Houve um tempo, não muito tempo atrás, em que participar de um evento especial com um par de tênis era uma maneira infalível de se apresentar aos seus colegas de sapatos brilhantes como um pária da indumentária. No entanto, os tênis estão agora na moda, com as melhores marcas de tênis inovando constantemente em calçados novos e elegantes. As atitudes mudaram de maneiras imprevistas e o que antes era uma exceção desalinhada é agora o padrão-ouro do calçado.
A transição da pista de corrida para a pista tem sido lenta e gradual, mas nos últimos anos atingiu um crescendo; um crescendo que parece destinado a explodir indefinidamente. Isto se deve, em grande parte, a vários designers importantes e às melhores marcas de calçados que têm levado o calçado ao seu limite em todas as direções imagináveis.
Alguns criaram tênis de couro branco que combinam perfeitamente com a alfaiataria. Outros estão inventando tecnologias que poderiam muito bem ter surgido diretamente de um laboratório na Área 51 (ou apenas De volta para o Futuro). Enquanto isso, há quem eleve o tênis de suas raízes utilitárias ao auge absoluto da alta costura que é hoje.
Aqui damos uma olhada nas marcas de tênis mais influentes do mundo atualmente e o que elas estão fazendo para ajudar a elevar o calçado favorito do mundo.
Nike
Sim, em 2016 Nike realmente voltou ao futuro e produziu os tênis com cadarço automático de Marty McFly. Mas este é apenas um caso em que a marca aparentemente ultrapassou uma lacuna no espaço-tempo e nos trouxe algo diretamente do futuro, tornando-a a maior criadora de tendências em tênis e um barômetro confiável para o que está por vir.
Fundada em 1964 pelo técnico de atletismo da Universidade de Oregon, Bill Bowerman, a marca tem um longo histórico de calçados de alto desempenho, bem como de inovação tecnológica (parte superior Flyknit e personalização NikeID na última década). Mais que isso, Nike sabe como criar produtos que correspondam ao seu hype considerável e sejam ótimos presentes para os fãs de tênis. Ela tem mais ícones em seu catálogo anterior do que qualquer outra marca de tênis. Air Max, Air Force 1 e Air Jordan são dinastias de tênis por direito próprio e, voltando ainda mais, você encontrará tênis retrô ainda mais clássicos, como o Cortez e o Blazer.
Ainda o mais reconhecível. Ainda é o mais procurado. Ainda assim, aqueles a vencer.
Myrqvist
Luxo a um preço acessível, a marca sueca Myqvist decifrou o código. Eles reduziram os custos de varejo enviando diretamente aos clientes, o que resulta em tênis de alta qualidade por uma fração do preço. Embora seja especializada em sapatos sociais, a Myqvist também é uma das melhores marcas de tênis do mundo, graças aos seus designs elegantes.
Esta marca deve ser o seu primeiro ponto de parada para todos os tipos de tênis sofisticados. Se você está procurando algo para vestir no escritório, os Oaxen de couro de bezerro são tão bons quanto qualquer derbie – especialmente porque o couro vem do curtume de propriedade da Hermes na França.
Mas se você está procurando mais roupas para o fim de semana, estamos realmente vibrando com a versão de Myrqvit do tênis de camurça para pai. Use-os com jogging ou jeans, você ficará igualmente elegante.
LØCI
Løci está revolucionando a indústria da moda com seus sapatos ecologicamente corretos. Na verdade, cada tênis fabricado retira 20 garrafas plásticas do oceano. Combinando materiais veganos e reciclados, os tênis Løci ganharam vida, salvando nossos pés e o planeta ao mesmo tempo.
Esta marca de tênis masculino leva a consciência ecológica para o próximo nível, com o corpo dos sapatos feito inteiramente de plástico oceânico reciclado proveniente do Mar Mediterrâneo e da costa da África. O resto do tênis é equipado com materiais inovadores, como palmilha confortável em cortiça, forro de bambu respirável e sola de borracha natural.
Mas o que realmente chama a atenção é que você não precisa escolher entre estilo e sustentabilidade. Os tênis Løci vêm em vários formatos casuais, de cano baixo a cano alto. Escolha entre dezenas de cores e padrões ousados, ou jogue pelo seguro com um monocromático sutil e seu ajuste descontraído favorito. Seja qual for a sua inclinação, os Løci são uma aposta sólida se você está procurando um tênis feito com responsabilidade que não caia no departamento de moda.
Clae
O século XXI trouxe consigo muitas novas marcas de tênis. Os veteranos gostam NikeAdidas e até Converse já existem há muito tempo, então já era hora de o mundo ver alguns recém-chegados entrarem no mercado.
A CLAE entrou no trem dos tênis em 2001 e se tornou muito querida e respeitada no mundo do calçado. Com sede em Los Angeles, CLAE foi desenvolvido por pura paixão, juntamente com o amor por materiais elegantes e silhuetas atemporais. Eles utilizam materiais veganos premium na construção de seus tênis, junto com couro e camurça. Os estilos vão do moderno ao atemporal, com algo para cada tipo de homem.
Os tênis CLAE são os melhores para quem procura algo diferente. Quer você escolha tênis com cadarços, slip-ons, cano alto ou tênis de basquete, há estilos suficientes para oferecer variedade sem ser excessivo. A marca está constantemente na vanguarda de novos designs, então se você quer agitar as coisas sem ficar muito extravagante, CLAE é a marca para você.
Aurélien
O mundo dos tênis de corrida casuais está estagnado há algum tempo, com as mesmas marcas surgindo continuamente. Se os grandes nomes não estão fazendo isso por você, experimente Aurélien, que vive de acordo com sua frase cunhada ‘Luxo Inteligente’. O que é aquilo? Para a marca, isso significa qualidade incomparável em termos de preço – não há razão para você precisar rehipotecar sua casa para ter uma boa aparência.
Um de seus calçados exclusivos, o tênis Playtime sustentável, foi projetado tendo em mente a anatomia do pé para um conforto de nível superior. Ótimos para passeios longos ou passeios em bares, esses tênis leves e ecológicos estão prontos para enfrentar o desafio de ter uma boa aparência e se sentir bem de frente.
Axel Arigato
Uma marca sueca de tênis que fez sucesso no mercado de luxo, Axel Arigato não decepciona quando se trata de calçados. Seu estilo atemporal atinge um ponto ideal entre o design sueco e japonês que é surpreendentemente minimalista, mas nunca enfadonho.
Qualquer cavalheiro moderno que queira atualizar seu jogo de tênis se beneficiará muito com um par desses tênis. Um punhado de designs simples, um punhado de cores neutras e detalhes atenciosos são o que você pode esperar no departamento de calçados, ideal para o homem moderno em busca de uma nova marca de tênis.
Leve estes sapatos do escritório para o happy hour ou para uma noite na cidade e receba elogios ao longo do caminho.
Oliver Cabell
Mudando o jogo dos tênis desde 2015, Oliver Cabell revolucionou a maneira como olhamos e pensamos sobre tênis de grife. Com uma infinidade de estilos sofisticados para escolher, sem a marcação de bom preço de luxo, Oliver Cabell é uma das melhores marcas de tênis do mundo hoje, pois tornou os sapatos de grife acessíveis às massas.
Mas não são apenas Oliver CabellOs tênis são incrivelmente estilosos, mas são os blocos de construção perfeitos para uma roupa elegante, quer você vá passar o dia na cidade ou enfiado na sala de reuniões.
Fabricados apenas com o melhor couro italiano usando técnicas tradicionais, é seguro dizer que você nunca ficará desapontado com um par de tênis desta marca de tênis que muda sua vida.
Adidas
A contínua corrida armamentista tecnológica entre as marcas mundiais de tênis e os grandes sucessos produziu algumas das mais ousadas inovações em calçados. Felizmente para nós, não dá sinais de que vai desistir.
Pergunte a qualquer sneakerhead na rua quem está na pole position e ele dirá que é Nike. No entanto, com materiais leves como uma pena e tecnologia de sola alucinante, pode-se facilmente argumentar que as boas e velhas três listras estão manobrando para uma ultrapassagem. Fundada em 1949, a Adidas tornou-se um fenómeno global liderado pela ciência.
Existem os clássicos adorados – Superstar, Stan Smith e Gazelle vêm à mente – e eles não vão desaparecer, mas nos últimos anos o P&D da marca laboratório tornou-se o ramo Q do mundo dos tênis. Esqueça a colaboração com Yeezy, foi o Ultra Boost que mudou o jogo e, mais recentemente, a gigante esportiva alemã tem experimentado a impressão 3D como método de produção para unidades inovadoras de solas com membranas. Não tire os olhos deles nem por um segundo.
Conversar
É incrível (e um pouco assustador) pensar no quanto o mundo evoluiu nos últimos 100 anos. Os voos comerciais, a televisão, os telemóveis e a Internet são apenas algumas das invenções que revolucionaram a forma como vivemos.
Com isso em mente, é um verdadeiro triunfo do design quando algo introduzido há um século ainda hoje é usado globalmente.
O famoso cano alto da Converse, o Chuck Taylor All Star, é um desses itens. Nascido em 1917, o icônico tênis de basquete permaneceu 99,9% inalterado e é agora o tênis mais vendido nos EUA, Reino Unido e muito mais. Sim, esta marca de tênis tem outros calçados excelentes, como o Run Star Motion e o Chuck 70s, mas este é sem dúvida o tênis mais icônico já feito. E mais, é para todos.
Projetos Comuns
Quando a marca de tênis de luxo Common Projects, de Nova York, apresentou pela primeira vez seu modelo Achilles Low em 2004, o mundo da moda masculina enlouqueceu por ele. Mas por que? Foi inovador? Não. Foi confortável no próximo nível? Dificilmente. Chegou a preços de pechincha? Muito pelo contrário.
Este sapato nada mais era do que um tênis simples de couro. No entanto, o que fez o fashion pack bajular esse tênis minimalista foi que cada pequeno detalhe foi meticulosamente executado ao enésimo grau. Este foi um tênis criado como um sapato Oxford feito à mão em Northamptonshire.
Couro italiano amanteigado, formato requintado e aerodinâmico e usabilidade atemporal fizeram de cada par o acompanhamento perfeito para qualquer coisa, desde um terno até shorts. Provavelmente deu início ao próspero mercado de tênis de luxo de hoje, e tudo isso, em um mundo agora dominado pelos esmagadores de besouros Balenciaga, não deve ser considerado um dado adquirido.
Novo balanço
À medida que o tempo passa, há cada vez menos marcas dispostas a assumir um risco financeiro em nome do artesanato de qualidade e ter produtos fabricados em casa. Quando se fala em empresas de tênis, os números são ainda menores.
É isso que faz da New Balance uma das melhores do jogo. A empresa de Boston não é apenas responsável por alguns dos tênis de corrida mais confortáveis e icônicos já fabricados desde 1906, mas também produz sua linha premium, metade nos EUA e metade no Lake District, no Reino Unido, em fábricas com artesãos altamente treinados.
É por causa dessa abordagem de fabricação que a New Balance tem uma reputação brilhante entre atletas, fãs de tênis e pessoas comuns. Dos Fresh Foam Beacons aos 608s, a mistura do estilo papai e da elite hipster moderna veio para ficar, conquistando assim um lugar no mercado. Feijões da moda Hall da Fama.
Puma
Pode não fazer tanto barulho como alguns dos seus contemporâneos, mas enquanto todos lutam tentando criar o próximo grande sucesso, a Puma tem trabalhado silenciosamente em segundo plano, aperfeiçoando os clássicos, desde 1948. E inventando alguns novos também.
Um excelente exemplo disso é a abordagem da marca à tendência dos tênis grossos. A Puma adotou o visual, colocou nele sua própria marca e tornou-o acessível para aqueles cujas carteiras talvez não sejam capazes de suportar a pressão imposta por um par de luxo que custa tanto quanto um mês de aluguel.
Opte pelo modelo Thunder Electric para um formato volumoso, mas atlético e cores ousadas no estilo dos anos 90, ou a cobiçada linha Tsugi para uma combinação mais despojada de malha e neoprene em cima de uma entressola espessa e almofadada.
Vans
Desde andar em piscinas vazias nos subúrbios de Los Angeles até pular no palco do Warped Tour, a Vans conquistou uma merecida reputação como a marca de calçados preferida para estilos de vida alternativos.
Seu apelo se deve em grande parte ao estilo simples, aparência atemporal, preço modesto e, é claro, às abundantes opções de cores oferecidas por seus designs. O Old Skool, Classic e Authentic são designs instantaneamente reconhecíveis que não mudam há décadas, principalmente porque não são necessários.
O que mudou é a forma como as pessoas os usam. Antes um sapato apenas para crianças e skatistas, agora é igualmente confortável em estrelas do rock e ícones do hip-hop, com jeans ou roupas casuais. De meados da década de 1960 até agora, a Vans sempre ofereceu às pessoas uma maneira de adicionar um toque de cor e carisma a uma roupa sem gastar muito. Algo que tem visto seus produtos permanecerem relevantes ao longo dos anos, independentemente das tendências passageiras de tênis.
Reebok
Ok, então não está exatamente moldando o futuro com suas ofertas de calçados, mas quando você faz os clássicos (e os clássicos) tão bem, por que precisaria disso?
A empresa britânica, agora subsidiária da Adidas, é uma das marcas de ténis mais antigas do Reino Unido, tendo sido criada em 1958 como empresa parceira de uma empresa inglesa de artigos desportivos – algo que fica evidente quando se olha para as suas silhuetas retro.
Seus melhores tênis, como o Club, o Classic e o Workout, são nada menos que icônicos e exalam muito daquele charme retrógrado que todos amamos tanto. Eles podem não ser feitos de malha de malha e ser impressos em 3D, mas têm uma ótima aparência, são inegavelmente confortáveis e nunca sairão de moda.
Hoka Um Um
Esta marca de tênis de corrida de nicho lançou seu primeiro calçado com amortecimento “máximo” em 2009, tornando seus tênis de corrida alguns dos mais confortáveis do mercado. A marca, fundada por dois ex-funcionários da Salomon, não atrai apenas os atletas – atrai todas as pessoas que desejam conforto e estilo.
Com uma variedade de designs, incluindo o elegante e minimalista Gaviota ou algo um pouco mais nostálgico e divertido como o Bondi L Suede, Hoka não é apenas para quem corre quilômetros todos os dias. Em vez disso, esse é o tipo de tênis confortável que pode levar você ao escritório, ao clube, ao supermercado e muito mais, sem dores.
Lanvin
A Lanvin pode não ter sido sempre o cartão de visita dos CEO dos tempos modernos, mas eles certamente sabem como separar a burguesia dos proletários. Dos tênis Curb robustos aos tênis DBB1 de couro e algodão, esta moda de luxo foi fundada pela Parisienne Jeanne Lanvin em 1889 (originalmente como uma loja de chapéus!).
A partir daí, a marca explodiu num estilo de vida, com os ricos e famosos a garantir que todos sabem exatamente quem e o que podem pagar – e isto ainda é verdade hoje. Com cada par de tênis custando em média US $ 500 o par, você quer ter certeza de que esses sapatos durarão para sempre. Felizmente, seus designs são únicos e deslumbrantes, o que significa que seria um investimento valioso ter seus pés com essa aparência tão boa.
Veja
Tornada reconhecível pela Duquesa de Sussex, Meghan Markle, a Veja foi originalmente fundada em 2003 por dois franceses. Apoiados por uma cadeia verde de oferta e procura, estes sapatos podem ajudá-lo a ter uma aparência renovada e a proteger o planeta da destruição iminente das alterações climáticas.
Além de ser um produto ecologicamente correto, Veja também pratica uma transparência bastante radical. A marca não só calculou as suas emissões de CO2, começando pelas matérias-primas, contabilizando o transporte, as fábricas de ténis e o transporte para expedição, pela primeira vez em 2019, como também divulgou a sua pegada de carbono para 2020.
A sustentabilidade nunca deve sair de moda, assim como esses designs vintage, mas práticos, não. Desde manter o design clássico em modelos como o Esplar Leather White Marsala até aperfeiçoar os canos altos, como o V15-CWL, há um tênis para cada ocasião.
Saucony
Com mais de 120 anos de experiência, a Saucony sabe melhor do que ninguém sobre o que é necessário para criar o par perfeito de tênis
Os calçados casuais da marca americana realmente exploram a nostalgia, com cores ousadas que fazem uma homenagem aos anos 80 e 90, junto com detalhes intensos e muitos toques de branco brilhante para fazer qualquer roupa se destacar. Isto é especialmente verdadeiro para o modelo Shadow 6000.
Não está com vontade de voltar à infância? A Saucony tem muitos designs de tênis modernos para manter seu jogo de tênis atualizado, incluindo Excursion TR15 GTX, Omni Walker 3 e muito mais.
Gucci
O jogo de tênis da Gucci deu um salto nos últimos anos, graças em grande parte a um pouco de TLC do diretor criativo Alessandro Michele.
Na verdade, pode-se argumentar que as ofertas da marca italiana estabeleceram um novo padrão para tênis de luxo, com as linhas simples e os bordados atraentes do Ace tornando-o o novo tênis branco favorito da elite da moda.
E não são apenas os estilos clássicos que Gucci tem virado a mão. A marca também combinou duas das tendências mais significativas do momento com o seu robusto tênis Rhyton, com oversized Gucci marca para o lado.
Salomão
Jogando nos Alpes franceses desde 1947, esta empresa familiar só entrou no jogo dos tênis muito mais tarde. Originalmente uma empresa de esqui e botas – e se tornando uma das favoritas nas Olimpíadas de Inverno – a Salomon se aventurou além das pistas de esqui para levar botas de caminhada, tênis e muito mais para a população.
Salomon foi feito para o homem que gosta de ser um com a natureza; um homem que precisa de uma marca de tênis que não se pareça realmente com um tênis esportivo, mas que também possa lidar com atividades ao ar livre. Do tênis de caminhada Cross Hike Gore-tex ao tênis de corrida em trilha S/Lab Cross 2 e até mesmo ao tênis de corrida de estrada Sonic 4 Confidence, há algo para todos os homens atléticos.
Asics
A marca japonesa de tênis, Asics, tem seguidores enormes e extremamente leais entre os corredores e possui um sério pedigree de corrida – mas só porque você não é um corredor, não significa que não possa se beneficiar desses tênis. Fundada como Onitsuka em 1949 (antes de se tornar Asics, esta empresa tornou-se o berço, surpreendentemente, Nike. O fundador Phil Knight vendeu tênis de corrida Onitsuka em uma van antes que o símbolo fosse apenas um brilho nos olhos de um homem de marketing – que então se transformou em ações judiciais no futuro.
No entanto, a Asics ainda prova que tem tudo para fornecer um tênis funcional e moderno com seu tênis diário inovador e confiável, Asics Gel-Kayano, e outros modelos como Gel-Odyssey, Gel-Pulse e GT-2000s.
Embora você possa querer guardar esses tênis para as trilhas de corrida (porque, ei, você pode causar uma boa impressão em qualquer lugar), eles ainda completarão um visual casual.
Balenciaga
A produção de Balenciaga sob a orientação da dissidente da moda georgiana Demna Gvasalia pode ser o equivalente da alfaiataria de Marmite ou Björk, mas não importa o que você pense do trabalho dele, não há como negar que ele está mudando a cara da moda, um tornozelo quebrado de cada vez.
A meia speed elegante e minimalista foi o primeiro tênis de destaque da marca com Gvasalia no comando, o que abriu caminho para alguns tênis de corrida desta grife de luxo. Mas foi o agora inevitável Triple S que realmente levou as coisas a uma nova direção.
Este sapato besta remodelou sozinho o cenário do calçado da moda e fez das silhuetas grandes e robustas o novo padrão ouro. O minimalismo está dando lugar ao maximalismo e esta grife espanhola está no centro de tudo.
Air Jordan
Você pode se considerar um sneakerhead se seu guarda-roupa não estiver cheio de Jordans? Talvez não.
Tecnicamente um Nike criação, mas ainda uma marca por direito próprio, a história é um dos exemplos de marketing esportivo de maior sucesso na história. Depois de projetar o primeiro Air Jordan exclusivamente para a lenda do basquete, não demorou muito para que Nike abriu a produção e levou sua nova criação às massas em 1984 – antes do próprio Jordan assumir a marca. As pessoas enlouqueceram com isso, levando a uma onda de crimes nos EUA que levou as pessoas a terem seus tênis roubados.
Para alguns, um dos principais atrativos dos calçados é o elemento colecionável, com muitos lançamentos especiais e colaborações sendo lançados em tiragens seriamente limitadas. Algumas parcerias recentes incluíram Supreme, Off-White, Levi’s e Kaws, para citar apenas algumas, tornando este um caso em que você definitivamente deveria acreditar no hype.
Coroa Northampton
Fundada originalmente em 1908, a marca britânica Crown Northampton teve muito tempo para aperfeiçoar seu ofício. Feito usando métodos tradicionais com alguns dos melhores materiais do mundo, esta marca de tênis tem uma herança forte com muitas atualizações modernas, melhor vistas em sua linha de tênis.
O sonho de um minimalista sofisticado, a marca se destaca em designs de couro costurados à mão com cores neutras e elegantes e cortes lisonjeiros. Está procurando os canos altos de couro perfeitos? Troque o seu Chuck Taylors pelo sapato Abington, uma alternativa sofisticada ao couro de bezerro. Prefere optar por designs decotados? O Harleston substituirá até mesmo seus sapatos sociais mais bonitos.
Se você está pronto para aposentar seus tênis desalinhados, o Crown Northampton oferece atualizações exclusivas para aprimorar seu jogo de tênis.
Morjas
Quem diria que um especialista em couro seria uma das melhores marcas de tênis do mundo? Além de sapatos sociais atemporais, Morjas fabrica tênis elegantes de camurça e couro que você ainda usará daqui a dez anos.
Como a Morjas entrega seus calçados diretamente ao consumidor, ela elimina intermediários e reduz custos sem perder qualidade. Todos os sapatos são confeccionados na fábrica da Morjas, em uma pequena vila da Espanha, com acabamento impecável e detalhes finos. São as pequenas coisas que contam, e somos grandes fãs de marcas de tênis que priorizam a qualidade em seus produtos.
Os tênis Morjas são ideais para o homem moderno que está cansado dos mesmos corredores de sempre. Os tênis da marca são adequados tanto para o trabalho quanto para o lazer, complementando desde o smart casual até os moletons de domingo. Com 3 estilos exclusivos, Morjas mantém a simplicidade, completa com cores neutras deslumbrantes e um ajuste voltado para o conforto.
Padrão Uniforme
Os britânicos praticam bem o minimalismo, por isso têm algumas das melhores marcas de tênis do mundo. Uniform Standard verifica todos os requisitos quando se trata de tênis perfeitos para homens: elegantes o suficiente para se vestir bem, bastante casuais para dias descontraídos e construção de alta qualidade que não desmorona, mesmo depois de dezenas de usos.
Usando métodos tradicionais de fabricação de calçados com princípios de design modernos, a Uniform Standard é especializada em tênis premium de couro de flor integral. Existem oito “séries” (modelos de calçados) para escolher, com atualizações frequentes de cores, múltiplas opções de materiais e detalhes cuidadosos. Nós gostamos dos slip-ons da Série 2 como uma alternativa à Vans e à Série 5 para um formato mais retrô com um toque contemporâneo.
Embora ainda sejam relativamente novos no jogo – a marca foi fundada em 2018 – adoramos o que estamos vendo até agora e estamos esperançosos com o futuro desta marca de tênis incipiente. Escolha Uniform Standard se você estiver procurando sapatos para completar qualquer roupa casual elegante ou precisar de uma mudança de ritmo em relação aos mesmos jogadores de sempre.
Perguntas frequentes
Qual é o mais caro mais próximo?
De acordo com o Guinness World Records, o tênis mais caro vendido em leilão foi um par de Nike Air Jordan 1 usado por Michael Jordan em 1985, os tênis também apresentam sua assinatura em marcador permanente. Eles foram vendidos em 17 de maio de 2020, em um leilão online da Sotheby’s, arrecadando impressionantes US$ 560.000.
Esses sapatos rapidamente tiraram o título de um par de 1972 Nike Waffle ‘Moon Shoe’ Racing Flat, que arrecadou US$ 437.500 em um leilão presencial da Sotheby’s em 2019. O ‘Moon Shoe’ é um dos últimos 12 pares existentes, feito à mão por Nike cofundador Bill Bowerman.
Porém, em 26 de abril de 2021, em uma venda privada, um par de Nike Os sapatos Air Yeezy Sample foram vendidos por impressionantes 1,8 milhões de dólares. Os sapatos foram usados anteriormente por Kanye West no Grammy Awards em 2008.
Qual é a marca de tênis mais popular?
Um estudo feito pela The Sole Supplier revelou que Nike é a marca de tênis mais popular do mundo. Não é surpresa para ninguém.
De acordo com o Guinness World Records, o tênis mais caro vendido em leilão foi um par de Nike Air Jordan 1 usado por Michael Jordan em 1985, os tênis também apresentam sua assinatura em marcador permanente. Eles foram vendidos em 17 de maio de 2020, em um leilão online da Sotheby’s, arrecadando impressionantes US$ 560.000.
Esses sapatos rapidamente tiraram o título de um par de 1972 Nike Waffle ‘Moon Shoe’ Racing Flat, que arrecadou US$ 437.500 em um leilão presencial da Sotheby’s em 2019. O ‘Moon Shoe’ é um dos últimos 12 pares existentes, feito à mão por Nike cofundador Bill Bowerman.
Porém, em 26 de abril de 2021, em uma venda privada, um par de Nike Os sapatos Air Yeezy Sample foram vendidos por impressionantes 1,8 milhões de dólares. Os sapatos foram usados anteriormente por Kanye West no Grammy Awards em 2008.
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