Tutorial: relaxamento de cabelos caseiro

Saudações, pessoal! Começo a postagem me desculpando pela demora deste tutorial, mas as coisas andam meio corridas por aqui. Hoje a postagem será um pouco longa, mas aprenderemos a deixar a cabeleira mais “soltinha” e sem volume.

Atentem que relaxamento é bem diferente de alisamento! No relaxamento, nós apenas “relaxamos” o cabelo, soltamos os cachos, retiramos o volume, mas os cabelos continuam com uma leve ondulação. No alisamento as ondas somem completamente e o cabelo fica com aquele efeito chapado e escorrido. Para quem está começando agora, aconselho a fazer primeiramente um relaxamento e depois um alisamento, ok?

Quando a grana tá curta e não estou nem um pouco afim de pagar cerca de R$ 100 no salão para relaxar o cabelo, faço em casa, mesmo. É muito simples e, se bem feito, o efeito é o mesmo que do salão. Eu gosto muito do creme alisante da Nazca chamado Sfera. Esse creme é uma química à base de tioglicolato de amônia, um dos mais seguros e compatíveis utilizados atualmente e custa cerca de R$ 8.

Mas vamos começar pelo começo! Há três versões disponíveis de creme da Sfera para usar, um de manteiga de karité e queratina (para cabelos muito crespos), um de manteiga de abacate e queratina (para cabelos crespos) e um de manteiga de manga e queratina (para cabelos finos, danificados ou delicados); veja qual sua necessidade e compre o específico para seu cabelo.

Se você já tem química no cabelo, olhe o que o fabricante diz na embalagem: “cabelos que passaram por processos de tinturas progressivas, foram descoloridos com água oxigenada (30 ou 40 volumes) ou que foram tratados com henê, henna, amônia, guanidina e produtos que contenham perboratos ou outras substâncias que liberam peróxido de hidrogênio ou contenham sais metálicos ou soda (hidróxido de sódio) não podem ser submetidos ao uso do Creme Alisante Sfera.”

Aconselho todos a lerem as instruções atentamente. Depois de lê-las, os passos básicos para o relaxamento são:

1 – Prova de toque

É um teste para ver se seu cabelo aguentará a química e não quebrará. Passe um pouco do produto no antebraço e aguarde por 30 minutos, caso haja reação alérgica não faça uso do produto. Faça o mesmo no cabelo, pegue uma mecha pequena e passe o produto mantendo a distância de 0,5 cm da raiz. Deixe o produto agir por cerca de 5 minutos e penteie a mecha para baixo, deixe agir mais cinco minutos e assim por diante, por no máximo 20 minutos. Veja nesse intervalo de tempo se o cabelo se torna mais “maleável” e alongado. Enxague o cabelo muito bem e passe o neutralizante. Se seu cabelo ficou muito quebradiço, não faça uso do alisante.

2 – O alisamento

Comece preparando o produto. Peque o sachê do creme alisante e acrescente duas colheres de sopa (uma de plástico, não use nada metálico) de algum creme de hidratação, eu uso o da Pantene que é muito eficaz.

Faça o alisamento com os cabelos secos apenas com o secador, não passe chapinha. Divida-o em quadro partes, para cabelos médios, e vá passando o creme alisante mecha por mecha. Não aplique o produto diretamente na raiz, mantenha uma distância de 0,5cm e vá aplicando o produto no sentido do comprimento dos fios. Use sempre luvas, pente e pincel de plástico e materiais não metálicos durante a aplicação! Deixe agir por 10 minutos depois de aplicado em todo o cabelo e penteie com um pente fino (nada metálico, hein!), de cima para baixo, no sentido do comprimento dos fios. Deixe o produto agir por mais 5 minutos no cabelo e faça o mesmo.

Para saber se seu cabelo está realmente mais liso, coloque o dorso do pente sobre a cabeça e veja se fica a marca dele no cabelo, caso fique, o alisamento foi concluído.

Enxague em água corrente muito bem o cabelo. Não use xampu e condicionador, apenas água morna. Enxague por pelo menos 10 minutos o cabelo, pois se você passar o neutralizante com algum resquício de alisante nos fios, seu cabelo vai derreter – e eu não estou brincando.

3 – Neutralização

Depois de enxaguar muito bem o cabelo, seque-o com uma toalha e, ainda úmido, passe o creme neutralizante (esse pode ser passado no couro cabeludo) e deixe agir por 15 minutos. Se começar a esquentar a cabeça e sentir uma “piniqueira” lave novamente a cabeça, gafanhoto! Isso significa que você não enxaguou direito a cabeça e ainda tem creme alisante no cabelo. GENTE! ISSO É SÉRIO! Se o neutralizante entrar em contato com o creme alisante no fio, ele vai derreter, quebrar e cair!

Então, passe o neutralizante, penteie mais ou menos como você pentearia o seu cabelo depois de alisado e deixe agir por 15 minutos. Enxague novamente.

4 – Pós-química

epois de qualquer processo químico nosso cabelo fica uó! Para resolver esse probleminha, aconselho fazer uma hidratação logo após o relaxamento. Eu usei o Concentrado de Queratina da AcquaFlora (o vidrinho com 20ml custa 4 Reais) e é só passar no cabelo, massagear um pouco e deixar agir por 10 minutinhos.

O post ficou muito grande e depois voltamos nesse assunto, com mais dicas e, claro, como manter os cabelos lisos e saudáveis! Espero que gostem. Comentem aqui ou então no meu Twitter!

Bruno Matsushita