muito jovem. No entanto, aqui estão algumas roupas e abordagens que devem ser evitadas ou abordadas com cautela:
- Ajustes extra skinny
- Ajustes excessivamente folgados
- Vestindo as calças baixas
- Muitas camisetas gráficas
- Desabotoando a camisa depois do terceiro botão
- Treinadores técnicos destinados à academia
- Jeans com vários rasgos ou rasgos abertos
- Jeans excessivamente desgastados
- Sujo tênis
- Néon
- Tops de roupa íntima usados como camisas
- Malha aberta
- Gráficos inadequados (se você não pode usar sua camiseta gráfica perto de sua avó, então não a use)
Exemplos de roupas
Aqui estão alguns exemplos rápidos de roupas da máquina mágica da Internet nas quais você pode se inspirar!
Essa roupa leva o conceito do terno com camiseta e torna-o menos nicho. É “casualizado” através do cardigã xale, mas mantém a calça social e os sapatos de couro. É um exemplo perfeito de como usar peças elegantes para aprimorar uma roupa casual.
Este uso eficaz de camadas e roupas de trabalho prova que você não precisa abandonar os aspectos mais infantis do estilo. Na verdade, esse cavalheiro poderia até usar uma camiseta gráfica vintage aqui e ainda assim parecer bem estruturado e adulto.
Lembre-se de que você sempre pode adicionar estrutura e caráter com camadas. Ainda mais, os elegantes sólidos na parte superior temperam suas calças listradas de giz, criando um equilíbrio harmonioso.
Você não pode errar com um terno clássico quebrado. Essa roupa é o look perfeito para sexta ou fim de semana. Observe que a camisa dele tem o número correto de botões desabotoados.
Conclusão: Qualidade em vez de Quantidade
E como já reiterei, não existe uma maneira única de se vestir aos 30 anos. Você pode realmente usar o que quiser, desde que não ofenda ninguém.
No entanto, quando você puder pagar, opte pela qualidade em vez da quantidade. Materiais de qualidade fazem com que qualquer estilo pessoal pareça mais adulto.