Como pai, só porque você está lidando com fraldas sujas e acessos de raiva não significa que você precisa usar calças de moletom todos os dias. Aqui estão cinco maneiras de se vestir bem como pai.
Estilo Papai. Você sabe. Alguns de vocês adoram. Alguns de vocês podem até se vestir como pai de propósito, mesmo que não tenham filhos.
O “estilo pai” tradicional, pelo menos onde cresci no meio-oeste americano, é uma soma de muitas partes, muitas vezes incluindo, mas não se limitando a: branco e azul grosso tênisjeans de lavagem clara em qualquer corte que seja o oposto da #tendência, um moletom atlético, um boné não estruturado e uma lã de desempenho ligeiramente grande demais.
Se você tiver sorte, poderá ver todos eles em uma roupa. Como exercício prático, como podemos pegar esse mesmo uniforme e torná-lo melhor?
Duas regras básicas práticas
Se você está lendo este artigo, é possível que esteja procurando produtos que ajudem a melhorar o estilo do seu pai. Isso é muito bom e chegaremos lá. Mas, vamos estabelecer duas regras básicas.
Primeiro, concentre-se no ajuste. Como algo encaixa é a chave para a aparência de algo em você e como você aparece para o mundo e, para nossos propósitos, para os outros pais.
Pode ser tentador vestir um moletom grande e arrastar os pequenos para a escola. Eu definitivamente fiz isso. Mas, em geral, diminua o tamanho – especialmente se você for um cara menor.
Em segundo lugar, considere os materiais e o custo por desgaste. À medida que meus gostos evoluíram, passei a acreditar firmemente em investir em materiais melhores. Embora você possa, certamente, encontrar peças baratas que caibam bem em você, acho que elas não duram muito nem são fáceis de limpar.
Com isso em mente, vamos começar do zero.
Sapato
Entendo. ‘Pai’ tênis são uma coisa e tornaram-se gradualmente mais robustos (e escandalosamente caros) no passado recente. A única razão pela qual você, ou qualquer outra pessoa, os está usando é para mostrar como você gastou muito dinheiro com sintéticos tênis.
Você parece um personagem de desenho animado. Pare com isso.
Ok, pequeno discurso fora do caminho. A meu ver, existem dois pares de sapatos casuais que qualquer pai deveria ter.
Branco Tênis
Tenha um par de branco mínimo tênis para vestir, digamos, para ir à escola ou para um lugar onde você provavelmente não correrá atrás de seus filhos.
Até tênis brancos podem ficar bem com alguns arranhões, mas eu uso lenços umedecidos sem álcool (um por par é suficiente) e um limpador de tênis de qualidade a cada dúzia ou mais de uso para manter os meus bem limpos.
Treinadores Elevados
É seguro dizer que não estou trazendo meus Projetos Comuns para perseguir meus filhos no parque ou qualquer outro conceito de playground interno que surgir a seguir. Mas existem opções muito melhores do que os tênis de ginástica que vejo muitos pais usando. Considere, então, o que chamarei de “treinador elevado”.
Você poderia optar por um clássico treinador do exército alemão com sola elástica – eles são funcionais, práticos e fáceis de estilizar. Ou tente algo um pouco mais robusto com um pouco de tração.
Pessoalmente, uso muito meus tênis Beckett Simonon ‘Graham’ para uso interno. Quanto às atividades ao ar livre, achei o New Balance 420v2 fácil de estilizar e, tão importante quanto, fácil de limpar.
Troque Jeans por Chinos
Todo mundo adora jeans. Principalmente pais. Eles são funcionais, práticos e fáceis de estilizar. (Notando um tema aqui?) Mas há muitos casos em que jeans simplesmente não servem. Eles são simplesmente muito informais.
Entre no chino. É uma maneira fantástica de ser um pouco mais elevado do que jeans, mas não tão elegante quanto flanelas ou calças de lã.
Assim como acontece com os jeans, o ajuste chino vai e vem. Por algum tempo, magro e limítrofe era o nome do jogo. Na minha opinião, isso meio que derrotou o propósito de uma peça de roupa desenhada com tecido respirável.
Mas agora, o pêndulo parece estar voltando, em alguns casos, a ajustes preocupantemente amplos. Talvez seja um subproduto de um ambiente pós-COVID. Ou, talvez, a moda seja realmente cíclica e devamos festejar como se estivéssemos em 1999.
Meu conselho é este: encontre um equilibrado ajustar. Se, de fato, você é um cara mais baixo e magro, opte por aquele corte justo. Se você tem constituição atlética, deixe algum espaço na coxa. Se você é um cara maior, não há problema em ter uma abertura mais ampla nas pernas para um ajuste proporcional.
Khaki é uma ótima escolha para um primeiro par de calças cáqui. O nome, literalmente, significa ‘areia’ – por isso irá esconder grande parte da sujeira inevitável que você encontrará. Um segundo par na Marinha também é bom.
Mas, deixando de lado os ajustes e as cores, quero desafiá-lo. Na próxima vez que você estiver se vestindo para uma reunião de pais e ficar tentado a usar jeans, traga uma calça de algodão. Você pode se surpreender.
Opte por camisas “reais”
Há dias (muitos, agora) em que é tentador vestir uma camiseta e considerar que está boa. Mas eu encorajo você a considerar a camisa.
Por ‘camisa’, quero dizer uma com gola. O ideal é uma gola macia e não estruturada, com enrolamento suficiente para emoldurar bem o seu rosto.
Escolha um em tecido Oxford. É resistente e fácil de lavar – ambos os componentes, como estabelecemos, você precisará de mais do que imagina.
O tecido Oxford é um pouco mais pesado do que a maioria das camisas com as quais você está acostumado, então, se você for personalizado (e eu sugiro que você faça), tente adicionar cerca de 2,5 cm a mais de espaço no torso do que normalmente faria. Isso ajudará o tecido a cair muito melhor e esse espaço extra lhe dará mais liberdade de movimento.
Quanto às cores, tendo a mantê-las bem básicas, com branco, azul pastel e uma faixa ‘Universidade’ de largura média. Mas, uma vez que você tenha aprendido isso, um rosa claro, amarelo ou até mesmo um verde sálvia pode ficar muito bom.
É uma maneira fácil de vestir uma calça jeans ou, considerando a seção anterior, uma calça de algodão.
Um chapéu de pai melhor
Quanto mais velho fico e menos cabelo tenho, mais adoto os bonés no fim de semana. É fácil optar por um time esportivo favorito ou sua alma mater, e certamente não há nada de errado com isso. Mas, mudar seu boné para tecidos melhores e ajustes melhores é uma maneira de levar o estilo ‘pai’ para o próximo nível.
Se eu tivesse que escolher uma, seria uma flanela de lã cinza com estrutura de coroa macia. É fácil de usar com moletom e jaqueta de campo, mas ainda pode ser usado mesmo com equipamentos mais elevados.
Mas, se você tiver orçamento para isso, eu recomendaria três. Além da flanela, eu escolheria uma roupa de cama para a primavera e o verão e depois uma performance, estilo ‘athleisure’ adequada para academia ou idas ao parque ou playground.
Aqui, quero agradecer ao meu amigo Ben Rascoe (@dapperprofessional), que criou esse chapéu na Vandre Brand. Consultor das Big Four e financeiro por formação, ele sempre usava boné nos finais de semana, mas não conseguia encontrar o que procurava.
Então, ele mesmo fez isso. O nome é uma mala de viagem de ‘Vanderbilt’ e ‘Sandre’, duas ruas importantes para ele em Pittsburgh.
A Vandre oferece bonés em lã, linho e tecidos de alto desempenho. Eles resistiram extraordinariamente bem ao longo dos três anos em que os tive.
Abandone o velo de desempenho
Talvez seja um pré-requisito para a paternidade, mas ainda percebo uma tonelada de pais balançando lãs de tecido técnico ao levar os pequenos para passear.
Eu mesmo possuo um ou dois, mas costumo usá-los para trabalhar no quintal ou, bem, para o que foram feitos. Dito isto, as jaquetas papais podem ser elegantes e funcionais.
Primeiro, mantenha-os bem curtos. Menos tecido torna-os mais fáceis de colocar e tirar ao entrar e sair de lugares ou (inevitavelmente) colocá-los em um cubículo em algum lugar. Casacos compridos são muito volumosos para o tipo de coisa que você fará.
Em segundo lugar, tenha muitos bolsos. Você precisará de espaço para lenços de papel e quaisquer bugigangas que receber em qualquer excursão.
As jaquetas jeans são, de fato, curtas e têm alguns bolsos. Eles também são muito fáceis de limpar. Eles podem ser ótimos para temporadas de transição. Mas eles tendem a ser bastante jovens, então tenha isso em mente. Se você tiver uma, uma jaqueta azul média a mais escura provavelmente será a mais versátil.
Uma jaqueta de campo é uma opção fantástica para o outono. Experimente um em verde oliva. E, se você encontrar um encerado, é ainda mais fácil de limpar.
A primavera e o verão podem ser um pouco mais desafiadores, mas eu consideraria uma jaqueta estilo selva ou estilo Harrington.
Uma jaqueta selva pode ser um pouco mais comprida, mas tem muitos bolsos. Uma jaqueta Harrington é mais fácil de vestir e, em muitos casos, resistente à água.
Conclusão: o que você veste é importante
Há muito que você pode fazer com alguns princípios básicos. Atualize seu calçado. Sapatos de qualidade aceitarão o que você e seus filhos jogarem neles.
Experimente uma calça de algodão quando, caso contrário, você usaria jeans como padrão. Eles podem ser mais flexíveis e, em muitos casos, muito mais confortáveis.
Em vez de uma camiseta ou henley, vista uma camisa de botão. E guarde o velo de desempenho para trabalhar em casa.
Correndo o risco de parecer um pouco enfadonho, o que você veste diz muito sobre você. O que você veste como pai diz ainda mais. Importa.
Se você reservar um tempo para comparecer a uma festa de aniversário infantil ou a um encontro para brincar com um ajuste funcional, mas elevado, isso mostra que você respeita não apenas o que o evento significa para seu filho, mas também para o outro pai.
Obrigado por ler.
Que dicas de estilo você daria para novos pais? Compartilhe-os na seção de comentários abaixo!