Neutros são ótimos. Eles realmente são. O preto sempre será o novo preto, não há tom de pele que não fique bem em cinza e é impossível parecer mal vestido (ou, na verdade, exagerado) com um terno azul marinho.
No entanto, quando você considera que as etiquetas de identificação e os sapatos de bico quadrado já foram considerados o máximo da moda, não é difícil imaginar um dia em que todos nós olharemos para trás e coletivamente ficaremos de cara com a vida quase inteiramente monocromática.
Felizmente, a cor está voltando há muito tempo. “As cores pastel são uma grande tendência no momento, do luxo às ruas”, diz Kenny Ho, estilista que já vestiu nomes como Luke Evans, Aidan Turner e Dominic Cooper.
Como acontece com qualquer mudança de alfaiataria, vale a pena fazer sua pesquisa antes de mergulhar. Embora o verde pistache possa ser apenas o tônico para alguns, cada cara tem seu próprio espectro de tons adequados.
Para ajudá-lo a acertar, lançamos as bases com algumas dicas simples e maneiras fáceis de usar tons pastéis que não vão deixar você parecendo uma criança em uma caça aos ovos de Páscoa.
3 dicas importantes para usar pastéis
Considere o seu tom de pele
Usar o tom errado de ruge pode deixá-lo literalmente com o rosto vermelho, por isso é aconselhável passar algum tempo estudando seu reflexo antes de apertar o botão de pedido.
A roda de cores pode ser dividida em cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e frias (verde, azul e roxo). O mesmo vale para a sua pele. Se as veias dos seus braços forem azuis, sua pele terá um tom frio. Se forem mais esverdeados, considere-se quente. Depois de descobrir isso, olhe para o lado oposto da roda. É aqui que você deveria estar em termos de roupas.
Existem também pastéis ‘macios’ e ‘duros’ a serem considerados. Suave sendo mais desbotado e duro mais vibrante. Aqueles com pele clara podem ficar desbotados por tons pastéis suaves, então devem optar por tons mais vibrantes, como coral ou verde pistache, tendo em mente a divisão frio/quente. Uma tez média – que geralmente tem um tom quente e oliva – pode resistir a tons pastéis mais suaves, como verde menta ou lilás, mas também fica bem ao lado de alguns tons mais duros. A pele mais escura combina bem com praticamente qualquer cor – então fique à vontade para brincar com todo o espectro de tons pastéis.
Afrouxe seus ajustes
Cor e ajustes skinny ficam bem isoladamente. Mas combinados, esses dois fatores aparentemente inocentes conspiram para fazer você parecer uma menina de seis anos a caminho de uma festa de aniversário. Quando se trata de usar tons pastéis, solte-se com cortes justos.
“Blazers sob medida, calças justas e shorts em tons pastéis brilhantes são bons itens para experimentar”, diz Ho. “Mas não exagere. Tente manter uma silhueta mais esbelta, pois as cores pastéis podem fazer você parecer maior do que realmente é.”
Verifique o seu entorno
Se o seu é o tipo de escritório onde o cinza ou o marinho ainda são obrigatórios, você pode limitar o napolitano à sua escolha de marca de alfaiataria, em vez de ao seu esquema de cores. Como acontece com a maioria das coisas, há hora e lugar, então sempre leia atentamente o código de vestimenta (ou o manual do funcionário).
“As cores pastel podem funcionar em alguns ambientes inteligentes, especialmente em casamentos de verão, que geralmente são um pouco menos rígidos”, diz Ho. “Para uma festa de verão que exige um pouco de arrumação, experimente um terno pastel com camiseta branca e tênis.”
5 maneiras de usar pastéis
Alfaiataria Pastel
Tirar um terno cor de sorvete requer um pouco de bravata e muita consideração cuidadosa. O corte do seu terno deve ser justo e elegante, com lãs de verão e misturas de algodão preferíveis ao linho (trinta anos depois, ainda não conseguimos nos livrar das comparações com Miami Vice).
Uma jaqueta trespassada será a mais fácil de usar, mas os estilos trespassados também podem funcionar bem se forem da variedade moderna de quatro botões. Mantenha as calças cortadas no tornozelo e use com mocassins ou – se o dress code permitir – tênis. Em caso de dúvida, reserve qualquer cor para seus acessórios, que têm menos probabilidade de levantar as sobrancelhas.
Moda Pastel
Na maior parte, o streetwear moderno gira em torno de texturas ásperas e cores sóbrias como preto, cáqui e marinho. Mas as coisas nem sempre foram tão sérias. Os skatistas dos anos 80 se sentiam muito mais à vontade em tons de lilás e tangerina e provavelmente nunca tinham ouvido a palavra cinza.
Em vez de jogar fora seu Stussy e começar do zero, introduza um pouco de cor em sua coleção existente: um moletom mentolado com jeans preto rasgado ou tênis macios de limão com, bem, qualquer coisa.
Pastéis tonais
Ton sur ton (francês para escolher uma cor e mantê-la) já existe há algum tempo, embora geralmente em tons terrosos aprovados pela Yeezy. Ir ao gelato da cabeça aos pés é um pouco mais arriscado, mas quando bem feito parece fácil.
Começando pela metade superior, escolha uma cor que combine com o seu tom de pele e vá até tons mais escuros do mesmo tom na metade inferior. Você não precisa combinar a cor de cada peça de roupa que está vestindo, a menos que esteja se vestindo intencionalmente como uma cartela de pintura. Uma camisa ou camiseta contrastante por baixo de uma jaqueta pode ajudar a quebrar as coisas, assim como tênis neutros ou um cinto estratégico.
Pastéis elegantes e casuais
Não estamos aqui para entrar na onda de frustração que é um código de vestimenta casual elegante, mas sim para mostrar a você um truque de estilo bastante útil. Se você está lutando para conseguir uma aparência descontraída, mas formal, comece com inteligência e troque um único item por algo com um pouco mais de pigmento.
A cor parece instantaneamente mais casual, então, embora pouca coisa possa ter mudado – seu blazer azul marinho habitual para um em azul claro, ou seu suéter preto de lã merino para um em amarelo apropriado para o verão – seu visual definirá um tom completamente diferente.
Pastéis formais
Dominar o mauricinho não é pouca coisa, mas fazê-lo dá ao usuário uma grande influência. Trocar as cores tradicionais do colégio por algo um pouco mais suave é uma maneira rápida de atualizar as roupas da Ivy League de uma forma que pareça moderna e não fora do lugar fora do campus.
Um conselho útil para vestir-se formalmente (seja em tons pastéis ou não) é limitar-se a uma ou duas peças-chave de cada vez, misturando-as com itens básicos contemporâneos. Use jaquetas universitárias com jeans e tênis, e combine calças cáqui com um moletom com capuz e uma camisa Oxford.
5 peças em tons pastéis fáceis de usar
Tênis
Os tênis geralmente são usados como parte de uma roupa mais casual, o que os torna uma maneira fácil de adicionar um toque de cor. Opte por tênis minimalistas ou clássicos retrô, que são uma escolha mais refinada do que tênis volumosos de corrida ou basquete, que podem parecer um pouco infantis em tons pastéis.
Camisas
No extremo oposto do espectro de cores aos neutros, os tons pastel são inerentemente casuais. Porém, quando se trata de camisas, isso muda de acordo com o corte geral. Use tons suaves como azul celeste e rosa para qualquer coisa combinada com gravata, reservando tons mais vibrantes para camisas casuais de gola Oxford ou cubana.
Acessórios
Se o seu ponto de partida for todo preto, então os pastéis da cabeça aos pés podem ser uma colina alta para escalar. Um par de meias ou um boné de beisebol pode ser uma entrada fácil ou – se você estiver se vestindo para uma ocasião formal – uma gravata de seda ou lenço de bolso.
Calças chinesas
Houve um tempo em que as calças cáqui eram sinônimos de tons de cáqui e pedra, mas hoje elas abrangem todo o arco-íris. Embora tudo seja, em teoria, possível, estes geralmente ficam melhor cortados em tons levemente desbotados de rosa, azul e verde.
Suéter
Moletons: o canivete suíço da moda masculina e possivelmente a única peça de roupa que pode ser usada na academia, no escritório e no pub (embora de preferência, não em sucessão). Escolha pastéis duros com logotipos em negrito para os primeiros e versões lisas mais suaves para os dois últimos.