Avaliamos de forma independente todos os produtos e serviços recomendados. Quaisquer produtos ou serviços apresentados não aparecem em nenhuma ordem específica. se você clicar nos links que fornecemos, poderemos receber uma compensação.
Comprar roupas entre as estações é difícil de dominar, porque quando todas as quatro estações podem acontecer legitimamente em um dia, é quase certo que você terá uma mistura indesejável de clima. Não cometa o erro de colegial de dividir seu guarda-roupa cuidadosamente por temporada, porque a previsão é praticamente garantida de sair da pista. A boa notícia: toda estação é estação de jaquetas.
As jaquetas são os lutadores de peso médio do seu guarda-roupa. Você não apenas obterá mais desgaste com eles do que com camadas mais grossas ou mais finas, mas também o incentivará a misturar e combinar melhor os itens que você anteriormente classificou como ‘sazonais’. Rastreamos 10 estilos de jaquetas versáteis que você nem precisa justificar a compra. Você os usará o ano todo.
A jaqueta do time do colégio
Amada por preparadores, atletas e, mais recentemente, por homens, a jaqueta universitária é um estilo versátil e jovem que alterna entre roupas casuais elegantes e roupas esportivas sofisticadas.
No entanto, você não precisa ser um membro da Ivy League empossado com um grande fundo fiduciário para dar seu toque neste clássico formal. Há muitas opções que lhe darão créditos extras de estilo, sem a necessidade de pisar no campus, o que adicionará uma boa dose de estilo colegial ao seu guarda-roupa de fim de semana.
Estilo chave
A jaqueta universitária funciona melhor quando o formato central cresce, diz o estilista de moda masculina Paul Higgins, cujo nome no currículo confere nomes como Hardy Amies, Diesel e Kilgour. “Uma versão simples e limpa da jaqueta universitária, sem muito barulho, permitirá que você continue usando esse estilo de inspiração vintage por muitos anos”, diz ele.
Como parecer mais sofisticado do que o ensino médio? “Procure tecidos premium, como camurça, couro granulado e lã fervida, que dão ao estilo um toque sofisticado.” Ou, se você estiver trabalhando com um orçamento de estudante, procure cores mais escuras, como preto, marinho e cinza, que invariavelmente parecem mais caras do que suas contrapartes coloridas em uma faixa de preço semelhante.
Jaqueta Bomber
Junto com as jaquetas universitárias, os bombardeiros têm sido um dos designs de agasalhos mais procurados nos últimos anos, precisamente porque estão em sintonia com a preocupação atual da moda masculina com tudo que é descontraído.
Quer você recrute o design para completar um visual streetwear ou use um para vestir uma camisa Oxford, calças sob medida e mocassins, com um bombardeiro ao seu comando você pode usar quase qualquer código de vestimenta.
Estilo chave
As jaquetas bomber estão por toda parte, então, para se destacar, procure tecidos interessantes, diz Alex Field, chefe de design de moda masculina da Reiss. “É difícil lembrar de uma temporada em que a jaqueta bomber não tenha sido um elemento-chave na moda masculina. Não é novidade que um design em preto ou marinho será melhor para você, mas experimente um tecido técnico ou camurça macia para manter este clássico com aparência moderna.”
Ao evitar tecidos mais óbvios, como couro e náilon, você poderá refrescar seu visual, mantendo a versatilidade da jaqueta bomber com cores à prova de falhas que você pode usar confortavelmente o ano todo.
Jaqueta de campo
Existem clássicos do guarda-roupa, e depois há a jaqueta de campo, que consegue ficar bonita temporada após temporada, evitando completamente as reviravoltas inconstantes da moda.
Quer você opte por uma herança sofisticada ou adquira um design vintage que pode realmente ter enfeitado as costas de um militar em serviço, este estilo de peso médio fica mais do que feliz em combinar bem com os itens básicos da primavera e do verão.
Estilo chave
O fato de a maioria das versões modernas quase não se desviar do vestuário militar original é uma prova de quão bem projetada a jaqueta de campo era quando foi criada. No entanto, alguns ajustes criteriosos levarão este veterano do campo de batalha ao território da moda masculina.
“Procure ferragens contrastantes e um corte folgado para permanecer fiel ao design original, mas para um visual moderno, procure bolsos grandes e experimente tons desbotados, como pedra e verde claro, em vez de apenas usar o cáqui”, diz Field. Não há necessidade de invadir a loja de excedentes.
Colete para baixo
O colete de penugem pode ter sido uma exclusividade dos moradores do campo com fobia de estilo, mas graças a uma reavaliação oportuna por designers amantes da praticidade, a camada intermediária também se tornou essencial para os tipos urbanos.
A beleza dos estilos com enchimento de penugem é o seu peso – ou a falta dele – e a facilidade de uso. É um fato que não passa mais despercebido em marcas de luxo como Brunello Cucinelli, que agora estiliza coletes acolchoados por cima e por baixo dos paletós, consolidando o lugar desta maravilha sem mangas como um item essencial trans-sazonal.
Estilo chave
“O colete adicionará uma injeção bem-vinda de esportividade e funcionalidade ao seu guarda-roupa”, diz Chris Gove, diretor criativo da marca britânica Percival.
Mas certifique-se de estar mais próximo de Johannes Huebl do que de Jeremy Clarkson, procurando pequenos detalhes de design. “Uma camada externa de poliéster é adequada, mas tome cuidado com qualquer coisa superbrilhante e experimente uma canga de tecido contrastante para entrar em um território liderado pelo design”, diz ele.
A jaqueta do treinador
A jaqueta de treinador pode não ter o status de jaqueta do time do colégio, mas assim como sua companheira de estábulo mais famosa, ela nasceu nos EUA, usada por treinadores esportivos enquanto caminhavam pela linha lateral. Não é novidade que a praticidade está no cerne do design: ser leve e à prova d’água não era negociável para este MVP para todas as estações.
Muitos estilos em oferta agora mantêm essas especificações técnicas úteis, mas usam um design astuto para elevar a jaqueta do treinador de lateral a estrela – sejam seus companheiros de equipe itens essenciais de streetwear ou básicos escandinavos.
Estilo chave
Uma gola pontuda, botões de pressão na frente e bolsos nos quadris são uma indicação de que você está olhando para uma jaqueta coach, mas o estilo se tornou ainda mais versátil nas últimas temporadas graças a uma reformulação deste design tradicionalmente simples.
“Experimente uma opção que mantenha o estilo prático e discreto do estilo, mas procure padrões simples ou motivos de logotipo para aumentar o interesse”, diz Higgins. Toda a função, toda a moda.
Jaqueta Técnica
Os tecidos técnicos são excelentes companheiros transsazonais graças à sua capacidade de multitarefa: podem ser usados faça chuva ou faça sol, por cima de uma camiseta ou por cima de camadas tipo cebola, dependendo da previsão do tempo.
E agora tanto os designers de streetwear quanto os de alta qualidade se apaixonaram pelos encantos estéticos despretensiosos do estilo. Ao adicionar a noção de moda masculina às especificações de alta tecnologia da jaqueta, o perigo de parecer um caminhante que tomou o caminho errado foi bastante reduzido.
Estilo chave
“Silhuetas ativas, como o anoraque técnico, surgiram como itens obrigatórios nesta temporada, combinando flexibilidade sazonal com uma sensibilidade de expedição ao ar livre”, diz Michael Taylor, comprador sênior da Urban Outfitters. A diferença entre o andarilho fora de rota e a roupa masculina parcialmente irônica e parcialmente prática está na cor da jaqueta técnica que você cola nas costas.
“Os melhores exemplos refletem nostalgia e vestimentas normcore: escolha opções de bloqueio de cores retrô e quadradas dos anos 1990, que tenham cores contrastantes visualmente atraentes para fazer uma declaração forte”, diz Taylor. Retrocesso máximo, mas no melhor sentido possível.
Jaqueta de caminhoneiro
A jaqueta trucker tem sido um item básico da moda casual há mais de 150 anos porque é incrivelmente prática: ela acomoda muitas camadas quando a temperatura não está agradável, mas realmente valerá a pena naqueles dias em que você não tem certeza se é tempo de jaqueta ou não.
O melhor de tudo é que esta bela peça de roupa de trabalho americana pode ser facilmente usada com jeans e botas de caminhada ou Chelsea.
Apenas nunca combine-o com um boné de caminhoneiro.
Estilo chave
A jaqueta trucker é uma opção segura e não é conhecida por mudar de um estilo para outro temporada após temporada. Para ter certeza de que o seu não está no meio do caminho, preste atenção no tecido e no acabamento, diz Gove. Ele recomenda lã, camurça, veludo cotelê ou sarja, embora o jeans clássico também nunca saia de moda.
Não fique tentado por cores mais claras. “Cuidado com enzimas baratas e duvidosas ou lavagens com pedras; O jeans escuro japonês está mais na moda e escolha cru, se possível”, diz Gove.
Jaqueta de motociclista
De corte curto, assimétrico e justo ao corpo, a jaqueta biker de couro provou ser uma das peças mais atemporais da moda masculina do último século. É uma daquelas roupas trans-sazonais que podem ser usadas com qualquer coisa e instantaneamente fazem você parecer infinitamente mais durão.
Deixando de lado as nevascas, é a coisa mais próxima que você provavelmente chegará de uma jaqueta para as quatro estações, então não há momento inadequado para comprar uma.
Estilo chave
Embora o motociclista seja uma escolha perenemente descolada, os detalhes de corte e design são fundamentais para separar os couros celestiais dos rejeitados dos Hells Angels.
“A jaqueta de motociclista se tornou um item básico do estilo, mas evoluiu”, diz Sarah Gillifan, da consultoria de estilo pessoal Sartoria Lab. “Para uma atualização contemporânea, procure dragonas (que também vão alargar os ombros) e escolha versões que apresentam zíperes contrastantes e acabamento fosco para deixar este clássico moderno.”
Jaqueta de camurça
Dado o seu impressionante poder de permanência ao longo da última década, é difícil lembrar uma época em que a jaqueta de camurça era uma escolha de esquerda. Seja bombardeiro, blusão, motociclista ou colarinho, todo homem deve ter pelo menos um design de pêlo macio e curto à sua disposição.
Ele adiciona luxo discreto ao tempo de inatividade e, quando equipado com a armadura invisível do protetor de camurça, você não precisa sofrer um colapso se for pego por uma chuva torrencial.
Estilo chave
Uma jaqueta bomber de camurça preta ou marinho é sempre uma opção segura, mas existem maneiras muito mais interessantes de usar esse agasalho macio e amanteigado.
“Os tons dos anos setenta ainda dominam quando se trata de jaqueta de camurça”, diz Higgins. “Pense em ferrugem, laranja, marrom ou bordô: todas essas cores vão agregar interesse e podem caber facilmente no seu guarda-roupa, em qualquer estação.”
Jaqueta Harrington
A jaqueta Harrington é mais conhecida por ser o uniforme de fato das subculturas adolescentes depois de ter sido usada por quem é quem dos ícones da moda masculina (pense em Steve McQueen, Elvis e James Dean) em meados do século XX.
As versões atuais mantêm a maioria dos recursos de design originais do seminal G9 Baracuta, mas os desenvolvimentos tecnológicos deste lado do milênio deram ao formato um novo sopro de vida.
Estilo chave
Exemplos de livros didáticos do Harrington são reduzidos por fora e verificados por dentro, mas hoje em dia você pode virar a tradição de cabeça para baixo. “[This year,] as opções foram atualizadas com xadrez exterior e alguns estilos vêm até em tecidos tecnológicos”, diz Higgins.
O que deve estar na sua check list? “Os cheques Gingham e Prince of Wales são sua melhor aposta”, diz ele.